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A importância das frutas na alimentação

por Maria Fernanda em 20/01/2012, 15h

O Guia Alimentar para a População Brasileira estimula o consumo diário de 3 a 5 porções de frutas frescas, incluindo variedades no café da manhã, nos lanches, nas principais refeições e nas sobremesas, em sua forma natural ou inseridas como ingredientes nas preparações. As frutas são alimentos de baixa densidade energética, ou seja, de baixo valor calórico, e fontes de água, vitaminas, minerais e fibras. Além disso, as frutas contem uma variedade de substâncias bioativas, como polifenóis e carotenóides, reconhecidas principalmente pelo efeito antioxidante. Os antioxidantes ajudam o organismo a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce. É por isso, que as frutas são consideradas alimentos funcionais. Na hora da compra, dê preferência para as frutas regionais e fique atenta às questões como sazonalidade e estado de conservação, visto que são fatores que impactam diretamente na qualidade nutricional desses alimentos. E lembre-se de sempre caprichar na variedade!

Comentários

marta

22/1/2012 12:39:09 #

Olá fé, to animada para fazer essa dieta, gostaria de saber em qto as porções do almoço e do jantar como e feita a quantidade, e nos lance da manhã que tem por exemplo, pera, iorgute desnatado, aveia tem comer tudo esses ou escolher um desses.
E quantos quilos e possível perder com essa dieta um 7 pelo menos?

Muito obrigado pelo espaço..

Marta          

Carla

25/1/2012 20:14:52 #

Olá!!! Iniciei uma dieta com nesfit a alguns dias mas estou com duvidas a respeito do jantar, trabalho a noite e como moro longe do meu trabalho saio cedo de casa e não consigo fazer a refeição sugerida pelo cardapio. Como passo a noite acordada sinto fome e acabo jantando um sanduiche natural as 23:00. de que forma posso melhora nesse ponto? Obrigada.

Roberta Santos

26/1/2012 12:24:20 #

Olá! Estou gostando muito das suas dicas :) E eu gostaria de saber quais são os horários corretos/melhores para as refeições... Pq uns dizem que depois das 21 hrs não é bom jantar, outros as 20... confunde.. rsrs

Obrigada pela atenção =)

MARIA FERNANDA

27/1/2012 18:39:23 #

Oi Carla, tudo bem? Que bom que você está aproveitando a Operação Biquíni. Se você janta mais tarde, é importante que você faça pequenos lanches no período da noite. Um sanduíche de pão integral, hortaliças e queijo branco, pode ser uma boa opção. Mas, procure sempre variar o recheio. Leve algumas frutas com você, caso você ainda sinta fome. Evite comer uma quantidade

MARIA FERNANDA

27/1/2012 18:39:42 #

Oi Marta, tudo bem? Que bom que você está animada com a Operação Biquíni. O Cardápio de 14 Dias é elaborado com base nas diretrizes do Ministério da Saúde para a população brasileira. Cada refeição é composta por itens que, ao longo do dia, proporcionam uma alimentação variada. Sobre as quantidades, você poderá conhecer o tamanho das porções na área da Pirâmide Alimentar. A manutenção do peso ocorre de maneira diferente de pessoa para pessoa, dependendo da idade, sexo, nível diário de exercícios físicos, dentre outros. Uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos são o melhor caminho para uma vida mais saudável. Um abraço

MARIA FERNANDA

27/1/2012 18:40:05 #

Oi Roberta, que bom que você está gostando das dicas! Fico muito feliz em saber :o)
Sobre sua dúvida, não existem horários fixos para as refeições, pois tudo vai depender de como é a sua rotina. Algumas pessoas acordam muito cedo, por volta de 5 da manhã. Outras, já conseguem dormir até as 7 h da manhã. Ou seja, os horários de café da manhã e lanche da manhã vão ser muito diferentes para essas duas pessoas. Sobre jantar após as 21 horas, não há problema algum. Se você for dormir logo em seguida, prefira alimentos de digestão mais rápida, como saladas, peixe grelhado, sopas, etc. Um abraço.

Isabela

27/1/2012 22:06:20 #

Olá Fê! Tenho dúvidas sobre a minha dieta, que é rica em frutas e queria saber se ela pode chegar a ser prejudicial. Ha cerca de um ano, passei a comer muitas frutas, principalmente a tarde e a noite, comer pães integrais e laticinios pela manhã e saladas e carne no almoço. Diminui muito a quantidade de doces e gorduras e com isso emagreci mais ou menos 8 quilos, fiquei muito magrinha mas me sinto ótima de saúde. Queria saber se isso é saudável ou se há algum problema com a minha dieta.
Obrigada pela atenção.

Marcilia

31/1/2012 15:15:46 #

Olá Fê, tenho muita dificuldade em emagrecer, me ajude.....

MARIA FERNANDA

1/2/2012 16:58:11 #

Olá Isabela, pelo que você me contou, sua alimentação está muito similar às recomendações da pirâmide alimentar, ou seja, rica em frutas, hortaliças e cereais integrais. Os produtos lácteos também são muito importantes. Sobre as carnes, procure consumir peixes pelo menos 3 vezes por semana. Parabéns pelas escolhas saudáveis! Lembre-se de tomar água e praticar exercícios físicos. Um abraço.

MARIA FERNANDA

6/2/2012 20:04:30 #

Olá Marcilia, obrigada por sua mensagem. Navegue pelo site e conheça ferramentas como o Cardápio de 14 Dias, a Pirâmide Alimentar e as receitas exclusivas. Essas informações irão ajudá-la a adotar hábitos alimentares mais saudáveis, que são essenciais para a manutenção do peso. Um abraço.

Augusta

15/11/2012 20:00:17 #

Faço exercios físicos,tenho uma alimentação equilibrada mais não consigo emagrecer.

Augusta

15/11/2012 20:35:03 #

Aminha vida esta um yoyo,ora emagreço ora engordo o que faço ajudem-me.

MARIA FERNANDA

21/11/2012 19:01:09 #

Olá Augusta, o melhor caminho para a manutenção do peso saudável é seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente. No site da Operação Biquíni você vai encontrar ferramentas e dicas que poderão ajudá-la a atingir seus objetivos. Conheça a Pirâmide dos Alimentos e as sugestões de  Cardápios Equilibrados. Um abraço.

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