Aveias Nestlé
Aveias Nestlé

Aveias Nestlé

Fonte de Fibras para toda a família.

Faz bem saber

Quais são os benefícios aveia?

A aveia é um tipo de cereal integral e oferece muito mais nutrientes do que os grãos refinados. Além de conter na sua composição antioxidantes, vitaminas, minerais e proteína, é naturalmente fonte de fibras.
A fibra proveniente da aveia pode ajudar no controle da saciedade, melhorar o funcionamento intestinal, controle glicêmico e controle do colesterol.  Além disso, a aveia é um dos poucos alimentos que possui um tipo de fibra solúvel, a beta glucana, que pode auxiliar na redução do colesterol. Seu consumo deve estar associado à uma alimentação equilibrada e baixa em gorduras saturadas e hábitos de vida saudáveis.

Quais são os nutrientes da aveia?

A Aveia contém alguns nutrientes como: antioxidantes, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, magnésio, ferro, zinco e fibras insolúveis e solúveis (beta glucana), e que podem estar relacionados com benefícios ao nosso organismo quando associados com uma alimentação equilibrada.

Porque uma aveia é farelo e outra é flocos? Qual a diferença?

O grão da aveia é composto por três partes: farelo, endosperma e germe. O farelo de aveia é obtido da casca dos grãos de aveia, que possui as maiores concentrações de fibra solúvel (beta glucana). Já os flocos de aveia são feitos por meio dos grãos de aveia inteiros, que são prensados até adquirirem um formato achatado. Os flocos de aveia podem ser encontrados nas versões fina e grossa e podem ser consumidos tanto in natura como adicionados a iogurtes, sucos, vitaminas, sopas e frutas.

Além da ausência do glúten, qual a diferença da aveia orgânica para a aveia tradicional?

A principal diferença entre um produto orgânico ou não, está no processo de validação de toda cadeia orgânica. Existe para isso, uma norma (N° 18, de 28 de maio de 2009), que define como é o processo para validação de um produto orgânico. Desde o campo, o produtor rural não pode usar agrotóxicos, pesticidas, etc.  Para o início da fabricação do produto, existe também uma série de normas e padrões que devem ser seguidos (para garantir que não haverá contaminação cruzada com outro alimento que não tem tratamento de orgânico em linha).

Porque essa aveia é orgânica? Não tem nenhum tipo de agrotóxico? Ela pode ser transgênica?

A aveia orgânica, é um produto convencional, porém certificado pelo sistema orgânico de produção. O cultivo da aveia orgânica é feito apenas com recursos próprios da natureza, preservando a biodiversidade do planeta.

De acordo a norma N° 18, de 28 de maio de 2009, não podemos afirmar com 100% de certeza que os produtos orgânicos estão isentos de contaminação, pois mesmo que a produção tenha sido realizada sem agrotóxicos, o produto colhido pode ter sido contaminado pela água de irrigação, chuva, vento, através de resíduos já existentes no solo ou por insumos usados.

O controle de pragas é feito através de um manejo diferenciado (controle biológico, onde o produtor adiciona insetos que vão se alimentar daqueles que causariam prejuízos para lavoura, ou seja, equilibra a cadeia biológica.

Produto orgânico, não pode ser transgênico, produto GMO free (sigla de Organismos Geneticamente Modificados, organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas, como a cor, tamanho etc).

A quantidade de fibras entre a aveia tradicional e orgânica é a mesma?

A quantidade de fibras entre as aveias tradicionais e as orgânicas são as mesmas, o que irá diferenciar é o formato da aveia. Se comparado o farelo de aveia com a aveia em flocos em uma mesma porção, o farelo apresenta maiores concentrações de fibras, inclusive a beta glucana (fibra solúvel).

Como consumir aveia?

A aveia pode ser consumida como mingau, polvilhada acima de frutas, na vitamina de frutas batida no liquidificador ou como ingrediente em receitas doces e salgadas.

Você pode encontrar diversas receitas com aveias no site www.receitasnestle.com.br, e aprender a incluir aveia no seu dia-a- dia.

Quais são as diferenças entre os flocos?

No mercado você pode encontrar vários tipos de aveia: Aveia em Flocos, Aveia em Flocos Finos, Aveia Flocos Grossos (Aveias Prensada), Farelo de Aveia (Oat Bran) e Farinha de Aveia.

As aveias Nestlé apresentam todas as versões exceto Farinha de Aveia, sendo as versões Flocos Grossos e Farelo Orgânicas e sem Glúten.

- Aveia em flocos, flocos grossos e flocos finos: A aveia em flocos é o grão integral prensado, sendo segregado no tamanho onde é feito o corte da aveia, seja ele mais fino como flocos finos e mais grosso como flocos grossos. Por ser inteiramente integral, ele apresenta todos os principais componentes da aveia, como proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

- Farelo de aveia (Oat Bran): O Farelo de Aveia é resultado da extração da parte mais nobre do grão onde possui maiores concentrações de fibra solúvel (beta glucana). O farelo tem menores concentrações de carboidratos e maiores de fibras e proteínas.

- Farinha de Aveia: A farinha de aveia é o tipo com menor valor nutricional comparado aos demais formatos. Ela apresenta apenas a parte interna do grão, onde há maior concentração de açúcares próprios do alimento e carboidratos, com menores concentrações de fibras.

Por que algumas aveias contém glúten e outras não?

Naturalmente as aveias não possuem glúten, porém pode apresentar traços desta proteína durante o processo de produção que normalmente é feito junto ao trigo, adquirindo contaminação cruzada. As novas aveias Orgânicas sem glúten da Nestlé são produzidas em solos separados e transportadas de modo em que não ocorra a contaminação. As versões sem glúten são a Aveia em Farelo (Oat Bran) e Aveia em Flocos Grossos.

Existe diferença no processo de fabricação entre a aveia tradicional e orgânica?

O processo de fabricação de produtos orgânicos, é o processo onde se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não renovável, empregando, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos, a eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização, e a proteção do meio ambiente.

Porque na aveia orgânica flocos grossos a porção é de 30g e na orgânica de farelo a porção é de 10g?

As porções para esses produtos são definidas por legislação específica.

Qual tipo de aveia possui maior concentração de beta glucana e qual versão é a mais rica em nutrientes (vitaminas e minerais).

O Farelo de Aveia, por ser a extração da parte mais nobre do grão, tem concentrações equilibradas de carboidratos e possui maiores concentrações de fibra solúvel (beta glucana). É a versão das aveias mais rica em vitaminas do complexo B, proteína e, além disso, possui antioxidantes, potássio, magnésio, zinco, que podem estar relacionados com benefícios ao nosso organismo quando associados com uma alimentação equilibrada”