I – Dos Objetivos

Art. 1º - A “Copa Nescau” destina-se às crianças das Escolas Particulares e Públicas, Clubes e Associações de São Paulo e tem como objetivos:

  • I.Promover, por meio da prática esportiva a inclusão social, integração, o intercâmbio e a confraternização dos participantes;
  • II.Ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis,
  • III.Incentivar a prática esportiva para tornar-se parte do cotidiano das crianças;

II - Da Organização

Art. 2° - A “Copa Nescau” será disputada em modalidades coletivas: Basquetebol; Futsal; Handebol e Voleibol.

§ 1º - Os regulamentos específicos estão especificados no Anexo I, integrante deste Regulamento Geral.

Art. 3º - O sistema de disputa será elaborado de acordo com o número de equipes inscritas.

§ 1º - O número limite de equipes por região são 32(trinta e duas).

§ 2º - As regiões são: Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste e Zona Sul da cidade de São Paulo.

III - Das Categorias

Art. 4º - A categoria de participação da “Copa Nescau” será:

  • I.Mirim: atletas nascidos entre 2004 e 2006.

IV - Do Gênero

Art. 5º – A “Copa Nescau” será disputada nos gêneros:

  • I.Feminino; e
  • II.Masculino;

V – Das Inscrições

Art. 6º – As inscrições serão realizadas através do e-mail faleconosco@bferrazfull.com.br.

A escola/clube deverá ligar no SAC, número (11) 5698-0305 para ver a disponibilidade de vaga para a modalidade desejada e enviar a ficha de inscrição preenchida com os seguintes dados:

  • a)Da Escola/Clube
  • I.Nome da Escola/Clube
  • II.CNPJ;
  • III.Telefone;
  • IV.E-mail;
  • V.Endereço;
  • VI.CEP;
  • VII.Bairro;
  • VIII.Região.
  • b)Do Responsável:
  • IX.Nome;
  • X.Telefone;
  • XI.E-mail.
  • c)Da Equipe:
  • XII.Modalidade(s);
  • XIII.Nome do Professor/Técnico;
  • XIV.Telefone do Professor/Técnico;
  • XV.E-mail do Professor/Técnico;
  • XVI.Nome completo dos atletas;
  • XVII.Quais são os atletas federados.

§ 1º - Após o envio da Ficha de inscrição a escola terá 4(quatro) dias para o envio dos documentos dos atletas:

  • I.Cópia do RG ou carteirinha da escola, desde que inclua foto e data de nascimento;
  • II.Termo de autorização dos pais.

§ 2º - Caso a escola não envie os documentos das crianças, estará excluída da competição.

§ 3º - Caso a escola não envie os documentos de todas as crianças, aqueles que não tiverem os documentos enviados não poderão participar da competição.

VI - Da Participação

Art. 7º – Poderão participar da Copa Nescau todos as crianças devidamente matriculadas em Escolas da Rede Particular ou Pública e ainda nos CEUs da Cidade de São Paulo, associações, clubes, etc.

Art. 8º – As equipes deverão ser formadas por crianças integrantes da mesma Escola, CEU, Clube, Associação, etc.

§ 1º - Cada Escola, CEU, Clube ou Associação deverá inscrever prioritariamente 2 equipes de modalidades diferentes. A inscrição de apenas 1 equipe ocorrerá apenas caso houverem vagas remanescentes em modalidades específicas, a critério da organização da Copa Nescau.

§ 2º - Cada Escola, CEU, Clube ou Associação que inscrever uma equipe na modalidade de futsal (masculino ou feminino) deverá obrigatoriamente inscrever uma segunda equipe em outra modalidade (voleibol, basquetebol ou handebol)

Art. 9º – A COPA NESCAU é um evento esportivo de Participação, portanto, Todos as crianças inscritas e presentes nas partidas deverão participar efetivamente do jogo, obedecendo as trocas dos respectivos regulamentos específicos de cada modalidade. Assim sendo fica proibido o sistema de paridade nas trocas dos atletas das equipes.

§ 1º - Os atletas que não participaram da partida no 1º período/set, deverão participar, obrigatoriamente, no 2º período/set.

§ 2º - Todos os atletas devem, obrigatoriamente, participar da partida.

§ 3º - Nos 5 minutos finais do Futsal e Handebol a formação é livre novamente, a mesma regra se aplica para o 3º set do Voleibol e 3º período do Basquetebol.

Art. 10-

§ 1º Para o início da partida, as equipes deverão obedecer a seguinte quantidade mínima para cada modalidade:

  • I. Basquetebol – 5 (cinco) atletas.
  • II. Futsal – 5 (cinco) atletas.
  • III. Handebol – 6 (seis) atletas.
  • IV. Voleibol – 6 (seis) atletas.

§ 2º - Para a inscrição, as equipes deverão obedecer a seguinte quantidade mínima para cada modalidade:

  • I. Basquetebol – 8 (oito) atletas.
  • II. Futsal – 8 (oito) atletas.
  • III. Handebol – 9 (nove) atletas.
  • IV. Voleibol – 10 (dez) atletas.

§ 3º - Para a inscrição, as equipes deverão obedecer a seguinte quantidade máxima para cada modalidade:

  • V. Basquetebol – 12 (doze) atletas.
  • VI. Futsal – 12 (doze) atletas.
  • VII. Handebol – 12 (doze) atletas.
  • VIII. Voleibol – 12 (doze) atletas.

§ 4º - Cada equipe, deverá, obrigatoriamente, realizar a troca obrigatória de atletas para o início do segundo período/set.

§ 5º - Atletas com entrada para o jogo no segundo período/set, sob a participação obrigatória, só poderão ser substituídos por atletas que ainda não participaram do jogo.

§ 6º - O atleta com a participação sob a troca obrigatória, somente poderá ser substituído por um atleta que já tenha participado da partida, após 5 (cinco) minutos de sua participação, ou por lesão.

Art. 11 - Caso uma ou as duas equipes não possuam número suficiente de atletas para a realização da partida, será caracterizado WO por insuficiência de atletas.

§ 1º - A equipe que não possuir número suficiente de atletas será perdedora por WO.

§ 2º - Caso a partida seja constada como WO por insuficiência de atletas, o jogo poderá acontecer em caráter participativo, sendo vencedora a equipe que estiver quite com as regras da competição.

§ 3º - Caso um time não compareça com o número mínimo de inscritos por modalidade no dia de evento, será avaliada a sua participação pela Comissão Disciplinar, composta por membros da organização do evento e da Nestlé.

Art. 12 – Será permitida a participação de atletas federados, limitando-se a 1(um) atleta por equipe em quadra por vez. O máximo de atletas federados que podem ser inscritos por equipe é de 3 atletas, sendo que eles não podem estar em quadra ao mesmo tempo.

§ 1º - Não será permitida a participação de dois atletas federados ao mesmo tempo da mesma equipe.

§ 2º - Os atletas federados deverão estar devidamente identificados na relação nominal e na súmula de jogo.

§ 3º - A indicação de atleta federado deverá ocorrer no momento da inscrição do atleta na modalidade.

§ 4º - No caso do futsal, entende-se por atleta federado aqueles que estejam compreendidos tanto na Federação de Futsal quanto na Federação de Futebol (campo).

§ 5º - Em caso de dúvidas sobre o atleta ser ou não federado, a organização da Copa Nescau poderá, a qualquer momento, investigar o status de cada participante. Eventuais omissões da equipe em informar a presença de atletas federados pode levar a penalidades como advertência, suspensão ou mesmo desclassificação da equipe envolvida.

Art. 13 – Caso a partida seja caracterizada como W.O., o jogo poderá ocorrer em caráter de participação.

§ 1º - Jogos em caráter de participação não deverão ser constados em súmula.

§ 2º - A súmula oficial da partida nesta condição será a com a declaração de W.O. por uma ou ambas as equipes.

VII - Das Formas de Disputa

Art. 14 – O sistema de disputa será elaborado de acordo com o número de equipes e apresentado em Congresso Técnico, momento específico de esclarecimento do evento e seu regulamento. Um representante de cada equipe estará convocado a assistir o congresso técnico.

VIII - Dos Jogos

Art. 15 – Os jogos acontecerão nos CEUs da cidade de São Paulo e serão divulgados através do site oficial da competição, constando: data; horário; local; e confrontos.

§ 1º - Despesas de transporte das equipes não serão contempladas pela organização da Copa Nescau.

IX - Das Penalidades

Art. 16 - O atleta expulso estará automaticamente suspenso do jogo subsequente da competição e, dependendo da gravidade da transgressão, poderá receber outras punições impostas pela Comissão Disciplinar.

§ Único - Aplica-se a disposição do artigo 16 a Dirigentes, Técnicos e Orientadores de equipe.

Art. 17 - O aluno ou Dirigente/Técnico/Orientador que participar do jogo relativo à suspensão automática acarretará a desclassificação da equipe, na modalidade e categoria em que tenha ocorrido a infração.

Art. 18 - Caberá aplicação de penas disciplinares, à Escola, aos Servidores Municipais envolvidos e aos atletas que tenham incorrido nas seguintes infrações:

  • I.prejudicar o bom andamento da competição;
  • II.promover desordens antes, durante e depois, num perímetro de até 300 (trezentos) metros de distância dos locais onde os mesmos estão sendo realizados;
  • III.incentivar os atletas ao desrespeito às autoridades;
  • IV.estimular os atletas à prática de violência;
  • V.proferir palavras ou fazer gestos ofensivos à moral;
  • VI.atirar objetos dentro dos locais dos jogos;
  • VII.invadir os locais de jogos;
  • VIII.agressão mútua;
  • IX.faltar com respeito às autoridades ou Dirigentes da competição;
  • X.agredir ou tentar agredir os árbitros, Dirigentes demais autoridades ou adversários;
  • XI.depredar as instalações ou locais dos jogos.

a)Poderão ser aplicadas as seguintes penas disciplinares:

  • I.advertência por escrito;
  • II.suspensão;
  • III.eliminação da competição.

Art. 19 – A equipe deverá justificar a ausência, por escrito, perante a Organização, até às 18h do 2º dia útil, após ter sido efetivado o abandono do jogo ou competição.

§ Único - Na hipótese de descumprimento do disposto nos artigos 17 e 18, a equipe ficará impedida de participar no ano seguinte, na modalidade, categoria e gênero, ficando, ainda, sujeita às sanções que poderão vir a ser aplicado pelas Comissão Disciplinar.

Art. 20 - A equipe que se inscrever e não se apresentar, para o jogo, será desclassificada daquela modalidade, categoria e gênero, e deverá justificar a sua ausência para a Comissão Disciplinar.

XI - Dos Recursos

Art. 21 - Em caso de constatação de qualquer irregularidade ou transgressão ao regulamento da competição, caberá interposição de recurso apenas da equipe adversária que participou da partida.

§ 1º - A comprovação da irregularidade ou transgressão caberá sempre ao denunciante.

§ 2º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Disciplinar.

XIV - Da Premiação

Art. 22 – Na fase eliminatória todas as equipes receberão medalhas de participação.

Art. 23 – Na fase final, composta pela partida final e disputa de 3º colocado, o 1º, 2º e 3º colocados receberão premiação respectiva a colocação em medalhas e troféus.

ANEXO I

Basquetebol

Art. 1º - Os jogos de basquetebol serão regidos pelas regras vigentes da Confederação Brasileira de Basquetebol, observadas as exceções previstas neste regulamento.

Art. 2º – As partidas serão disputadas em 03(três) tempos de 07(sete) minutos corridos cada um, sendo que o último minuto do 3º período será cronometrado, ou seja, durante os períodos o cronômetro não será pausado em momentos de bola parada (laterais, faltas). Já os últimos 60 (sessenta) segundos do 3º período, o tempo será pausado em bolas paradas para favorecer a disputa.

§1º - Cada equipe terá direito a 01(um) tempo técnico de 30(trinta) segundos entre os dois primeiros períodos e 01(um) tempo técnico de 30(trinta) segundos entre os dois últimos períodos.

§ 2º - Os pedidos de tempo técnico realizados no minuto cronometrado terão seu reinício no centro da quadra.

Art. 3º - Cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, a presença de 05(cinco) atletas presentes para o início da partida.

§ 1º - Em caso de permanência de menos do que 03(três) atletas em quadra, o jogo será encerrado por insuficiência de atletas.

§ 2º - Em caso de encerramento da partida por número insuficiente de atletas, a equipe em questão será declarada perdedora por W.O.

§ 3º - Em caso de encerramento da partida por número insuficiente de atletas, o jogo poderá acontecer em caráter de participação, inclusive acrescentando crianças não descritas na ficha da equipe, não sendo validado o resultado em súmula.

Art. 4º - Ao início do 2º período, todos os atletas que não participaram da partida até o momento deverão, obrigatoriamente, participar no 2º período, configurando participação obrigatória.

§ 1º - Os atletas que estarão sob participação obrigatória no 2º período só poderão ser substituídos, ainda no 2º período, por atletas que não participaram no 1º período.

§ 2º - No 3º período a participação é livre.

Art. 5º - As equipes poderão efetuar qualquer sistema de marcação, apenas em sua quadra de defesa. Em todas as situações de jogo de reposição de bola por uma equipe (cestas, faltas, violações ou paralisações da arbitragem), a equipe adversária deverá retornar à quadra de defesa para realizar o sistema de defesa. (Orientação da Confederação Brasileira de Basquetebol).

§ 1º - No último minuto do 3º período, a marcação pelas equipes passa a ser livre.

§ 2º - Em caso de empate será cobrado uma sequência de 03(três) lances livres, arremessados por atletas diferentes, alternado entre as equipes, vencendo aquela que alcançar a vantagem.

§ 3º - Caso ainda persista o empate, serão cobrados tantos lances livres quanto forem necessários até que uma das equipes alcance a primeira vantagem.

Art. 6º - Os uniformes serão coletes numerados oferecidos pela organização.

Art. 7º - A bola utilizada nos jogos será:

  • I. Categoria mirim (crianças nascidas entre 2004 e 2006)
  • – masculino e feminino - peso entre 510 e 565 gramas e a circunferência entre 72 e 74 cm.

Art. 8º - Em caso de W.O, a equipe presente será caracterizada vencedora, tendo como resultado da partida um placar de 20(vinte) x 0(zero).

Futsal

Art. 1º - Os jogos de futsal serão regidos pelas regras oficiais vigentes da Confederação Brasileira de Futsal, observadas as exceções previstas neste regulamento.

Art. 2º - As partidas serão disputadas em 03(três) períodos de 07(sete) minutos.

§ 1º - O último minuto do 3º período será cronometrado, ou seja, durante os períodos o cronômetro não será pausado em momentos de bola parada (laterais, faltas). Já os últimos 60(sessenta) segundos do 3º período o tempo será pausado em bolas paradas para favorecer a disputa.

Art. 3º – Cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, a presença de 05(cinco) atletas presentes para o início da partida.

§ 1º - Em caso de permanência de menos do que 03(três) atletas em quadra, o jogo será encerrado por insuficiência de atletas.

§ 2º Em caso de encerramento da partida por número insuficiente de atletas em quadra, a equipe em questão será declarada perdedora por W.O.

§ 3º - Em caso de encerramento da partida por número insuficiente de atletas, o jogo poderá acontecer em caráter de participação, inclusive acrescentando crianças não descritas na ficha da equipe, não sendo validado o resultado em súmula.

Art. 4º - Ao início do 2º período, todos os atletas que não participaram da partida até o momento deverão, obrigatoriamente, participar no 2º período, configurando participação obrigatória.

§ 1º - Os atletas que estarão sob participação obrigatória no 2º período só poderão ser substituídos, ainda no 2º período, por atletas que não participaram no 1º período.

§ 2º - No 3º período a formação é livre novamente, desde que todos os atletas tenham participado.

Art. 5º - Na categoria mirim (crianças nascidas entre 2004 e 2006), serão seguidas as recomendações da Federação Paulista de Futsal para as categorias de base quanto à “bola de saída” e “arremesso de meta”:

§ 1º - Bola de saída: não será válido o tento resultante de bola de saída, mesmo que a bola, em sua trajetória toque, ou seja, tocada por qualquer atleta, inclusive o goleiro, colocado dentro ou fora da área de meta. Caso aconteça o tento resultante de bola de saída irregular, o reinício de jogo dar-se-á com um arremesso de meta a favor da equipe adversária.

§ 2º - Arremesso de meta: a execução do arremesso de meta terá que ser feita exclusivamente pelo goleiro e com o uso das mãos, não podendo ultrapassar a linha divisória do meio da quadra sem que toque no solo ou em qualquer atleta em sua meia quadra, ou ainda que o atleta adversário entre de posse da mesma. Em caso de irregularidade na execução do arremesso de meta, a equipe será punida com a cobrança de um tiro livre indireto, a favor da equipe adversária, com a bola sendo colocada na divisória do meio da quadra onde a mesma ultrapassou.

Art. 6º – A participação do goleiro em linha será regulamentada de acordo com o disposto abaixo:

§ 1º - O goleiro com a bola em jogo, após ter tocado em qualquer parte da quadra ou arremessado com as mãos ou com os pés, somente poderá receber a bola de seu companheiro, em sua meia quadra de jogo, após ter tocado em um adversário. Na quadra de ataque, sua participação é livre.

§ 2º - Se o goleiro executar o tiro lateral em qualquer parte da quadra, ele não poderá receber a bola de seu companheiro, em sua meia quadra, enquanto ela não tocar ou for tocada por um atleta adversário.

§ 3º - Após o goleiro ter executado o arremesso de meta e a bola entrar em jogo, ele não poderá recebê-la de um companheiro, em sua meia quadra de jogo, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada por um atleta adversário.

§ 4º - A penalização para as infrações dos casos supracitados é um tiro livre indireto.

Art. 7º - Em caso de empate será cobrada uma sequência de 03(três) penalidades máximas, alternadamente entre as equipes, por atletas diferentes, vencendo a equipe que marcar o maior número de gols.

§ 1º - Persistindo o empate, serão cobradas tantas penalidades máximas, quantas forem necessárias, alternadamente, sendo vencedora a equipe que conseguir a 1ª vantagem.

§ 2º - As penalidades deverão ser cobradas alternadamente entre as equipes e com diferentes atletas cobradores.

Art. 8º - Os uniformes serão coletes numerados oferecidos pela organização.

Art. 9° - A bola utilizada será:

  • Categoria mirim (crianças nascidas entre 2004 e 2006)
  • - Feminino e masculino: peso entre 230 a 270 gramas e a circunferência entre 49 e 51cm.

Art. 10º – O uso da caneleira será obrigatório em todas as fases.

Art.11º - Em caso de W.O, a equipe presente terá, como resultado da partida, um placar de 3 (três) x 0 (zero).

Handebol

Art. 1º - Os jogos de handebol serão regidos pelas regras vigentes da Confederação Brasileira de Handebol, observadas as exceções previstas neste regulamento.

Art. 2º - As partidas serão disputadas em 03 (três) períodos de 07 (sete) minutos.

§ 1º - Cada equipe terá direito a 01 (um) tempo técnico de 30 (trinta) segundos em cada período.

Art. 3º - Cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, a presença de 06 (seis) atletas presentes para o início da partida.

$ 1º - Em caso de permanência de menos do que 05 (cinco) atletas em quadra, o jogo será encerrado por insuficiência de atletas.

§ 2º- Em caso de encerramento da partida por número insuficiente de atletas em quadra, a equipe em questão será declarada perdedora por W.O.

Art. 4º - Ao início do 2º período, todos os atletas que não participaram da partida até o momento deverão, obrigatoriamente, participar no 2º período, configurando participação obrigatória.

§ 1º - Os atletas que estarão sob participação obrigatória no 2º período só poderão ser substituídos, ainda no 2º período, por atletas que não participaram no 1º período.

§ 2º - No 3º período a formação é livre novamente, desde que todos os inscritos tenham jogado.

Art. 5º - Em caso de empate no jogo será cobrada uma sequência de 03(três) tiros livres de 7 metros, arremessados por atletas diferentes, alternados entre as equipes, vencendo aquela que alcançar a vantagem.

§ 1º - Caso ainda persista o empate, serão cobrados tantos tiros de 7 metros quanto forem necessários até que uma das equipes alcance a primeira vantagem.

Art. 6º - Os uniformes serão coletes numerados oferecidos pela organização.

Art. 7º - A bola utilizada será:

  • I. Na categoria mirim (crianças nascidas entre 2004 e 2006)
  • - feminino e masculino: peso entre 230 a 270 gramas e a circunferência entre 49 a 51cm.

Art. 8° - Em caso de W.O, a equipe presente terá, como resultado da partida, um placar de 10(dez) x 0(zero).

Voleibol

Art. 1º - Os jogos de voleibol serão regidos pelas regras vigentes da Confederação Brasileira de Voleibol, observadas as exceções previstas neste regulamento.

Art. 2º - As partidas serão disputadas em melhor de 03(três) sets pelo sistema de pontos corridos de 21(vinte e um) pontos para os 02(dois) primeiros sets e de 15(quinze) pontos para o 3º set.

Art. 3º - Cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, a presença de 06(seis) atletas presentes para o início da partida.

$ 1º - Em caso de permanência de menos do que 05 (cinco) atletas em quadra, o jogo será encerrado por insuficiência de atletas.

§ 2º - Em caso de encerramento da partida por número insuficiente de atletas, a equipe em questão será declarada perdedora por W.O.

Art. 4º - Ao início do 2º set, todos os atletas que não participaram da partida até o momento deverão, obrigatoriamente, participar no 2º set, configurando participação obrigatória.

§ 1º - Os atletas que estarão sob participação obrigatória no 2º set só poderão ser substituídos, ainda no 2º set, por atletas que não participaram no 1º set.

§ 2º - No 3º set a participação será livre.

Art. 5º – Somente poderá ser executado o saque por baixo.

I. Atletas que não conseguem sacar da linha do fundo poderão efetuar o saque até 1 metro a frente da linha de fundo.

Art. 6º - É obrigatório o uso do sistema de jogo 6(seis) x 0(zero).

Art. 7º - Os uniformes serão coletes numerados oferecidos pela organização.

Art. 8° – A bola utilizada será:

I. Na categoria mirim – (crianças nascidas entre 2004 e 2006) feminino e masculino peso entre 260 a 280 e a circunferência entre 65 e 67cm.

Art. 9° - A altura da rede será:

  • I. Categoria mirim (crianças nascidas entre 2004 e 2006)
  • - feminino e masculino: 2m.

Art. 10º - Em caso de W.O, a equipe presente terá, como resultado da partida, um placar de 02(dois) sets de 21(vinte e um) x 0(zero).