Proteína para um corpo forte e saudável
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Proteína para um corpo forte e saudável

A proteína é um nutriente essencial para o desenvolvimento infantil. Ela é responsável pela multiplicação das células, desenvolvimento dos músculos e crescimento. Por isso, é fundamental garantir a ingestão adequada desse nutriente durante toda a infância.

Quais são os alimentos fontes de proteína? A proteína pode ser encontrada principalmente nas carnes (carne vermelha, frango, peixe, porco), ovos, leites, queijos e iogurtes e grãos (feijão, lentilha, grão-de-bico). Procure variar entre os diferentes tipos de alimentos para oferecer combinações variadas de nutrientes enriquecendo ainda mais a alimentação das crianças. A carne vermelha, por exemplo, é rica em ferro e vitamina B12. Já os peixes de água profunda, como o atum e salmão, são fontes de ômega-3.

Não podemos esquecer que para garantir uma alimentação equilibrada, o café da manhã e os lanches também devem ter alimentos ricos em proteína, sendo que o leite e seus derivados podem ser excelentes opções.

DICAS PARA INCLUIR PROTEÍNA NO CAFÉ DA MANHÃ E NOS LANCHES:

  • Sanduíche de pão integral com queijo branco + suco de uva
  • Patê de cream cheese com cenourinhas baby + biscoito salgado integral
  • Achocolatado pronto para beber + banana + torradinhas
  • Cereal matinal + leite + morango picado
  • Vitamina de leite e iogurte com frutas vermelhas e aveia
  • Leite com achocolatado em pó + melão + pão francês com margarina
Nescau®

Escrito pela

Dra. Lia Takeyama