Qual é a resposta da Nestlé à consulta pública da OMS sobre o seu projeto referente às Diretrizes sobre Açúcares Livres?

Nestlé Faz Bem
Qual é a resposta da Nestlé à consulta pública da OMS sobre o seu projeto referente às Diretrizes sobre Açúcares Livres?

Ficamos felizes com o projeto da Organização Mundial de Saúde referente às Diretrizes sobre Açúcares Livres: Ingestão de açúcares por adultos e crianças. Apoiamos essa recomendação de que todas as pessoas devem reduzir seu consumo de açúcares livres. Também apoiamos a recomendação de que a ingestão de açúcares livres não deve exceder 10% da sua ingestão energética total, seja você adulto ou criança.

O projeto das Diretrizes sobre Açúcares Livres diz que reduzir a ingestão de açúcar livre de forma mais significativa, ou seja, para menos de 5%, exige uma consulta mais ampla às partes interessadas antes de poder ser adotada como política. Concordamos que este é um assunto complexo e apreciamos os sólidos estudos científicos e o debate sobre os açúcares e seu impacto nas doenças não transmissíveis. Estamos sempre atentos a todos os desenvolvimentos científicos nesse campo e firmemente comprometidos em contribuir para um debate construtivo.

O que são açúcares livres?

Os açúcares livres são definidos pela OMS como ""todos os monossacarídeos e dissacarídeos adicionados aos alimentos pelo fabricante, pelo cozinheiro ou pelo consumidor, além dos açúcares naturalmente presentes no mel, nos xaropes, nos sucos de frutas e nos concentrados de sucos de frutas"". Assim, por exemplo, o açúcar com que você adoça o seu café, habitualmente chamado açúcar de mesa, é um açúcar livre.

O que a Nestlé está fazendo para reduzir o conteúdo de açúcares em alimentos e bebidas? Nós nos comprometemos a reduzir o conteúdo de açúcar das porções de cereal para crianças ou adolescentes para 9g ou menos até 2015.

Além disso, reduzimos em 10% o teor de açúcar de produtos que não atendem os critérios da Nestlé Nutritional Foundation. Você pode ler mais sobre o nosso compromisso com a redução significativa de açúcar em nossos produtos e verificar o nosso progresso até agora no Nestlé in Society: Relatório de Criação de Valor Compartilhado.

Há também mais informações sobre nossas ações relacionadas com a redução de açucares em nossos produtos na Política Nestlé sobre Açúcares.

Qual quantidade de açúcar vocês já removeram de seus produtos?

Como parte do nosso compromisso de melhorar constantemente o perfil nutricional de nossos produtos, a Nestlé vem reduzindo o açúcar em muitos produtos, especialmente aqueles destinados às crianças, há anos. Entre 2000 e 2013 reduzimos em 32% a quantidade de açúcar de mesa (um açúcar livre) em nossos produtos.

Quais são os critérios da Nestlé Nutritional Foundation?

Para avaliar o valor nutricional de nossos produtos, estabelecemos uma metodologia rigorosa baseada em recomendações de entidades oficiais, como a Organização Mundial da Saúde. Isso é chamado de Sistema Nestlé de Perfil Nutricional [Nestlé Nutritional Profiling System]. Cada produto é medido de acordo com critérios específicos. Os critérios são regularmente revisados por especialistas em nutrição e especialistas em produtos para incorporar as últimas recomendações e desenvolvimentos em nutrição, saúde e bem-estar.

O Sistema Nestlé de Perfil Nutricional nos ajuda a avaliar se um produto Nestlé preenche os critérios da Nestlé Nutritional Foundation. Isso significa que ele obedece aos critérios nutricionais apropriados para ser uma escolha frequente em uma dieta equilibrada. O Sistema Nestlé de Perfil Nutricional vem sendo aplicado progressivamente em todos os produtos da Nestlé no mundo desde 2004.

Perguntas relacionadas

Ver todas as perguntas