Liga NESCAU® tem mais atletas que a Olimpíada
voltar

Liga NESCAU® tem mais atletas que a Olimpíada

Quinta edição começa neste sábado (7), em São Paulo, e reúne 12.200 estudantes de três estados

"O mais importante não é vencer, mas participar!" A frase ficou famosa ao ser usada pelo Barão Pierre de Coubertin como um lema informal da Olimpíada a partir dos Jogos de Londres, em 1908. Depois de 111 anos, ainda é válida para representar o que significa espírito esportivo. Um jeito mais atual de dizer a mesma coisa é o slogan atualizado: “Aqui Todo Mundo Joga”. E é isso que acontece na maior competição esportiva estudantil do Brasil, a Liga NESCAU®, que abre sua quinta edição neste sábado (7 de setembro), reunindo mais de 12.200 atletas entre 10 e 16 anos, em três estados, na disputa de 19 modalidades esportivas e paradesportivas.

Um lance bem legal, que muitos meninas e meninas ainda não se ligaram, é que o campeonato maior do que imaginam. Os 12.200 alunos inscritos na Liga NESCAU® ultrapassam os 11.303 atletas que disputaram a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. A edição 2019 terá duração de três meses. As finais estão programadas para 7 de dezembro, no ginásio do Pacaembu, em São Paulo. Além das disputas na capital paulista, pela primeira vez o evento terá etapas em outros estados. Rio Grande do Sul e Pernambuco passam a integrar o calendário, com etapas em Porto Alegre, nos dias 28 e 29 de setembro, e Recife, nos dias 9 e 10 de novembro. Com isso, a Liga NESCAU® salta de 8 mil participantes para mais de 12 mil meninos e meninos matriculados em mais de 500 escolas da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições.

O número de modalidades também aumentou e traz novidades. Entre os esportes convencionais, além de futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e judô, a inclusão de surfe e skate agregam um toque de radicalidade e modernidade. Nas paradesportivas, ginástica e bocha também entram na programação, ao lado de atletismo, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado, natação e judô.

Os locais de disputa em São Paulo são o Clube Sírio, o Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), o Clube Espéria e o ginásio do Pacaembu, palco das rodadas decisivas. No Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o palco das competições será o Parque Esportivo PUC, enquanto Recife dividirá as atividades esportivas entre duas cidades, Recife e Ipojuca, esta receberá os estudantes surfistas da praia de Maracaípe. 
 

Tags

#meninas #meninos #ginástica #handebol #vôlei #basquete #Estudantil #Nescau #Liga