Movimentar-se para não parar

Movimentar-se para não parar

 

 

Quando nos exercitamos regularmente, essa engenhosa máquina que é o nosso corpo funciona melhor. É uma relação recíproca de amor – movimentamos o corpo e ele retribui com mais equilíbrio em inúmeros processos. Isso aparece tanto nos resultados de exames de saúde quanto em nossa disposição, vitalidade e bom humor.

 

Para que os resultados de nossos esforços sejam ainda melhores, são necessários alguns cuidados. A prática de exercícios físicos precisa ser feita com acompanhamento para evitar problemas como artrose, que pode ocorrer por diversos motivos, alguns devido ao nosso envelhecimento natural do corpo ou, em outros casos, até por conta da prática de exercícios de alto impacto, por exemplo. A alimentação nesse caso também é fundamental, especialmente no que diz respeito à ingestão de proteínas. O consumo diário de proteínas para adultos jovens deve ser de 1 grama de proteína por quilo de peso corporal. Ou seja, um adulto que pesa 70 quilos deve consumir cerca de 70 gramas de proteínas por dia. Não devemos esquecer, é claro, que há outras necessidades alimentares para potencializar nosso desempenho, e por isso uma alimentação equilibrada é fundamental.

 

O colágeno é a proteína mais abundante na parte que dá estrutura e proteção as nossas células, chamada matriz extracelular. Por isso, a suplementação com proteínas e peptídeos de colágeno é importante não apenas para fortalecer os músculos, mas também para ajudar na recuperação muscular depois da prática de exercícios, onde também temos perdas. Dessa forma, podemos praticar nossa atividade física preferida de maneira contínua, fortalecendo esse hábito e alcançando melhores resultados. Como o colágeno também beneficia a saúde dos ossos e articulações quando envelhecemos, a suplementação desse nutriente auxilia de uma maneira ainda mais completa a garantir essa reposição – afinal, são os ossos e articulações que “sustentam” os músculos.

 

Na busca pela saúde, beleza e equilíbrio; exercícios, alimentação e a suplementação adequada desses nutrientes chave, fazem toda a diferença. A gente enxerga não apenas no espelho, mas em todos os movimentos da vida (dos grandes aos pequenos).

 

Fonte: Vanessa Suzuki, Mestra em Ciências da Saúde, Especialista em Nutrição Clínica e Estética, Nutricionista.

 

Referências

 

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