O que a Nestlé está fazendo com relação às mudanças climáticas?

Nestlé Faz Bem
Vocês estão reduzindo suas emissões de gases de efeito estufa?

Sim. Ao longo dos últimos dez anos, reduzimos pela metade as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em nossas fábricas por quilo de produto.

Estamos empenhados em reduzir as emissões de GEE associadas à produção e distribuição de nossos alimentos e bebidas, melhorando nossa eficiência energética, usando combustíveis mais limpos e investindo em fontes renováveis, como por exemplo: mudando o transporte rodoviário de longa distância para transporte ferroviário ou marítimo de curta distância na Europa, optando pela energia eólica para fornecer energia às nossas fábricas no México, e instalando caldeiras a lenha em algumas de nossas fábricas na França.

Como seu desempenho se compara ao de outras empresas?

Somos uma empresa líder nas áreas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Nossas práticas para a redução de GEEs e a divulgação de nossas atividades nesta área são constantemente reconhecidas como as melhores do setor.

Em 2013 e 2012 alcançamos a pontuação máxima no Climate Disclosure Leadership Index e no Climate Performance Leadership Index, ambos índices do CPD publicados no Global 500 Climate Change Report 2013 .

Os índices do CDP medem o desempenho das 500 melhores empresas no FTSE Global Equity Index com relação a seus esforços para reduzir as emissões de carbono e à transparência das informações que divulgam.

Em 2013, pela primeira vez, fomos a principal empresa de produtos alimentares no Índice de Sustentabilidade Dow Jones com uma pontuação de 88%, o dobro da média da indústria. Nossas políticas consistentes e relatórios transparentes na área de sustentabilidade ambiental – inclusive nossas atividades de mitigação das mudanças climáticas – nos levaram a alcançar 97% na "dimensão ambiental" do Índice de Sustentabilidade Dow Jones – a melhor pontuação na indústria.

O quadro de indicadores da Oxfam Behind the Brands , que avalia 10 empresas de alimentos e bebidas com relação às suas políticas e compromissos para melhorar a segurança alimentar e a sustentabilidade, continua a classificar a Nestlé em primeiro lugar no segmento de mudanças climáticas.

O que mais a Nestlé está fazendo para mitigar as mudanças climáticas?

Comprometemo-nos a não associar nossos produtos ao desmatamento. Esse compromisso abrange todas as matérias-primas que usamos para fabricar nossos produtos, e também nossas embalagens. Além de nos comprometermos a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) associadas à produção e distribuição de nossos produtos, nos empenhamos em criar produtos que ajudem os consumidores a diminuir suas próprias emissões de GEE e trabalhamos com os agricultores para melhorar sua resiliência às mudanças climáticas. Você pode descobrir mais sobre nossos esforços aqui.

Por exemplo, na Europa nos comprometemos a introduzir sistematicamente mais freezers para produtos congelados ambientalmente eficientes. De agora em diante, todos os novos freezers para comerciais para sorvetes que comprarmos no continente europeu usarão apenas fluidos refrigerantes naturais. Essas substâncias ocorrem naturalmente e não prejudicam a camada de ozônio, não afetando o aquecimento global, ou tendo efeitos insignificantes.

E nosso trabalho para ajudar os produtores de cacau e café a se adaptarem aos desafios ambientais foi reconhecido como um exemplo das melhores práticas pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

Quais são seus objetivos para o futuro?

Em 2013, comprometemo-nos a reduzir novamente nossas emissões diretas de GEE em mais de 1/3 por quilo de produto até 2015, em comparação com os níveis de 2005. Para obter mais informações sobre nossos compromissos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O que a Nestlé está fazendo sobre o desmatamento?

Em 2010, assumimos o compromisso com o não desmatamento, mediante o qual afirmamos que nossos produtos não serão associados ao desmatamento. Este compromisso cobre todas as matérias-primas que utilizamos para fazer nossos produtos e embalagens.

Desenvolvemos requisitos específicos para cada categoria que se enquadram nas Diretrizes de Nutrição Responsável da Nestlé. Estamos mapeando a cadeia produtiva das principais matérias-primas até sua origem e avaliando e desenvolvendo nossos fornecedores de acordo com essas diretrizes.

Temos uma parceria contínua com a entidade global sem fins lucrativos The Forest Trust para garantir o fornecimento responsável de óleo de palma e celulose e papel.

Como membro do Fórum dos Bens de Consumo, também apoiamos o compromisso de alcançar o desmatamento zero até 2020.

Em 2013, em parceria com a entidade não-governamental Conservation International, desenvolvemos um manual para rastrear e destacar áreas com alto risco de desmatamento.

Em 2014, nos juntamos a várias empresas para apoiar o Global Forest Watch (GFW), um aplicativo de mapeamento online transparente que fornece dados sobre o que está acontecendo nas florestas de todo o mundo. O GFW é destinado às partes interessadas que procuram gerenciar melhor as florestas do mundo e desenvolver os meios de subsistência locais.

Suas embalagens são recicláveis?

http://www.nestle.com/ask-nestle/environment/answers/is-your-packaging-recyclable

Quando possível, utilizamos embalagens monomateriais, como papelão e papel (usados em caixas de cereais), vidro (usado nos potes de Nescafé), alumínio ou aço (usados em alimentos enlatados) e PET (tereftalato de polietileno), que são todas recicláveis.

Também incentivamos o desenvolvimento de esquemas de reciclagem de embalagens pelas autoridades locais e outras partes interessadas. Usamos, ainda, papel, papelão, PET, vidro ou metal reciclado para nossas embalagens, quando apropriado. Em 2011, reduzimos nossas embalagens em 39.000 toneladas, como resultado do nosso programa de otimização de fornecimento.

Perguntas relacionadas

Ver todas as perguntas