CAPÍTULO I – Dos Objetivos

Art. 1º - A “Copa Nescau” destina-se às crianças das Escolas Particulares e Públicas, Clubes e Associações de São Paulo e tem como objetivos:

  • I.Promover, por meio da prática esportiva a inclusão social, integração, o intercâmbio e a confraternização dos participantes;
  • II.Ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis,
  • III.Incentivar a prática esportiva para tornar-se parte do cotidiano das crianças;

CAPÍTULO II – Dos Poderes

Art. 2° - Na “COPA NESCAU”, são reconhecidos os seguintes poderes:

  • I. Comitê Organizador;
  • II. Comissão Disciplinar.

CAPÍTULO III – Da Organização e Direção

Art. 3° - A “COPA NESCAU” é um evento promovido exclusivamente pela NESTLÉ DO BRASIL LTDA e contará com serviços da empresa SPEED SPORTS MARKETING LTDA para sua organização, supervisão e direção técnica.

CAPÍTULO IV – Do Período e Locais de Competição

Art. 4° - A “COPA NESCAU” será realizada de 16 de setembro à 12 de novembro de 2017, no Clube Esperia e no Clube Atlético Ypiranga e as finais no Complexo Esportivo do Pacaembu.

§ único – Despesas com transporte, alimentação e outros custos das equipes, não serão contempladas pela organização da ”COPA NESCAU”.

CAPÍTULO V – Das Competições

Art. 5° - A “COPA NESCAU” será disputada nas modalidades coletivas de Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol e na modalidade individual de Atletismo.

Art. 6° - As categorias da “COPA NESCAU” serão:

  • I. Mirim (masculino e feminino): atletas nascidos entre 2005 e 2007.
  • II. Infantil (masculino e feminino): atletas nascidos entre 2003 e 2004.

§ único - Os regulamentos específicos de cada modalidade, categoria e gênero estão enquadrados no Anexo I, integrante deste Regulamento Geral.

Art. °7 - Conforme artigos 5 e 6 ficam caracterizadas as seguintes competições na “COPA NESCAU”:

  • I. Basquete Mirim Masculino
  • II. Basquete Mirim Feminino
  • III. Basquete Infantil Masculino
  • IV. Basquete Infantil Feminino
  • V. Futsal Mirim Masculino
  • VI. Futsal Mirim Feminino
  • VII. Futsal Infantil Masculino
  • VIII. Futsal Infantil Feminino
  • IX. Voleibol Mirim Masculino
  • X. Voleibol Mirim Feminino
  • XI. Voleibol Infantil Masculino
  • XII. Voleibol Infantil Feminino
  • XIII. Handebol Mirim Masculino
  • XIV. Handebol Mirim Feminino
  • XV. Handebol Infantil Masculino
  • XVI. Handebol Infantil Feminino
  • XVII. Corrida de Velocidade Mirim Masculino
  • XVIII. Corrida de Velocidade Mirim Feminino
  • XIX. Corrida de Velocidade Infantil Masculino
  • XX. Corrida de Velocidade Infantil Feminino
  • XXI. Salto em Distância Mirim Masculino
  • XXII. Salto em Distância Mirim Feminino
  • XXIII. Salto em Distância Infantil Masculino
  • XXIV. Salto em Distância Infantil Feminino

CAPÍTULO VI – Da Participação e Inscrição

Art. 8° - As inscrições serão realizadas gratuitamente através de formulário disponível no site www.nestle.com.br/nescau/copa-nescau, que deverá ser preenchido e enviado por email para copanescau@grupospeed.com

Art. 9° - Poderão participar da “COPA NESCAU” todas as equipes representativas de alunos pertencentes ao mesmo estabelecimento de ensino das redes públicas e particulares, além de clubes, associações, escolas de esportes e demais entidades.

Art. 10° - Nos casos em que determinado estabelecimento de ensino ou entidade tiverem mais de uma unidade, cada uma delas deverá ser considerada distinta.

Art. 11° - Ao efetuar a inscrição a instituição poderá optar pelo local de competição, sendo Norte/Oeste e Sul/Leste.

§ 1° - Ao selecionar a opção Norte/Oeste a equipe se inscreverá para jogar preferencialmente no Clube Esperia.

§ 2° - Ao selecionar a opção Sul/Leste a equipe se inscreverá para jogar preferencialmente no Clube Atlético Ypiranga.

Art. 12° - Cada estabelecimento de ensino ou entidade, poderá inscrever até 3 (três) equipes, desde que não pertençam à mesma competição, conforme artigo 7 (sete) do Capítulo V.

§ 1° - No caso da inscrição de mais de 1 (uma) equipe, elas deverão ser de gêneros diferentes. As exceções serão avaliadas pelo Comité Organizador.

§ 2° - A instituição que inscrever uma equipe no Futsal, não poderá inscrever outra equipe no Futsal.

§ 3° - A “COPA NESCAU” permite a inscrição de equipes mistas (de gêneros) somente nas competições masculinas, sendo cada caso sujeito à aprovação do Comitê Organizador.

Art. 13° - O estabelecimento de ensino ou entidade que inscrever uma equipe na modalidade de futsal (masculino ou feminino), deverá obrigatoriamente inscrever no mínimo 8 (oito) atletas para o atletismo.

Art. 14° - Nas modalidades coletivas, as equipes que não passarem para a fase final, poderão também participar Atletismo, fazendo sua inscrição via formulário ou no próprio dia da competição.

Art. 15° - A inscrição da equipe deverá conter a identificação do diretor do estabelecimento de ensino ou entidade.

§ 1° - Ao aceitar o regulamento, o diretor da escola ou entidade autoriza a participação dos atletas inscritos e assume total responsabilidade pelas informações fornecidas, assim como sobre as condições físicas e de saúde dos atletas.

§ 2° - Os pais ou responsáveis legais deverão preencher o termo de autorização de participação e uso de imagem e voz ligado a “COPA NESCAU” a ser entregue nos dias de jogos de sua equipe ou no Congresso Técnico.

Art. 16° - O número de equipes inscritas em cada modalidade seguirá conforme descrição abaixo, podendo sofrer alterações sem aviso prévio, de acordo com a procura por cada competição:

§ 1° - Nas modalidades de basquete, handebol e voleibol:

Mirim e Infantil Masculino: 18 (dezoito) equipes em cada categoria.

Mirim e Infantil Feminino: 12 (doze) equipes em cada categoria.

§ 2° - Na modalidade de futsal:

Mirim e Infantil Masculino: 36 (trinta e seis) equipes em cada categoria.

Mirim e Infantil Feminino: 24 (vinte e quatro) equipes em cada categoria.

Art. 17° - Para as inscrições, as equipes deverão obedecer a seguinte quantidade mínima de atletas para cada modalidade:

  • I. Basquete – 8 (oito) atletas.
  • II. Futsal – 8 (oito) atletas.
  • III. Handebol – 9 (nove) atletas.
  • IV. Voleibol – 9 (nove) atletas.

Art. 18° - Para as inscrições, as equipes deverão obedecer a seguinte quantidade máxima de atletas para cada modalidade:

  • I. Basquete – 12 (doze) atletas.
  • II. Futsal – 12 (doze) atletas.
  • III. Handebol – 14 (quatorze) atletas.
  • IV. Voleibol – 12 (doze) atletas.

Art. 19° - Para que o atleta inscrito esteja em condição de jogo, este deverá apresentar documento original, sendo cédula de identidade ou passaporte e o termo de autorização de participação e uso de imagem e voz, nos dias de jogos da sua equipe ou pelo professor no dia do Congresso Técnico.

Art. 20°- Será permitida a inscrição de no máximo 3 (três) atletas federados por equipe.

§ 1° - Será permitida a participação em quadra de apenas 1 (um) atleta federado por equipe.

§ 2° - Os atletas federados deverão estar devidamente identificados no momento da inscrição e na súmula de jogo.

§ 3° - No caso do futsal, entende-se por atleta federado aqueles que estejam compreendidos tanto na Federação de Futsal quanto na Federação de Futebol (campo).

§ 4° - Em caso de dúvidas sobre o atleta ser ou não federado, a organização da “COPA NESCAU” poderá, a qualquer momento, investigar o status de cada participante. Eventuais omissões da equipe em informar a presença de atletas federados podem levar a penalidades como advertência, suspensão ou mesmo desclassificação da equipe envolvida.

CAPÍTULO VII – Dos Jogos

As datas, horários, locais e confrontos, serão divulgados através do site oficial da “COPA NESCAU”.

Art. 21° - Para o início do jogo, as equipes deverão obedecer a seguinte quantidade mínima de atletas para cada modalidade:

  • I. Basquete – 4 (quatro) atletas.
  • II. Futsal – 4 (quatro) atletas.
  • III. Handebol – 5 (cinco) atletas.
  • IV. Voleibol – 6 (seis) atletas.

Art. 22° - A “COPA NESCAU” é um evento esportivo de PARTICIPAÇÃO, portanto, TODOS os alunos inscritos e presentes nas partidas deverão participar efetivamente do jogo, obedecendo o regulamento específico de cada modalidade. Assim sendo fica proibido o sistema de paridade nas trocas dos atletas das equipes.

§ 1° - Os atletas que não participaram no 1º período/set do jogo, deverão participar obrigatoriamente, no 2º período/set.

§ 2° - Os atletas que entraram na partida no 2º período/set, por conta da participação obrigatória, só poderão ser substituídos após transcorridos 5 (cinco) minutos ou 10 (dez) pontos, ou ainda por motivo de lesão.

Art. 23° - Caso uma ou duas equipes não possuam número suficiente de atletas para a realização do jogo, será caracterizado W.O. por insuficiência de atletas, podendo o mesmo ser realizado em caráter participativo (amistoso).

Art. 24º - Os atletas inscritos, independente da modalidade, deverão permanecer com a mesma numeração da camisa/colete, nas etapas classificatórias, eliminatórias e finais.

CAPÍTULO VIII - Do Sistema de Disputa

Art. 25° - O sistema de disputa será apresentado no Congresso Técnico, assim como a realização do sorteio de grupos e confrontos.

§ Único - Um representante de cada equipe será convocado para participar do Congresso Técnico.

CAPÍTULO IX - Das Penalidades

Art. 26° - O atleta/técnico/assistente técnico/orientador expulso em uma partida será automaticamente suspenso do jogo subsequente da competição e, dependendo da gravidade da transgressão, poderá receber outras punições impostas pela Comissão Disciplinar.

Art. 27° - A equipe do aluno/técnico/assistente técnico/orientador que participar do jogo relativo à sua suspensão automática, estará desclassificada na modalidade, categoria e gênero em que tenha ocorrido a infração.

§ Único - Caso o técnico/assistente técnico/orientador seja suspenso de acordo com o artigo 26, este poderá ser substituído por outro profissional da comissão técnica que não tenha sofrido punição.

Art. 28° - Caberá aplicação de penas disciplinares a atletas, técnicos, assistentes técnicos e orientadores, assim como a dirigentes e suas respectivas torcidas, que tenham incorrido nas seguintes infrações:

  • I. Prejudicar o bom andamento da competição;
  • II. Promover desordem antes, durante e/ou depois, num perímetro de até 300 (trezentos) metros dos locais de competição;
  • III. Incentivar o desrespeito às autoridades;
  • IV. Estimular a prática de violência;
  • V. Proferir palavras ou fazer gestos ofensivos à moral;
  • VI. Atirar objetos dentro dos locais dos jogos;
  • VII. Invadir os locais de jogos;
  • VIII. Agressão mútua;
  • IX. Faltar com respeito às autoridades ou dirigentes da competição;
  • X. Agredir ou tentar agredir os árbitros, dirigentes, autoridades ou adversários;
  • XI. Depredar as instalações ou locais dos jogos.

§ Único - As penas disciplinares se classificam em: advertência por escrito, suspensão e eliminação da “COPA NESCAU”.

Art. 29° - A equipe que não comparecer ou abandonar o jogo ou mesmo o evento, deverá justificar a sua ausência por escrito ao Comitê Organizador da “COPA NESCAU”, até às 18h do 2º dia útil, após o ocorrido.

§ Único - Na hipótese de descumprimento dos artigos 28 e 29, a equipe poderá ficar impedida de participar no ano seguinte da competição, nas mesmas modalidades, categorias e gêneros, ficando ainda sujeita às sanções que poderão ser aplicadas pela Comissão Disciplinar.

CAPÍTULO X - Da Premiação

Art. 30° - Todos os competidores receberão medalha de participação.

Art. 31° - Os 3 (três) primeiros colocados em cada modalidade, categoria e gênero, receberão as medalhas de ouro, prata e bronze e, suas equipes, os troféus respectivos.

§ único - No atletismo, os 3 (três) primeiros colocados de cada prova, categoria e gênero receberão respectivamente as medalhas de ouro, prata e bronze.

Art. 32° - Ao término da competição, serão entregues troféus aos destaques individuais em cada modalidade, categoria e gênero:

  • I. Futsal: Premiação para os(as) artilheiros(as) da competição.
  • II. Basquete: Premiação para os(as) “cestinhas” da competição.
  • III. Handebol: Premiação para os(as) artilheiros(as) da competição.
  • IV. Voleibol: Premiação para os(as) atletas-revelação da competição, avaliados pelo Comitê Organizador do evento.

CAPÍTULO XI – Das Disposições Gerais

Art. 33° - Deverão ser consideradas válidas somente as informações contidas neste Regulamento Geral.

Art. 34° - A NESTLÉ DO BRASIL LTDA e a SPEED SPORTS MARKETING LTDA não se responsabilizam por acidentes causados ou sofridos aos participantes, antes, durante e depois da competição, ou mesmo nos deslocamentos de ida e volta aos locais de realização do evento “COPA NESCAU”.

§ 1° - A NESTLÉ DO BRASIL LTDA e a SPEED SPORTS MARKETING LTDA responsabilizar-se-ão pelos primeiros socorros aos participantes durante a competição, providenciando ambulância, enfermeiros e fisioterapeutas nos locais de competição.

§ 2° - No caso de remoção, um responsável direto (pais ou responsável legal), ou indireto (técnico, assistente técnico, orientador ou dirigente) deverá obrigatoriamente acompanhar o acidentado ao local do atendimento especializado.

Art. 35° - Não será permitido, em qualquer fase da competição, o uso de uniformes, faixas e símbolos com patrocínios ou mensagens publicitárias de empresas concorrentes da NESTLÉ DO BRASIL LTDA e da empresa organizadora do evento.

Art. 36° - Em caso de constatação de qualquer irregularidade ou transgressão ao regulamento da competição, caberá interposição de recurso apenas da equipe adversária que participou da partida, até às 12 (doze) horas do primeiro dia útil após a realização da partida.

§ único - A comprovação da irregularidade ou transgressão caberá sempre ao denunciante.

Art. 37° - Os casos omissos a este regulamento serão interpretados, discutidos e deliberados pelo Comitê Organizador, que terá autonomia e isonomia para deliberar sobre questões que, por ventura, se façam necessárias devido a possíveis ausências de regras ou normas deste regulamento.


ANEXO I


REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BASQUETE

Art. 1° - Os jogos de basquete serão regidos pelas regras oficiais vigentes da Confederação Brasileira de Basketball, observadas as exceções previstas neste regulamento.

Art. 2° - As partidas serão disputadas em 03 (três) tempos de 07 (sete) minutos corridos cada um, sendo que o último minuto do 3º período será cronometrado, ou seja, durante os períodos o cronômetro não será pausado em momentos de bola parada (laterais, faltas e lances livre). Já nos últimos 60 (sessenta) segundos do 3º período, o tempo será pausado em bolas paradas para favorecer a disputa.

§ 1° - Cada equipe terá direito 01 (um) tempo técnico de 30 (trinta) segundos por partida.

Art. 3° - Cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, a presença de 04 (quatro) atletas presentes para o início da partida.

§ 1° - Em caso de permanência de menos do que 03 (três) atletas em quadra, o jogo será encerrado por insuficiência de atletas.

§ 2° - Em caso de encerramento da partida por número insuficiente de atletas, a equipe em questão será declarada perdedora por W.O.

Art. 4° - Ao início do 2º período, todos os atletas que não participaram da partida até o momento deverão, obrigatoriamente, estar em quadra, configurando participação obrigatória.

§ 1° - Os atletas que estarão sob participação obrigatória no 2º período só poderão ser substituídos, neste período por atletas que não participaram no 1º período.

§ 2° - No 3º período a participação é livre, desde que todos os atletas tenham participado do jogo.

Art. 5° - Na Categoria Mirim, as equipes poderão efetuar qualquer sistema de marcação, apenas em sua quadra de defesa. Em todas as situações de jogo de reposição de bola por uma equipe (cestas, faltas, violações ou paralisações da arbitragem), a equipe adversária deverá retornar à sua quadra.

§ Único - No último minuto do 3º período, a marcação pelas equipes passa a ser livre.

Art. 6° - Na Categoria Infantil a marcação será livre.

Art. 7° - Em caso de empate será cobrado uma sequência de 03 (três) lances livres, arremessados por atletas diferentes, alternado entre as equipes, vencendo aquela que alcançar a vantagem.

§ Único - Caso ainda persista o empate, serão cobrados tantos lances livres quanto forem necessários, alternados, até que uma das equipes alcance a primeira vantagem.

Art. 8° - As equipes deverão comparecer uniformizadas dentro de um padrão para a prática esportiva, sendo que os coletes numerados serão fornecidos pela organização do evento.

Art. 9° - A bola utilizada nos jogos será:

  • I. Categoria Mirim (Masculino e Feminino): 5.6
  • II. Categoria Infantil Feminino: 6.4
  • III. Categoria Infantil Masculino: 7.5

Art. 10° - Em caso de W.O, a equipe presente será caracterizada vencedora, tendo como resultado da partida um placar de 20 (vinte) x 0 (zero).

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL

Art. 1° - Os jogos de futsal serão regidos pelas regras oficiais vigentes da Confederação Brasileira de Futsal, observadas as exceções previstas neste regulamento.

Art. 2° - As partidas serão disputadas em 03 (três) períodos de 07 (sete) minutos, sendo que o último minuto do 3º período será cronometrado.

§ 1° - Durante os períodos o cronômetro não será pausado em momentos de bola parada (laterais e faltas). Já nos últimos 60 (sessenta) segundos do 3º período o tempo será pausado em bolas paradas para favorecer a disputa.

§ 2° - Cada equipe terá direito 01 (um) tempo técnico de 30 (trinta) segundos por partida.

Art. 3° - Cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, a presença de 04 (quatro) atletas presentes para o início da partida.

§ 1° - Em caso de permanência de menos do que 03 (três) atletas em quadra, o jogo será encerrado por insuficiência de atletas.

§ 2° - Em caso de encerramento da partida por número insuficiente de atletas, a equipe em questão será declarada perdedora por W.O.

Art. 4° - Ao início do 2º período, todos os atletas que não participaram da partida até o momento deverão, obrigatoriamente, estar em quadra, configurando participação obrigatória.

§ 1° - Os atletas que estarão sob participação obrigatória no 2º período só poderão ser substituídos, neste período, por atletas que não participaram no 1º período.

§ 2° - No 3º período a participação é livre, desde que todos os atletas já tenham participado.

Art. 5° - Na Categoria Mirim, serão seguidas as recomendações da Federação Paulista de Futsal para as categorias de base quanto à “bola de saída” e “arremesso de meta”:

§ 1° - Bola de saída: não será válido o tento (gol) resultante de bola de saída, mesmo que a bola, em sua trajetória toque, ou seja, tocada por qualquer atleta, inclusive o goleiro, colocado dentro ou fora da área de meta. Caso aconteça o tento resultante de bola de saída irregular, o reinício de jogo dar-se-á com um arremesso de meta a favor da equipe adversária.

§ 2° - Arremesso de meta: a execução do arremesso de meta terá que ser feita exclusivamente pelo goleiro e com o uso das mãos, não podendo ultrapassar a linha divisória do meio da quadra sem que toque no solo ou em qualquer atleta em sua meia quadra, ou ainda que o atleta adversário entre de posse da mesma. Em caso de irregularidade na execução do arremesso de meta, a equipe será punida com a cobrança de um tiro livre indireto, a favor da equipe adversária, com a bola sendo colocada na divisória do meio da quadra onde a mesma ultrapassou.

Art. 6° - A participação do goleiro em linha será regulamentada de acordo com o disposto abaixo:

§ 1° - O goleiro com a bola em jogo, após ter tocado em qualquer parte da quadra ou arremessado com as mãos ou com os pés, somente poderá receber a bola de seu companheiro, em sua meia quadra de jogo, após ter tocado em um adversário. Na quadra de ataque, sua participação é livre.

§ 2° - Se o goleiro executar o tiro lateral em qualquer parte da quadra, ele não poderá receber a bola de seu companheiro, em sua meia quadra, enquanto ela não tocar ou for tocada por um atleta adversário.

§ 3° - Após o goleiro ter executado o arremesso de meta e a bola entrar em jogo, ele não poderá recebê-la de um companheiro, em sua meia quadra de jogo, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada por um atleta adversário.

§ 4° - A penalização para as infrações dos casos supracitados é um tiro livre indireto.

Art. 7° - Em caso de empate será cobrada uma sequência de 03 (três) penalidades máximas, alternadamente entre as equipes, por atletas diferentes, vencendo a equipe que marcar o maior número de gols.

§ 1° - Persistindo o empate, serão cobradas tantas penalidades máximas, quantas forem necessárias, alternadamente, sendo vencedora a equipe que conseguir a 1ª vantagem.

§ 2° - As penalidades deverão ser cobradas alternadamente entre as equipes e com diferentes atletas cobradores.

Art. 8° - As equipes deverão comparecer uniformizadas dentro de um padrão para a prática esportiva, sendo que os coletes numerados serão fornecidos pela organização do evento.

Art. 9° - A bola utilizada será:

  • I. Categoria Mirim e Infantil (Masculino e Feminino): MAX 200

Art. 10° – O uso da caneleira será obrigatório em todas as fases.

Art. 11° - Em caso de W.O, a equipe presente terá, como resultado da partida, um placar de 3 (três) x 0 (zero).

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO HANDEBOL

Art. 1° - Os jogos de handebol serão regidos pelas regras vigentes da Confederação Brasileira de Handebol, observadas as exceções previstas neste regulamento.

Art. 2° - As partidas serão disputadas em 03 (três) períodos de 07 (sete) minutos.

§ Único - Cada equipe terá direito 01 (um) tempo técnico de 30 (trinta) segundos por partida.

Art. 3° - Cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, a presença de 05 (cinco) atletas presentes para o início da partida.

§ 1° - Em caso de permanência de menos do que 03 (três) atletas em quadra, o jogo será encerrado por insuficiência de atletas.

§ 2° - Em caso de encerramento da partida por número insuficiente de atletas em quadra, a equipe em questão será declarada perdedora por W.O.

Art. 4° - Ao início do 2º período, todos os atletas que não participaram da partida até o momento deverão, obrigatoriamente, entrar em quadra, configurando participação obrigatória.

§ único - No 3º período a formação é livre, desde que todos os atletas tenham participado do jogo.

Art. 5° - Em caso de empate no jogo será cobrada uma sequência de 03 (três) tiros livres de 7 (sete) metros, arremessados por atletas diferentes, alternados entre as equipes, vencendo aquela que alcançar a vantagem.

§ único - Caso ainda persista o empate, serão cobrados tantos tiros de 7 (sete) metros quanto forem necessários até que uma das equipes alcance a vantagem.

Art. 6° - As equipes deverão comparecer uniformizadas dentro de um padrão para a prática esportiva, sendo que os coletes numerados serão fornecidos pela organização do evento.

Art. 7° - A bola utilizada será:

  • I. Categoria Mirim (Masculino e Feminino): H1
  • II. Categoria Infantil Feminino: H1
  • III. Categoria Infantil Masculino: H2

Art. 8° - Em caso de W.O, a equipe presente terá, como resultado da partida, um placar de 10 (dez) x 0 (zero).

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO VOLEIBOL

Art. 1° - Os jogos de voleibol serão regidos pelas regras vigentes da Confederação Brasileira de Voleibol, observadas as exceções previstas neste regulamento.

Art. 2° - As partidas serão disputadas em melhor de 03 (três) sets pelo sistema de pontos corridos de 15 (quinze) pontos para todos os sets.

§ único - Cada equipe terá direito 01 (um) tempo técnico de 30 (trinta) segundos por partida.

Art. 3° - Cada equipe deverá ter obrigatoriamente, a presença de 06 (seis) atletas presentes para o início da partida.

§ 1° - Em caso de permanência de menos do que 06 (seis) atletas, o jogo será encerrado por insuficiência de atletas.

§ 2° - Em caso de encerramento da partida por número insuficiente de atletas, a equipe em questão será declarada perdedora por W.O.

Art. 4° - Ao início do 2º set, todos os atletas que não participaram da partida até o momento deverão, obrigatoriamente, entrar em quadra, configurando participação obrigatória.

§ único - No 3º set a participação será livre.

Art. 5° – Na Categoria Mirim, somente poderá ser executado o saque por baixo. Na Categoria Infantil, o saque poderá ser por cima sem salto.

Art. 6° - Nas Categoria Mirim e Infantil o sistema de jogo será livre.

Art. 7° - As equipes deverão comparecer uniformizadas dentro de um padrão para a prática esportiva, sendo que os coletes numerados serão fornecidos pela organização do evento.

Art. 8° - A bola utilizada será:

  • I. Nas Categorias Mirim e Infantil (Masculino e Feminino): Pró 7.0.

Art. 9° - A altura da rede será:

  • I. Categoria Mirim Feminino: 2,05 m
  • II. Categoria Infantil Feminino: 2,15 m
  • III. Categoria Mirim Masculino: 2,10 m
  • IV. Categoria Infantil Masculino: 2,25 m

Art. 10° - Em caso de W.O, a equipe presente terá, como resultado da partida, um placar de 02 (dois) sets x 0 (zero).

Anexo: REGULAMENTO COPA NESCAU 2017