Um café da manhã nota 10
voltar

Um café da manhã nota 10

Um café da manhã equilibrado é essencial para que seu filho mantenha um estilo de saudável, além de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento adequados.


Mas você sabia que o café da manhã também pode agir de maneira positiva no desenvolvimento intelectual e social? É isso mesmo! Estudos científicos sugerem que o hábito de tomar café da manhã regularmente pode auxiliar no desempenho escolar, pois influência de maneira positiva a memória, o humor e a frequência às aulas.

Outras pesquisas apontam que o consumo do desjejum pode melhorar a concentração, o estado de alerta e, consequentemente, a compreensão do conteúdo ensinado.

Um café da manhã nota 10 deve incluir: um alimento do grupo dos cereais (dando preferência a alimentos que contenham cereais integrais), um alimento do grupo do leite e derivados e uma fruta. Procure variar ao máximo os itens que vão à mesa, para fugir da monotonia e garantir a diversidade de nutrientes.

Se a manhã da sua família é muito corrida, a dica é deixar tudo organizado na noite anterior. Peça a ajuda das crianças para colocar pratos, talheres e xícaras na mesa.

O importante é não esquecer a lição: “criança que toma café da manhã pode apresentar atitudes mais positivas em sala de aula e maior retenção das matérias”.



Referências

Rampersaud GC, Pereira MA, Girand BL, Adams J, Metzl J. Breakfast habits, nutritional status, body weight, and academic performance in children and adolescents. J Am Diet Assoc. 2005;105:743-60.

Morris CT, Courtney A, Bryant CA, McDermott RJ. Grab ‘N’ Go Breakfast at School: Observation from a Pilot Program. Journal of Nutrition Education and Behavior. 42(3) 208-9, 2010.

Brown JL, Beardslee WH, Prothrow-Stith D. Impact of School Breakfast on Children’s Health and Learning. Sodexo Foundation. November 2008.

Bartfeld J, Kim M, Ryu JH, Ahn H. The School Breakfast Program Participation and Impacts. United States Department of Agriculture. Contractor and Cooperator Report n. 54. July 2009.

Nescau®

Escrito pela

Dra. Maria Fernanda Elias