Anemia, câimbra e mais: 4 sintomas da falta de nutrientes no corpo

Anemia, cãimbra e mais

 

 

Vitaminas e minerais em baixa devem ser recuperados por meio de uma dieta equilibrada


Nossa saúde depende de micronutrientes (vitaminas e minerais) em todos os estágios da vida – da infância à terceira idade. Eles são necessários para o desenvolvimento adequado, realização de funções fisiológicas vitais e a prevenção de doenças.

 

No que diz respeito à ingestão de nutrientes no Brasil, as notícias são um pouco ruins. Segundo dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), há hoje uma baixa prevalência no consumo de vitaminas e minerais.

 

Os números são impressionantes: a inadequação de cálcio é de 99%, seguida de perto pela de magnésio (91%). Já a falta de vitamina A é uma realidade para 72% da população e a de ferro, para 26,5%.

 

A deficiência crônica desses micronutrientes é conhecida como fome oculta e afeta cerca de um terço da população mundial. Em termos globais, podem ser incluídas aí a falta de iodo, de zinco e de ácido fólico nas vidas das pessoas.

 

A boa notícia é que esses nutrientes podem ser obtidos por meio de uma dieta equilibrada, de suplementação e de alimentos fortificados (o leite, por exemplo), e assim evitar problemas de saúde.

 

Listamos, a seguir, os principais sintomas da falta de nutrientes no corpo, qual vitamina ou mineral faz falta em cada caso e em que alimentos encontrá-los para reequilibrar o organismo. Mas lembre-se: o médico sempre deverá ser consultado no surgimento de qualquer um desses sintomas, pois apenas ele saberá, com base em análise e exames, como encaminhar a recuperação do paciente.

 

Cada corpo é um corpo e não existe receita milagrosa, ok?

 

Câimbra

Causa - falta de potássio
Onde encontrar o nutriente – leite integral, iogurte natural, queijo minas fresco, carne bovina, carne de frango, peixes (especialmente a pescada), amendoim, frutas e hortaliças (batata, melão, mamão, abacate, cenoura e banana).

 

Anemia

Causa - falta de ferro e de vitamina B12
Onde encontrar o nutriente – ferro: frutas (goiaba, laranja e mamão), vegetais (tomate, beterraba, brócolis, repolho, couve-flor, abóbora e nabo), cereais (farinha de milho é o principal), proteína animal (carne bovina, peixes e aves, além de leite e seus derivados) e oleaginosas (amêndoa, castanha do pará e amendoim); vitamina B12: bife de fígado cozido, mariscos, coração cozido, ostras cruas, carne bovina, leite (integral ou desnatado), ovos.

 

Baixa energia e cansaço constante

Causa - falta de proteínas e carboidratos
Onde encontrar o nutriente – proteínas: peito de frango, bisteca de porco, carne bovina, leite, ovo cozido, feijão, iogurte natural, arroz, milho cozido; carboidratos: leite, mandioca, aveia, batata, cereais, feijão, pães, banana, damasco seco, figo, kiwi, mamão, morango, uva.

 

Estresse

Causa - baixa nas vitaminas C e do complexo B, em magnésio, manganês e cálcio
Onde encontrar o nutriente – vitaminas C, B, magnésio e manganês: brócolis, chicória, acelga e alface; cálcio: leite e seus derivados.

 

Fonte consultada: nutricionista Renata Piermarini Azambuja, da Nutrition, Health and Wellness Unit da Nestlé Brasil Ltda.

 

PARA SABER MAIS SOBRE OS PRODUTOS MOLICO, CLIQUE AQUI!

 

 

 

 

 

 

NesPLAY

Mude com NesPLAY

Para estimular um dia a dia mais saudável, o app NesPLAY reúne receitas e atividades divertidas para as crianças e a família mudarem hábitos brincando.