Bons hábitos alimentares começam na mesa de casa
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Bons hábitos alimentares começam na mesa de casa

A formação de bons hábitos alimentares começa em casa. A criança vai aprender a comer adequadamente com a experiência, a observação e a educação. A restrição dos alimentos preferidos dela pode acabar estimulando o maior consumo deles. Por isso, procure balancear as preferências com outros alimentos, estimulando sempre de maneira positiva.

EXPERIÊNCIA. As melhores memórias que guardamos vêm das melhores experiências que tivemos. Se o momento da alimentação for um momento de stress e obrigação, a criança sempre associará esses sentimentos ruins com o ato de comer e tudo ficará mais difícil. Faça da refeição um momento agradável de união e encontro da família. A criança se sentirá acolhida e relacionará essas ocasiões como um momento de prazer. Busque formas interativas e lúdicas de apresentar os alimentos e torne a experiência prazerosa. É importante não confundir formas lúdicas com brincadeiras ou distrações. A hora de comer deve ser reservada para tal, não sendo indicado estimular a criança a comer na frente da TV, brincar com smartphones ou misturar a ocasião com outros momentos de brincadeira.

OBSERVAÇÃO. Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. A regra deve ser a mesma para todos os membros da família, pois todos são uma referência para a criança. É importante dar bons exemplos através de atitudes e hábitos, e não apenas através de sermões e regras. Atos valem mais do que mil palavras. Crie um ambiente saudável em que todos “entrem na dança” e procure não diferenciar a alimentação da criança da alimentação dos outros membros da família. Se a família possui hábitos saudáveis, consequentemente a criança terá mais chances de ter os mesmos hábitos e seguir aqueles que são referência para ela.

EDUCAÇÃO. “Porque sim não é resposta.” Procure sempre explicar os motivos e as razões de suas atitudes e orientações. Evite estimular o consumo de alimentos forçando as crianças a fazerem aquilo que você deseja sem uma justificativa clara que a convença a mudar. A educação tem um papel fundamental na formação de hábitos saudáveis. Por isso, é muito importante que você se informe e busque a orientação de profissionais para construir hábitos saudáveis na rotina do seu filho.

DICAS PARA ESTIMULAR BONS HÁBITOS:

  • A seleção de alimentos começa no supermercado. Informe-se, leia os rótulos e tabelas nutricionais e faça escolhas inteligentes e conscientes
  • Crie formas lúdicas! Que tal consumir o leite de uma maneira diferente? Faça uma farofa de leite em pó com um pouco de achocolatado em pó para polvilhar a salada de frutas ou a fruta que seu filho mais gosta
  • Convide seu filho a colocar a mesa do café da manhã e a escolher os produtos que farão parte dela
Nescau®

Escrito pela

Dra. Lia Takeyama