CIDADE

Um vale cercado por montes suaves, no encontro de três rios, era dispu- tado palmo a palmo pelos bandeirantes e pelos temidos índios Cata- guases. Essa foi a primeira vez que a região, hoje conhecida como São Lourenço, despontou no mapa.

Em 1675, Lourenço Castanho Tazques derrotou os Cataguases e fundou na região um pequeno acampamento, que passou a ser chamado de Pouso do Lourenço. As propriedades terapêuticas da água mineral que brotava do local só foram descobertas no século XIX, quando as terras, que pertenciam a João Francisco Viana e Camilo de Lellis Pinto, passaram a ser chamadas de Águas Santas do Viana ou simplesmente Águas do Viana. As notícias sobre a magia da fonte, a pureza e o sabor das suas águas e seus benefícios para a saúde já transbordavam por toda a região.

COMPANHIA DAS ÁGUAS MINERAIS

O comendador Bernardo Saturnino da Veiga, filho de uma tradicional família mineira do Território da Campanha de Princesa, adquiriu o terreno onde hoje se localiza o prédio das termas. Ali foi fundada a Companhia das Águas Minerais de São Lourenço.

São Lourenço recebeu o atual nome em 1891. Em 10 de agosto de 1892, foi construída a Igreja Ermida Bom Jesus do Monte, consagrada a São Lourenço. A igreja é uma homenagem ao coronel Lourenço Xavier da Veiga, pai do comendador Veiga, um dos pioneiros da cidade. Na Itália, São Lourenço é o santo padroeiro dos forneiros e cozinheiros, o que talvez explique a lendária afinidade entre a água mineral São Lourenço e as artes da boa mesa.

O PARQUE DAS ÁGUAS

O Parque das Águas concentra 9 fontes de águas minerais, entre elas a Fonte Oriente, é de lá que se origina a água pura, cristalina e naturalmente gasosa, engarrafada desde 1890 e comercializada em todo país. O Parque reúne diversas atrações naturais como o Balneário em estilo clássico que oferece banhos e massagens terapêuticas.




ATIVIDADES

ATRAÇÕES

MAPA DO PARQUE

BALNEÁRIO

Localizado às margens do lago, o Centro Hidroterápico-Balneário SPA, foi inaugurado em 1935, sendo considerado um dos mais modernos da época. Reformado em 2008, preserva ainda hoje seu estilo colonial, mas com toques de inovação.

O PODER DO TRATAMENTO DAS ÁGUAS

Famosa por suas águas curativas e clima sem igual, São Lourenço oferece um cenário incomparável e um Centro Hidroterápico-Balneário SPA repleto de terapias, técnicas do termalismo clássico e moderno. É qualidade de vida em seu estado mais puro.

Dispõe de banhos de banheiras e em ofurô, com água sulfurosa, massagens relaxantes e terapêuticas, sauna seca e a vapor, ducha escocesa, reflexologia, shiatsu, pedras quentes, ayurvédica (indiana), bamboo e drenagem linfática. Ainda é possível realizar procedimentos estéticos, como limpeza, rejuvenescimento, isoflavona e máscara pó de pérola.

CONFIRA ABAIXO ALGUMAS DAS TÉRNICAS TERMAIS APLICADAS NO CENTRO:

SAÚDE, BELEZA
E BEM ESTAR

O Centro Hidroterápico do Parque das águas oferece tratamentos estéticos faciais e corporais que valorizam e preservam a beleza e a saúde da pele.

TRATAMENTOS

BANHOS
TERAPÊUTICOS

Além de combater o stresse, os banhos terapêuticos ajudam a ativar a circulação do sangue e a proporcionar um maior relaxamento muscular.

TRATAMENTOS

TERAPIA
RELAXANTE

Para aliviar as tensões e dores localizadas, o centro hidroterápico disponibiliza ao visitante um excelente grupo de profissionais, que aplicam diferentes técnicas de massagem.

TRATAMENTOS

JARDIM JAPONÊS

Criado em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o Jardim Japonês reúne árvores originárias daquele país, como cerejeiras, aceres vermelhos, entre outras espécies. Todas ainda em fase de crescimento.

GRUTA & IGREJA

É um local de oração, no Parque das Águas. Todo o dia 6 de cada mês acontece a Bênção das Águas. É uma cerimônia em que o pároco da cidade dá uma bênção especial, seguida de uma missa na Igreja Ermida Bom Jesus do Monte — a primeira igreja de São Lourenço.

ENTARDECER DAS GARÇAS

Na Ilha dos Amores, você pode ver o espetáculo que a natureza preparou para o pôr-do-sol, quando as garças retornam ao Parque das Águas.

ILHA DOS AMORES

Acessível apenas por barco a remo, peda- linho ou caiaque. A Ilha é o lugar perfeito para os amantes da natureza e casais apai- xonados.

KOBRA

Eduardo Kobra é um expoente da neovanguar- da paulista. Seu talento emerge por volta de 1987, na periferia de São Paulo, e logo e espalha pela cidade. Seguindo os desdobramentos que a arte urbana ganhou em São Paulo. Nesse caminho, ele desenvolve o projeto “Muros da memória” que busca transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade.

CATEDRAL DE BAMBU

Um auditório ao ar livre cercado de verde por todos os lados. É nele que acontecem apresen- tações musicais, teatrais, e até festas e casamentos.

COMO CHEGAR

HISTÓRIA

Linha do tempo

COM MAIS DE UM SÉCULO DE VIDA, a trajetória da água São Lourenço se mistura à história da cidade e de seus habitantes. Localizada no sul de Minas Gerais, São Lourenço se destaca por sua beleza e pela riqueza de suas águas minerais, consideradas por muitos como medicinais e de propriedades benéficas para a saúde.

VEJA AQUI UMA GALERIA DO PARQUE

MEIO AMBIENTE & RESPONSABILIDADE SOCIAL

A NESTLÉ reconhece que a administração responsável de recursos hídricos em todo mundo é uma necessidade absoluta. Por isso, defende o uso sustentável deste recurso, controla rigorosamente a utilização do mesmo em suas atividades e se empenha para obter sempre uma melhoria contínua em sua gestão.

Desde que assumiu, em 1992, a direção da fábrica e do Parque das Águas de São Lourenço,
a empresa vem trabalhando para a preservação e melhoria dos mesmos. Por exemplo, em 2000, após uma grande enchente que provocou a destruição do parque e da fábrica, a Nestlé iniciou a reconstrução dessas áreas, automatizando as torneiras das fontes e evitando desperdício. Em 2008, foi reinaugurado o Centro Hidroterápico, que teve sua arquitetura original totalmente preservada.

Já para a comunidade da região, a Nestlé procura promover tanto a Educação como a Preservação Ambiental. Confira abaixo algumas das ações desenvolvidas pela companhia.

  • PROJETO ESPAÇO VIVER BEM
  • SEMANA DO MEIO AMBIENTE
  • DIA MUNDIAL DA ÁGUA
  • DIA DA ÁRVORE
  • PROGRAMA NUTRIR EM SÃO LOURENÇO
  • APOIO COOPRECI E PROJETO DE RECICLAGEM SÃO LOURENÇO

FAZ PARTE DO COMPROMISSO DA EMPRESA:

  • Anualmente a Nestlé renova seu compromisso global de redução de consumo de água em suas atividades;
  • No Brasil, a Nestlé Waters reduziu 28% de água por tonelada de produto fabricado entre 2010 e 2015;
  • Todas as ações da Nestlé com foco na economia e na preservação dos recursos estão apoiadas no conceito de Criação de Valor Compartilhado;
  • Essa é a plataforma mundial de responsabilidade socioambiental da empresa que fundamenta-se na premissa de que, para o sucesso no longo do prazo, tão importante quanto gerar valor para o acionista é gerar valor para a sociedade em que está presente.

RESTAURANTES E LOJAS

O PARQUE DAS ÁGUAS tem tudo que o visitante precisa para passar um dia prazeroso, inclusive diversos espaços para alimentação, como: restaurante, lanchonetes e lojinhas de doces. Além disso, há uma série de estabelecimentos, para quem quiser levar para casa algumas lembrancinhas de recordação do parque. Confira abaixo!

ALIMENTAÇÃO

  • CAFÉ NO PARQUE
  • ABELINHA
  • MINAS CACAU
  • LANCHONETE DO PARQUE
  • RESTAURANTE PARQUE
  • LANCHONETE DO PARQUE II
  • APIÁRIO ESPERANÇA

LOJAS

  • PAVILHÃO
  • ATELIER CONSUELO ARANTES
  • MELCA
  • QUEL JEANS
  • ART’DECOR
  • KARE
  • RENASCER LUCIARTE