
Quem nunca ficou em dúvida sobre o que colocar na lancheira dos filhos? Frutas, sucos, guloseimas, sanduíches, papinhas, biscoitos etc., são tantas opções que nos perguntamos qual a melhor escolha e quais alimentos são saudáveis e, ao mesmo tempo, apetitosos.
Quando a correria do dia a dia se juntar ao início do ano letivo, é bom estar preparada para essa indecisão, mamãe. Por isso, separamos algumas sugestões que podem lhe ajudar na organização e no preparo da lancheira dos pequenos. Confira.
- Antes de fazer o lanchinho do seu filho, que tal convidá-lo para realizar essa atividade com você? Participando da escolha do menu, ele se sentirá importante e, de quebra, você poderá lhe explicar a importância de escolher alimentos saudáveis.
- Combine com seu pequeno: uma vez por semana ele pode escolher o que quer levar na lancheira. Prefira que isso aconteça no meio da semana, para que não fique próximo do fim de semana, quando, normalmente, relaxamos na alimentação e permitimos alguns abusos.
- Levar alimentos de casa é mais vantajoso, já que os pais podem orientar a alimentação do filho de acordo com os hábitos adotados pela família.
v - Mesmo preparando a lancheira do seu pimpolho em casa, não se iluda mamãe: possivelmente ele trocará e experimentará os alimentos dos coleguinhas, o que é supernormal. Por isso, caso seu filho tenha alguma restrição alimentar, não se esqueça de comunicar a escola, para que os educadores fiquem de olho.
- Um dos grandes segredos para a “hora do lanche” é diversificar os alimentos. Por mais que seu filho adore maçã, varie as frutas no decorrer da semana, assim ele experimenta novos sabores e não enjoa.
- Sucos de frutas, água de coco e iogurtes são ótimas opções para bebidas, mas fique atenta à necessidade de refrigeração deles.
- O petit suisse é também uma ótima opção.
- Pães integrais e do tipo bisnaguinhas, feitos de milho, cenoura e batata, podem se tornar deliciosos sanduíches.
- As papinhas de legumes, grãos, proteínas ou frutas são superpráticas, além de deliciosas.
- Quando seu filho quiser levar biscoito como lanche − mesmo porque ninguém é de ferro − coloque alguns. Mas evite os biscoitos recheados e mandar o pacote inteiro, para que ele não cometa exageros.
- Coloque frutas diariamente. Comer frutas todos os dias é um hábito saudável e deve ser estimulado desde cedo.
- Ao selecionar os alimentos que vão compor a lancheira, inclua sempre um carboidrato, uma bebida láctea adequada à idade do seu filho e uma fruta.
- No fim do dia, ao conversar com seu filhote sobre o dia na escola, pergunte também sobre o lanche, o que ele comeu, quais alimentos seus amiguinhos levaram etc., assim você acompanha como anda a nutrição dele.
E lembre-se: os hábitos alimentares adquiridos na infância serão carregados pelas crianças por toda a vida. Pense nisso e estimule os pequenos a se alimentarem de maneira saudável.
* A Organização Mundial de Saúde recomenda a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e o Ministério da Saúde recomenda a continuidade do aleitamento materno até os dois anos de idade, mesmo após a introdução de novos alimentos.