Faça seu Login
X

A Nestlé quer saber mais sobre você e oferecer serviços para ajudá-la no dia-a-dia.

Se você não possui login:

Ir para o conteúdo

Nestlé - Good Food Good Life



Revita Nestlé com você

Revista - internas

Buscar Matéria

Enquete

Ter a companhia de um animalzinho em casa faz parte do seu cotidiano?





Votar

Nestlé

Você está na área de Revista Nestlé com Você

Saúde

Tamanho da letra

A-

A+

Nutrientes na medida certa para a sua memória

Saúde Conteudo exclusivo do portal

Regular Bom Muito Bom Ótimo Excelente

Frutas, verduras e legumes são alguns dos alimentos que não podem faltar à sua mesa.

O crescimento da população mundial com mais de 60 anos é um fenômeno que vem ocorrendo nas últimas décadas. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem aproximadamente 15 milhões de pessoas dentro dessa faixa etária, e estima-se que esse número dobre nos próximos 20 anos.

Os avanços da tecnologia e da ciência médica contribuíram para o aumento da expectativa de vida entre os mais velhos. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que um número significativo da população mundial com mais de 60 anos possui graves distúrbios de memória, comprometendo o bem-estar social e impedindo que as pessoas continuem a viver de forma ativa e participativa.

O resultado de um estudo realizado recentemente na Alemanha pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias que previnam o declínio cognitivo na "melhor idade". Os pesquisadores da Universidade de Münster concluíram que indivíduos que consomem menos calorias contam com uma memória mais eficiente. O estudo contou com 50 pessoas saudáveis (homens e mulheres) na faixa dos 60 anos de idade que foram divididas em grupos com dietas diferentes. O grupo que seguiu a dieta com restrição calórica apresentou melhores notas nos testes de memória, enquanto os outros não mostraram alterações.

A nutricionista Bárbara Rita Cardoso* comenta que, apesar da restrição calórica, alguns alimentos não podem faltar na alimentação quando o assunto é manter a memória em dia: "Devem ser incluídas as fontes de antioxidantes (frutas, verduras e legumes), fontes de ácidos graxos poli-insaturados (peixes e linhaça) e fontes de vitaminas do complexo B - especialmente ácido fólico (vísceras, feijão, vegetais verdes escuros), vitamina B6 (cereais integrais) e vitamina B12 (leite e ovos)".

A especialista afirma que o estímulo mental deve ser sempre priorizado por meio de estudo e leitura, além de outras atividades intelectuais. "Também é importante cuidar da saúde cardiovascular, por meio do controle dos níveis de colesterol, glicemia, manutenção do peso e da pressão arterial", diz.

Bárbara desaconselha a utilização de utensílios de cozinha com alumínio e dietas ricas em gordura saturada e trans, por causarem prejuízos à memória.

*Bárbara Rita Cardoso, nutricionista, é mestre em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP), com tese sobre selênio e Doença de Alzheimer.

Assunto:Família

Voltar

Fechar

Enviar para amigo

Comentários

2

SEJAM BEM-VINDOS, VISITANTES!

Gostaríamos de informar que esta área é dedicada ao contato entre leitores e usuários. Em caso de dúvida, entre em contato com o Fale Conosco. A Nestlé pode não publicar ou retirar desta área todos os comentários que julgar inadequados. É importante, também, saber que todos os comentários publicados nesta área são de total responsabilidade dos usuários.

  • Sem dúvida, Frutas, verduras e legumes são alguns dos alimentos que não podem faltar à mesa. Eu adoro tudo isso!!! É bom demais!!!

    Por: hanna, enviado em: 28/02/11

    Sem dúvida, Frutas, verduras e legumes são alguns dos alimentos que não podem faltar à mesa. Eu adoro tudo isso!!! É bom demais!!!

    Por: hanna, enviado em: 28/02/11

Página 1 de 1


Sites Nestlé:
Visite o site Mais Divertido Nestlé. Clique aqui.
As informações fornecidas por esse site não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta.

Nestlé faz bem

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS. O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6(SEIS) MESES DE IDADE CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS.
©2009, Nestlé Brasil Ltda. Todos os direitos reservados. Melhor visualização 1024 x 768.