5 Razões para tomar o café da manhã dos atletas
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5 Razões para tomar o café da manhã dos atletas

Acorde como um rei! Você já deve ter ouvido a expressão: “Tome o café da manhã como um rei”. Não é à toa que muitos nutricionistas e profissionais da saúde a utilizam para ilustrar a importância dessa refeição na alimentação.

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia! Mas, atenção, isso não quer dizer que ele seja a refeição mais calórica, mas, sim, que tem uma grande importância no fornecimento de nutrientes para uma alimentação saudável e equilibrada.

Abaixo listamos 5 razões para preparar um café da manhã de atleta para seus filhos:

O CORPO NÃO PARA. Mesmo quando estamos dormindo, o corpo não para de trabalhar. Diversas reações acontecem nesse período de 7 a 10 horas de sono que consomem nossas reservas de energia e de nutrientes. Durante o sono, “esgotamos” essas reservas e, por isso, elas devem ser repostas na primeira refeição do dia.

REPOR PARA RENDER. Crianças que possuem uma agenda de atividades na parte da manhã, seja na escola, no clube, ou em qualquer lugar que exija esforço físico ou mental, precisam de nutrientes para ter um bom desempenho. Um café da manhã equilibrado com vitaminas, minerais e energia fornecerá o que o seu filho precisa para render melhor durante a aula, no esporte ou em qualquer outra atividade, como as brincadeiras, por exemplo.

NUTRIENTES ESSENCIAIS. O café da manhã é uma ótima oportunidade para fornecer alimentos ricos em nutrientes, como os leites e derivados (cálcio e proteína), frutas (vitaminas, minerais e fibras) e cereais integrais (energia e fibras). Os nutrientes que não são consumidos no café da manhã dificilmente são repostos em outras refeições.

MENTES BRILHANTES. Crianças que consomem café da manhã possuem melhores níveis de concentração, compreensão e aprendizagem na escola quando comparadas a crianças que não têm esse hábito.

CRIANÇAS ATIVAS. Se o seu filho é daqueles que adoram um esporte, não perdem uma oportunidade para brincar e movimentar o corpo ou estão sempre ocupando a mente com alguma atividade, fique atenta para garantir a energia e os nutrientes que ele precisa para começar o dia bem disposto! Muitas vezes eles querem pular o café da manhã para não perder tempo, mas lembre-se de que essa refeição é fundamental para o fornecimento de nutrientes e para a formação de hábitos alimentares saudáveis.

CAFÉ DA MANHÃ DOS ATLETAS

  • ALIMENTOS FONTE DE CARBOIDRATO
    Cereal matinal integral ou biscoito integral ou pão
  • ALIMENTOS FONTE DE PROTEÍNA E CÁLCIO
    Leite, iogurte, achocolatado pronto para beber, queijos
  • ALIMENTOS FONTE DE VITAMINAS E MINERAIS
    Mamão, banana, morango, melão, salada de frutas, abacaxi...

Referências bibliográficas
Murphy JM et al. The relationship of school breakfast to psychosocial and academic functioning: cross-sectional and longitudinal observations in an inner-city school sample. Arch Pediatr Adolesc Med. Sep;152(9):899-907, 1998.

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Escrito pela

Dra. Lia Takeyama