Faça seu Login

A Nestlé quer saber mais sobre você e oferecer serviços para ajudá-la no dia-a-dia.

Se você não possui login:

Ir para o conteúdo

Nestlé - Good Food Good Life



nestle

Revita Nestlé com você

Revista - internas

Buscar Matéria

Enquete

Ter a companhia de um animalzinho em casa faz parte do seu cotidiano?





Votar

Nestlé

Você está na área de Faz Bem

Nutrição

Tamanho da letra

A-

A+

Com casca e tudo!

Regular Bom Muito Bom Ótimo Excelente

As cascas das frutas também são ricas em vários nutrientes, como vitaminas, minerais e, especialmente, fibras.
Que comer frutas é fundamental para a saúde e o bem-estar você já sabe, né? Elas são poderosas fontes de vitaminas e minerais essenciais, além de conterem fibras, responsáveis pelo bom funcionamento do intestino. Mas uma pergunta sempre vem à tona quando o assunto é consumir essas delícias: devemos comer as cascas também?

Segundo a nutricionista Milena Baptista Bueno*, devemos comer as cascas sempre que possível. Aliás, esta é uma das maneiras encontradas pelos especialistas em nutrição para combater algumas deficiências nutricionais e também para aumentar o consumo de fibras da população (confira, ao fim desta matéria, uma receita exclusiva e deliciosa do Bolo Fácil de Laranja).

"Embora ainda não existam evidências científicas sobre a composição nutricional das cascas, novos estudos estão surgindo, especialmente com relação às do maracujá", diz Milena.

É comum comermos as cascas de frutas como maçã, pêra, ameixa, goiaba, pêssego, morango e tantas outras, mas o que dizer do abacaxi, do mamão, da laranja, da manga ou da banana?

Nestes casos, também é possível consumir as cascas, mas aí na formulação de receitas especiais , que vão desde farofa até uma pasta de banana usada para substituir a farinha na feitura de bolos.

Uma outra opção saborosa são os doces confeccionados com algumas destas cascas. Porém, devido ao alto teor de açúcar dessas preparações, é preciso ficar atento e moderar na quantidade!

Em todos os casos, porém, é fundamental adotar precauções com relação à limpeza e desinfecção . Em primeiro lugar, descarte as frutas com cascas deterioradas. Para higienizar as que estiverem em bom estado, lave-as em água corrente . "Esse processo elimina pragas, insetos, areia, pó. Nas cascas mais resistentes, como as do abacaxi, pode-se usar uma escovinha de cerdas macias", ensina Milena.

Em seguida, coloque-as de molho em uma solução de água com água sanitária ou vinagre, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro dágua. Deixe por cerca de dez minutos e enxágue em água corrente uma a uma. "Assim é possível tirar grande parte dos contaminantes biológicos, como os microorganismos ", diz a nutricionista.

Outra recomendação da nutricionista: "Lave e higienize as frutas somente quando for consumi-las , pois assim evita-se qualquer tipo de contaminação que possa ocorrer durante o armazenamento."

Seguindo estas recomendações, fica fácil deixar suas refeições mais coloridas, variadas e saudáveis. Bom apetite!

*Milena Baptista Bueno, nutricionista, mestre em nutrição pela Universidade de São Paulo, professora dos cursos de Nutrição da Universidade Paulista e Faculdades Integradas de Santo André.

BOLO FÁCIL DE LARANJA

  • Ingredientes:

    Massa:

    2 laranjas inteiras 3 ovos 100g de manteiga 1 lata de Leite MOÇA 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Manteiga para untar Farinha de trigo para polvilhar

    Calda: 1 xícara (chá) de suco de laranja Meia xícara (chá) de açúcar

  • Modo de preparo:

    Massa:

    Lave bem as laranjas com a casca e corte-as em quatro. Bata no liquidificador os ovos, a manteiga, o Leite MOÇA e as laranjas. Coloque em um recipiente, acrescente a farinha e o fermento e misture bem. Despeje em uma forma com furo central (23cm de diâmetro), untada e polvilhada, e asse em forno médio-alto (200ºC), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos.

    Calda:

    Quando o bolo estiver quase pronto, misture o suco de laranja e o açúcar e leve ao fogo para ferver e apurar. Retire o bolo do forno, desenforme ainda quente e regue com a calda.

    Rendimento: 12 porções

    Dica: prefira as laranjas com casca mais fina, como a laranja pêra e a lima. As laranjas com casca mais grossa, como a baía, podem amargar o bolo.
  • Assunto:Família

    Voltar

    Fechar

    Enviar para amigo

    Comentários

    7

    SEJAM BEM-VINDOS, VISITANTES!

    Gostaríamos de informar que esta área é dedicada ao contato entre leitores e usuários. Em caso de dúvida, entre em contato com o Fale Conosco. A Nestlé pode não publicar ou retirar desta área todos os comentários que julgar inadequados. É importante, também, saber que todos os comentários publicados nesta área são de total responsabilidade dos usuários.

    • Esse bolo é uma delícia, fiz com laranja pêra bem amarelinha, nem cachorro comeu... (rsrs porque não sobrou nada, rsrsrs) amei!!! ><>

      Por: Rosana, enviado em: 01/04/12

      Denunciar

      ESSE BOLO É HORRÍVEL!!! PS.: "fis" não é com s!! é com z!!

      Por: Lucia, enviado em: 02/03/12

      Denunciar

      este bolo é uma delicia;eu fis e aprovo o sabor.

      Por: lena, enviado em: 01/03/12

      Denunciar

      bom dia! presado respónsavel desta.Pois é dia 28/02/2012 foi feito este bolo de laranja com casca na televisão,com um delicioso chocolate(...)

      Por: Neolucio Franco Nunes, enviado em: 01/03/12

      Denunciar

    • que bolo maravilhoso

      Por: Michel, enviado em: 29/02/12

      Denunciar

      Adorei esse bolo, muito gostoso, receita fácil. Obrigada

      Por: Neia, enviado em: 29/02/12

      Denunciar

      Adorei o artigo!!!!

      Por: hanna, enviado em: 12/03/11

      Denunciar

    Página 1 de 1


    Sites Nestlé:
    Visite o site Mais Divertido Nestlé. Clique aqui.
    As informações fornecidas por esse site não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta.

    Nestlé faz bem

    O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS. O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6(SEIS) MESES DE IDADE CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS.
    ©2009, Nestlé Brasil Ltda. Todos os direitos reservados. Melhor visualização 1024 x 768.