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Fazer apenas 3 refeições por dia é uma boa estratégia para quem está insatisfeita com o seu peso?

por Maria Fernanda em 13/09/2011, 13h

O hábito de fazer só 3 refeições por dia não é uma boa estratégia para quem está em busca de de gerenciamento do peso. O motivo é que a restrição de alimentos e, conseqüentemente, de energia para o corpo faz com que haja uma desaceleração do metabolismo, ou seja, o organismo começa a gastar menos energia. Além disso, quando uma pessoa fica muito tempo sem comer, o nível de açúcar no sangue cai e ela pode começar a se sentir fraca e indisposta. Esses sintomas variam de pessoa para pessoa e de acordo com a quantidade de horas que ela permanece sem comer. Para evitar tudo isso, o ideal é que haja uma distribuição das refeições ao longo do dia. O Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, recomenda que sejam feitas três refeições principais por dia - café-da-manhã, almoço e jantar – sempre intercaladas por pequenos lanches. No caso dos adultos, os horários podem variar, de acordo com a rotina. Não se esqueça de incluir frutas, verduras, legumes e cereais integrais nas refeições. Esse, com certeza, é o caminho certo para um estilo de vida mais saudável.

Comentários

Luizi

17/9/2011 14:07:42 #

Dizem que desacelera o metabolismo quando fazemos poucas refeições. Estou aqui querendo fazer a "operação biquini". MAs como vou saber a quantidade das porções? Não tem na dieta...por exemplo: macarrão no jantar....qual a quantidade?! Obrigada.

Adriana

17/9/2011 17:04:43 #

olá como vai ?
Eu passei por uma cesárea faz 5 meses, e estou com dificuldades para perder aquela barriga indesejada. Eu procuro comer de forma regular, mas sei que preciso melhorar muito minha alimentação.Estou me sentindo fraca e desanimada, e mesmo quando me alimento não me sinto saciada. Gostaria de algumas dicas sobre alimentos que dão saciedade. Pois para mim fica difícil fazer apenas 3 refeições por dia, só daria certo se fosse com os alimentos certos.

vera Lúcia da silva Gouveia

17/9/2011 17:05:00 #

Gostaria de saber se tres refeições seria uma boa opsão para quem esta querendo perder peso. Tenho  problemas em perder peso e fico meio perdida nesse caso .

clecia

21/9/2011 20:19:34 #

Vi a pirâmide alimentar e gostaria de saber se no meu caso com 50 kg, 1,60m eu posso fazer a dieta de 2000 calorias. É muito ou pouco?
Obrigada e parabens pelo site!!

Maria Fernanda

23/9/2011 14:05:40 #

Oi Luizi, na área da Pirâmide Alimentar, no menu esquerdo do site da Operação Biquíni, você vai encontrar uma lista de porções. Uma porção de macarrão cozido equivale a 4 colheres de sopa. A Pirâmide Alimentar brasileira recomenda o consumo de 6 porções diárias de alimentos do grupo do Arroz, Pão, Massa, Batata e Mandioca para uma dieta de 2000 kcal. Para os demais grupos: Legumes e Verduras = 3 porções;  Frutas = 3 porções, Feijão e Oleaginosas = 1 porção; Carnes e Ovos = 1 porção; Leite, Queijos e Iogurtes = 3 porções; Açúcares e Doces = 1 porção; Óleos e Gorduras = 1 porção. Qualquer outra dúvida, é só entrar em contato com a gente. Um abraço.

Maria Fernanda

23/9/2011 14:07:54 #

Oi Adriana, na verdade, o Ministério da Saúde recomenda que você faça pequenos lanches entre as refeições principais, ou seja, você deve fazer, pelo menos, 5 refeições por dia. Quanto aos alimentos, os que dão maior saciedade são aqueles com maior teor de fibras, como frutas, hortaliças e cereais integrais. Um abraço.

Maria Fernanda

23/9/2011 14:10:44 #

Oi Vera, O Ministério da Saúde recomenda que você faça, pelo menos, 5 refeições por dia. O ideal são 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), intercaladas por pequenos lanches, mesmo se você estiver preocupada com a manutenção do peso. Fazer apenas 3 refeições, por dia não é uma boa estratégia. Boa sorte!

Maria Fernanda

23/9/2011 14:11:43 #

Oi Clecia, que bom que você gostou do site! Obrigada pelo elogio! A Pirâmide Alimentar é utilizada como uma referência para a população de modo geral, com o objetivo de promover uma alimentação equilibrada. Para saber exatamente qual é a sua necessidade energética diária, é necessária uma avaliação mais detalhada  onde  apenas os dados de peso e estatura não são suficientes. Precisamos levar em consideração, por exemplo, seu nível de atividade física diário. Um abraço.

silvia

9/11/2011 14:57:38 #

tenho 1;54 peso 58 quero perder 8 q

Maria Fernanda

16/11/2011 19:30:51 #

Oi Silvia, a Operação Biquíni promove uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios, hábitos essenciais para quem busca a manutenção do peso. Navegue pelo site e conheça as dicas de alimentação, a Pirâmide dos Alimentos, o Cardápio de 14 dias e outras ferramentas que vão te ajudar a atingir seus objetivos. Um abraço.

Luana Maria

17/11/2011 15:03:39 #

oi fe estou aqui para te perguntar como que eu faso para participar do operação biquini ja comprei umas cinco ou mais caixas  do nesfit com frutas olha como fasopara perder a barriga concigui emagrecer 8 k mais a barriga nao some o abdominal é bom eu esta fazer?obrigada

Maria Fernanda

22/11/2011 11:40:40 #

Oi Luana, no site da Operação Biquíni você vai encontrar ferramentas que podem te ajudar a manter uma alimentação equilibrada, além de dicas sobre a prática regular de exercícios físicos. Para resultados específicos, é importante que você converse com um educador físico, que vai preparar um treino personalizado para que você possa atingir seus objetivos. Um abraço.

MARISETE

9/12/2011 19:59:22 #

OLA FE ME AJUDE POR FAVOR ESTOU ACIMA DO PESO COM 114 KLOS  TENHO MUITA ASIEDADE SERA QUE TEM ALGUM REMEDIO   ESTOU COM A PRESSAO OCILANDO NAO SEI O QUE FAZER POR FAVOR ME AJUDE

MARIA FERNANDA

15/12/2011 11:34:53 #

Oi Marisete, a melhor maneira de gerenciar o peso é por meio de uma alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos. Os exercícios ajudam na promoção do bem-estar e a controlar a ansiedade. Converse com seu médico antes de começar qualquer prática esportiva, ok? Um abraço.

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