A energia do açaí
Nutrição
Conteudo exclusivo do portal
A frutinha escura, originária da região amazônica, é fonte importante de vitaminas, sais minerais e fibras.
O açaí é uma fruta originária da região amazônica que virou moda no sul e sudeste há mais ou menos dez anos, especialmente entre os esportistas e os frequentadores de academias de ginástica. Segundo a nutricionista Cristiane Kroling*, ele pode ser considerado um alimento quase completo, pois é rico em nutrientes essenciais , como proteínas, lipídios, fibra, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas B1, B2 e C.
Essa é uma mistura gostosa e saudável, mas também bastante calórica . Para ter uma idéia, 100g da polpa pura possui cerca de 150 calorias. Uma tigela com os complementos (guaraná, mel e granola) pode chegar a 800 calorias, o que é um exagero para uma única refeição.
Portanto, novamente, fica valendo a dica de optar pela moderação . "Apenas as pessoas que estão no peso ideal podem consumir açaí mais de uma vez por semana", afirma a nutricionista.
Grande fonte de fibras , o açaí ajuda nas funções intestinais e é benéfico para a circulação sanguínea. E cabe um alerta: mesmo com tantas qualidades, ele não deve ser ingerido como substituto do almoço ou jantar. "O ideal é comer no lanche da tarde, depois da atividade física", diz a nutricionista. Se possível, divida-o com alguém.
Quem não simpatiza muito com o sabor, mas quer se beneficiar de tantas vitaminas e sais minerais com moderação, pode misturar a polpa do açaí a outras frutas para fazer um suco mais consistente ou utilizar como ingrediente em uma mousse ou molho para salada.
"Para a mousse, basta misturar polpa congelada, iogurte desnatado e gelatina sem sabor. No molho para salada, a polpa de açaí pode ser misturada ao mel, sal, suco de limão e azeite", diz Cristiane.
Na hora de comprar a polpa, procure supermercados de confiança e certifique-se de que o produto sejapasteurizado . Só o choque térmico provocado por esse processo é capaz de matar o protozoário causador do Mal de Chagas que, muitas vezes, pode ser triturado junto com as frutinhas. Bom apetite!
*Cristiane Kroling é nutricionista e personal diet da Aventura em Movimento Assessoria em Qualidade de Vida. Especializada em nutrição esportiva.
Assunto:Família