Ginástica Cerebral

Ginástica Cerebral

 

 

Ômega 3 faz bem ao cérebro


O cérebro é o órgão mais importante do nosso corpo. É ele que comanda a capacidade de pensar, agir, tomar decisões, lembrarmos de alguma situação… É possível manter o seu bom funcionamento a partir de hábitos saudáveis – entre eles, a alimentação.

 

Sabemos que existem nutrientes e compostos presentes em determinados alimentos ajudam a retardar o processo natural de envelhecimento do cérebro, garantem o bom funcionamento da memória e protegem o cérebro de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.

 

Como este importante órgão é composto por uma alta quantidade de gordura, alimentos ricos em Ômega 3, por exemplo, são essenciais para turbiná-lo.

 

“O ômega 3 participa da composição das células do nosso cérebro. Contém três ácidos graxos essenciais: ALA (Ácido alfa-linolênico) EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosaexaenoico). É importante consumi-lo porque o ômega 3 não é produzido pelo corpo, e assim deve estar presente na nossa alimentação diária. O EPA e o DHA são particularmente importantes para a manutenção da função cerebral”, diz Sílvia Calil, nutricionista especializada em alimentos para o cérebro.

 

Segundo a especialista, estas gorduras promovem a formação de novas células cerebrais, auxiliam na produção das membranas celulares e aumentam sua fluidez. Com isso, o cérebro fica mais apto a receber e processar novas informações.

 

De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3 pode retardar o processo de envelhecimento do cérebro e desenvolver capacidades, como a memória.

 

O resultado da pesquisa mostrou que pessoas com um consumo reduzido do ômega-3 possuem um volume cerebral menor – equivalente a 2 anos de envelhecimento estrutural.

 

O resultado da pesquisa mostrou que pessoas com um consumo reduzido do ômega-3 possuem um volume cerebral menor – equivalente a 2 anos de envelhecimento estrutural.

 

Estudos do LifeBridge Health Brain & Spine Institute de Baltimore, nos EUA, também demonstraram as propriedades neuroprotetoras do ômega-3, protegendo contra o declínio mental e diminuindo risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

 

E onde encontrar esses compostos na nossa alimentação diária? Apresentamos aqui alguns alimentos que possuem uma alta concentração desses ácidos graxos, acarretando uma alimentação saudável – não só ao corpo, mas também ao cérebro.

 

  • Peixes: A ingestão de peixes é fundamental para a manutenção da memória e a capacidade de concentração. Para potencializar seu resultado, utilizar óleo de coco para o seu preparo também é uma boa alternativa – uma vez que é uma grande fonte de energia. A maior concentração está em peixes como salmão, atum, sardinha, tilápia, anchova, cavalinha.

  • Oleaginosas: As oleaginosas possuem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do cérebro. Além de ser uma grande fonte de Ômega 3 e antioxidantes, possuem vitamina E, responsável pela melhoria em nossa capacidade cognitiva. Estão presentes nas nozes, castanhas e amêndoas.

  • Sementes: Sementes como chia e linhaça têm alta concentração de ômega-3 e antioxidantes, auxiliando no processo de renovação celular e protegendo contra o envelhecimento cerebral.

  • Óleos Vegetais: Ingerir alimentos com óleos vegetais, como o azeite e o óleo de canola, também ajudam a potencializar a presença do ômega-3 no corpo, devido à sua alta concentração.

  • Folhas verdes escuras: São uma ótima opção de fonte vegetal do ômega-3; folhas verdes contêm grande quantidade de vitamina K e antioxidante, que ajudam a fortalecer a capacidade cognitiva. As folhas do espinafre ou da couve são ricas em nitratos, compostos que ajudam na circulação sanguínea, levando uma boa oxigenação ao cérebro.

  • Bebidas com ômega 3: Outra alternativa interessante para variar na alimentação são as bebidas com adição de ômega 3. São opções práticas, saborosas e ajudam a garantir a ingestão de diferentes nutrientes que muitas vezes não conseguimos consumir ao longo do dia e são essenciais para nossa saúde.

Lata Molico Ômega 3

Uma ótima opção é o novo Molico Ômega 3. Além de ajudar a restaurar os nutrientes que os adultos perdem diariamente, graças ao seu exclusivo mix de vitaminas e minerais, ele é também fonte de ÔMEGA 3 – nutriente essencial que, aliado a uma alimentação balanceada, contribui para manter sua mente ativa e focada para você viver na sua melhor versão.

 

FONTE: Silvia Calil, Nutricionista especializada em alimentos para o cérebro