Conteúdos Bio

Matérias exclusivas sobre ingredientes, tendências e curiosidades sobre Nutrição e Saúde.

Série Coenzima Q10: o que é e quais as suas funções para o corpo?

Nestlé Faz Bem

Conheça os benefícios da CoQ10 para a saúde e sua atuação contra doenças e no processo de envelhecimento.

Série Coenzima Q10: o que é e quais as suas funções para o corpo?

Coenzima Q10 é um princípio antioxidante natural que desempenha um papel essencial na manutenção de várias vias bioquímicas do corpo.

A Coenzima Q10 (CoQ10) é um composto essencial ao corpo humano. Mas você conhece as suas funções e benefícios para a saúde? Neste artigo vamos explorar este tema e conhecer a fundo a CoQ10 cujo papel crucial é a geração de energia celular, melhora no sistema imunológico e atuação como um eliminador de radicais livres 1 .

Vamos começar? A coenzima Q10, também chamada de ubiquinona, transforma-se no organismo numa forma ativa – o ubiquinol. A diferença é a seguinte: uma é a forma inativa e a outra é a forma ativa. Sabe o que isso quer dizer? Se você ingerir diariamente 200 mg de CoQ10, haverá aumento do seu índice de ubiquinol no sangue em cerca de 60%, segundo os dados de um estudo publicado em 2018 2 .

Embora seja um componente comum das membranas celulares, o papel mais importante da CoQ10 é facilitar a produção de trifosfato de adenosina na mitocôndria, participando de reações redox na cadeia de transporte de elétrons.

De acordo com a nutricionista Natalia Marques, a CoQ10 é uma substância com ação em nosso organismo similar a das vitaminas. “Existem autores que consideram essa coenzima como vitamina e outros não. Essa discordância se dá porque, diferente das demais vitaminas como Complexo B e Vitamina C, por exemplo, o corpo humano é capaz de produzir CoQ10. Seria, então, a meu ver, uma substância química com o potencial de vitamina. A CoQ10 tem função primordial na cascata de bioenergética do nosso organismo, já que todas as células possuem CoQ10 para ativar as mitocôndrias. Sem CoQ10, a célula é incapaz de produzir energia, ou seja, faz com que o tecido não tenha como desempenhar suas funções (como exemplo: musculatura do coração com batimento saudável; pele do rosto com capacidade de regeneração e cicatrização; crescimento das unhas e do cabelo, entre outros) ”, explica Natália.

A literatura atual sugere que a CoQ10 é relativamente segura, com poucas interações medicamentosas e efeitos colaterais 3 . Ela pode ser obtida de duas formas: por via endógena, no qual o nosso organismo tem a capacidade de produzi-la, ou por via exógena através da ingestão de alimentos como carnes, aves e peixes gordos - que são as fontes mais ricas - , do consumo de soja, amêndoas, vegetais verdes (particularmente no brócolis e espinafre), além de aparecer em suplementos alimentares. “Dentre as proteínas animais, a que mais se destaca é a sardinha com sua alta concentração de COQ10. Nós encontramos, também, uma substância parecida com a CoQ10 nos tecidos vegetais, brotos e cogumelos, mas dependemos de uma transformação para utilizá-la em nosso organismo”, afirma Natália.

Benefícios da Coenzima Q10

A CoQ10 tem sido alvo de vários estudos para investigar os seus efeitos benéficos para a saúde, em doenças e no processo de envelhecimento. Sabe-se que ela melhora a função mitocondrial e confere uma potente atividade antioxidante que combate os radicais livres. Além disso, é essencial para o funcionamento do coração, auxilia na regulação da pressão arterial, no crescimento e diferenciação celular, atua na regeneração muscular, protege o DNA e a pele, tem capacidade para proteger contra a liberação de marcadores pró-inflamatórios, fornece uma terapia anti-inflamatória atraente para o tratamento de algumas doenças humanas e no envelhecimento e exerce efeito protetor no cérebro, já que aumenta a sua oxigenação 4.

São inúmeros os benefícios da Coenzima Q10 que vão desde o fornecimento de energia até a manutenção do bom funcionamento do organismo.

Vamos conhecer mais algumas de suas atuações?

CoQ10 e a Saúde Cardiovascular

As células musculares cardíacas têm grande concentração de CoQ10 devido a sua alta necessidade energética. Portanto há evidências crescentes de que a CoQ10 está intimamente ligada a distúrbios cardiometabólicos. Os benefícios da CoQ10 na saúde cardíaca são atribuídos aos seus efeitos antioxidantes e antiinflamatórios e evidências sugerem que o suplemento CoQ10 pode ser uma ferramenta útil para o tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca 5,6 .

Devido às suas propriedades, a Coenzima Q10 diminui a resistência do fluxo sanguíneo, promovendo a vasodilatação do endotélio. Além disso, estudos apontaram seu efeito terapêutico como coadjuvante em certas doenças coronárias com melhora na função cardíaca e no fluxo sanguíneo 7 .

CoQ10 e o Controle Glicêmico

Com base nas evidências atuais, a Coenzima Q10 pode auxiliar no controle glicêmico, diminuir o TG e melhorar o HDL-C em pacientes com DM2.

Da mesma forma, a suplementação de CoQ10 pode melhorar o controle glicêmico e a disfunção vascular no diabetes tipo II, melhorar a função renal em pacientes com doença renal crônica e reduzir a inflamação do fígado em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica 8 .

CoQ10 e a Pele

Os processos de envelhecimento e fotoenvelhecimento estão associados ao aumento da oxidação celular. A coenzima Q10 é um antioxidante solúvel em gordura que pode ajudar a prevenir danos ao colágeno e elastina e evitar rugas. Além disso, a Coenzima Q10 reforça a barreira de defesa contra os danos celulares causados pela ação dos radicais livres, permitindo o desaceleramento do processo de envelhecimento cutâneo, o que pode ser traduzido na melhora do aspecto da pele 9 .

CoQ10 e a Enxaqueca

A Coenzima Q10 é um antioxidante e um cofator mitocondrial essencial que tem sido sugerido para melhorar as características clínicas da enxaqueca. As análises agrupadas de ensaios clínicos randomizados disponíveis sugerem que a suplementação com Coenzima Q10 pode reduzir a frequência dos ataques de enxaqueca por mês, sem afetar a gravidade ou a duração dos ataques de enxaqueca 10 .

CoQ10 e a Atividade Física

A eficiência da suplementação com Coenzima Q10 na prevenção ao dano muscular causado por exercícios físicos e treinamento desportivo está relacionada com os seguintes fatores: potente ação antioxidante; propriedades estabilizadoras de membrana; atuação na síntese de ATP nas mitocôndrias; estímulo na captação de oxigênio no músculo esquelético; redução do risco de lesão muscular em atletas 11 .

Pure Encapsulation

Coenzima Q10 é um princípio antioxidante natural que desempenha um papel essencial na manutenção de várias vias bioquímicas do corpo.

Pure Encapsulation é uma marca de Nestlé Health Science Global, que possui uma linha de suplementos nutricionais livres de ingredientes artificiais, sem glúten e contaminantes e alérgenos comuns com opções para imunidade, detoxificação, saúde gastrointestinal, sono, memória e humor, entre outros. Todos os suplementos nutricionais são hipoalergênicos, puros e baseados em ciência. Conheça a linha completa de suplementos e inclua na sua prescrição. Disponíveis agora no Brasil, através da Distribuidora oficial MyPharma2Go

Leia também: Série Coenzima Q10: os benefícios da suplementação - Parte 2

Referências:

  1. [1] Boreková M, Hojerová j , Koprda and Bauerová VK. Nourishing and Health Benefits of Coenzyme Q10 – a Review . Czech J. Food Sci., 26: 229–241. 2008.
  2. [2] Zhang Y, Liu J , Chen XQ , Oliver Chen CY ., Ubiquinol is superior to ubiquinone to enhance Coenzyme Q10 status in older men. Food Funct. 2018 Nov 14;9(11):5653-5659. doi: 10.1039/c8fo00971f.
  3. [3] Sharma A, Fonarow GC, Butler J, Ezekowitz GJ, Felker GM. Coenzyme Q10 and Heart Failure: A State-of-the-Art Review. Circ Heart Fail. 2016.
  4. [4] Kumar S, Rao R, Kumar A, Mahant S, Nanda S. Novel Carriers for Coenzyme Q10 Delivery. Curr Drug Deliv. 2016.
  5. [5] Hargreaves IP, Mantle D. Coenzyme Q10 Supplementation in Fibrosis and Aging. Adv Exp Med Biol.2019.
  6. [6] Jafari M, Mousavi SM, Asgharzadeh A, Yazdani N. Coenzyme Q10 in the treatment of heart failure: A systematic review of systematic reviews. Indian Heart J. 2018.
  7. [7] Jankowski J, Korzeniowska K, Cieślewicz A, Jabłecka A. Coenzyme Q10 - A new player in the treatment of heart failure? Pharmacol Rep. 2016.
  8. [8] Zhang S , Yang KL, Zeng L, Wu X, Huang H. Effectiveness of Coenzyme Q10 Supplementation for Type 2 Diabetes Mellitus: A Systematic Review and Meta-Analysis. Int J Endocrinol. 2018.
  9. [9] Hoppe U, Bergemann J, Diembeck W, Ennen J, Gohla S, Harris I, Jacob J, Kielholz J, Mei W, Pollet D, Schachtschabel D, Sauermann G, Schreiner V, Stäb F, Steckel F. Coenzyme Q10, a cutaneous antioxidant and energizer. Biofactors, 1999
  10. [10] Parohan M, Sarraf P, Hassan Javanbakht M, Ranji-Burachaloo S, Djalali M. Effect of coenzyme Q10 supplementation on clinical features of migraine: a systematic review and dose-response meta-analysis of randomized controlled trials. Nutr Neurosci. 2020.
  11. [11] Sohal RS, Forster MJ. Coenzyme Q, oxidative stress and aging. Mitochondrion. 2007 Suppl: S103-11 Epub 2007 Mar 30.