Mentes Brilhantes
voltar

Mentes Brilhantes

Pular o café da manhã pode ser uma atitude observada na idade escolar (7- 10 anos) e é explicada, em parte, pela maior independência adquirida nessa faixa etária.


Essa situação pode ser um fator de risco para problemas nutricionais, uma vez que os nutrientes não ingeridos nessa refeição dificilmente são repostos ao longo do dia em outras refeições. Quem pula o café da manhã provavelmente não consegue consumir diariamente a quantidade e a variedade adequadas de nutrientes.

Alguns estudos apontam que o hábito de tomar o café da manhã tem uma associação positiva com o desempenho escolar. A fome ou o jejum prolongado podem diminuir a atenção e a capacidade de concentração, uma vez que o cérebro está sem combustível para funcionar adequadamente. As crianças que têm o hábito de tomar o café da manhã podem ser mais alertas, criativas, aprendem melhor e participam mais das atividades do que as crianças que pulam essa refeição. Além disso, o ato de comer pela manhã tem um efeito positivo na função cognitiva, na memória e na atenção. Uma criança que ficou muito tempo sem comer pode ficar irritada e desinteressada.

Por isso, é muito importante criar o hábito de preparar o café da manhã todos os dias para estimular as crianças a comerem pela manhã. Muitas vezes, na correria do dia a dia, acabamos não nos organizando para preparar um café da manhã equilibrado. Aqui vão algumas dicas para facilitar o dia a dia.

  • Tudo começa na lista de compras. Faça um planejamento semanal/ mensal considerando os alimentos que irão para a mesa do café da manhã. Com a geladeira e a despensa organizadas, fica mais fácil montar a mesa do café da manhã
  • Antes de ir para a cama, deixe a mesa organizada, junto com os alimentos que não estragam fora da geladeira, como os cereais matinais, pães, torradas, biscoitos, leite em pó... Deixe as frutas previamente higienizadas e cortadas em potinhos.
  • No dia seguinte você só terá que pegar o iogurte, leite, requeijão ou queijo, por exemplo. Você poderá bater uma vitamina na hora, com as frutas já picadas, enquanto acaba de se arrumar, e depois é só servir
  • Se o seu filho não tem muito apetite de manhã, ofereça opções mais leves, como um suco ou salada de frutas com cereais, torrada com requeijão, iogurte com uma fruta

O importante é não deixar o seu filho começar o dia com a barriga vazia!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Adolphus K, Lawton CL, Dye L. The effects of breakfast on behavior and academic performance in children and adolescents. Front Hum Neurosci 2013; 7: 425.

Rampersaud GC, Pereira MA, Girard BL, et al. Breakfast habits, nutritional status, body weight, and academic performance in children and adolescents. J Am Diet Assoc 2005; 105(5): 743-60.

Nescau®

Escrito pela

Dra. Lia Takeyama