Visão, olfato e paladar são os principais responsáveis pela sensação de prazer quando sentamos à mesa.
Uma alimentação saudável deve ser sobretudo prazerosa, certo?
A chef de cozinha Fernanda Lopes de Almeida está 100% de acordo. Para ela, o prazer começa já na visualização do prato, que deve ser colorido e harmonioso. “Costumo dizer que o prato é como um quadro. Ele tem moldura, tem a pintura interior e tem o expectador”, brinca. “As culinárias indiana e tailandesa são fontes inspiradoras para mim, pois, além de serem compostas de pratos lindos, com cores vivas, utilizam temperos incríveis”.
A entusiasmada chef segue descrevendo o olfato como a segunda etapa do processo. “Acho fundamental a utilização de especiarias, ervas que perfumam o alimento”.
Finalmente, a viagem sensorial chega ao paladar combinando sabores e texturas variadas. “Quando o chef leva em conta todos esses aspectos na hora de criar um prato, o cliente certamente se deliciará com o resultado”, ensina Fernanda.
Entretanto, tudo isso não é suficiente para que a experiência seja satisfatória. “Muitas vezes a refeição está deliciosa, mas o ambiente interfere de forma negativa”. Para a profissional, o restaurante deve ser bem decorado, calmo e com serviço impecável.
Ela ensina que o prazer proporcionado pelos alimentos vai muito além. “Alguns alimentos podem interferir no nosso humor e promover sensação de bem-estar. Quando estou mal-humorada recorro a um pedaço de chocolate para me ajudar a relaxar e a me sentir melhor. Já o gengibre, me dá energia”.
Mas é possível aliar prazer sensorial e saúde na hora de elaborar um cardápio? “Certamente!”, diz Fernanda. “A nutrição entra principalmente no momento de escolher e combinar os alimentos. Neste momento, opto por ingredientes como peixes, grãos, legumes, verduras, ervas e iogurte, que são sinônimos de alimentos saudáveis”.
Em casa ou no restaurante, a dica é sentar-se à mesa, alimentar-se com calma, apreciar o momento e a boa companhia. Tudo isso contribui para uma refeição de prazer e bem-estar.
*Fernanda Lopes de Almeida é chef coordenadora do Gastrô Espaço Gourmet.