História de Leite Moça®

1866

Tudo começou assim

Duas importantes empresas nasciam na Suíça. A Société Nestlé, de Henri Nestlé, para produzir a Farinha Láctea, sua criação. E a Anglo-Swiss Condensed Milk Co., dos irmãos americanos George e Charles Page, para produzir leite condensado. A condensação do leite, pesquisada e obtida nessa ocasião, tinha como propósito conservar o leite in natura para possibilitar seu longo transporte. Afinal, com o crescimento das cidades e o afastamento progressivo dos habitantes das áreas rurais, as distâncias cresciam cada vez mais. Chegando ao consumidor, o leite condensado bebia-se diluído em água.

1890

O leite condensado chega ao Brasil

O produto começa a ser comercializado no Brasil com o nome de Milkmaid.

1921

O Leite da Moça

Início das atividades da Nestlé and Anglo-Swiss Condensed Milk Co. no Brasil, com a inauguração de sua primeira fábrica em Araras (SP). Inicialmente para produzir leite condensado, cujo rótulo estampava a tradicional jovem camponesa suíça, carregando um balde de leite. “La Laitière”, como era chamada, passou a ser identificada, no Brasil, como “a Moça”, e o leite condensado, como o “Leite da Moça”.

1937

Uma marca brasileira

Com a consagração da “Moça” pelos consumidores para identificar o leite condensado da Nestlé and Anglo-Swiss, esta passou, com o decorrer dos anos, a ser sua designação oficial no mercado brasileiro, e a marca começou a ser estampada em rótulo.

1946

Um docinho faz história

O Brigadeiro, nosso tradicional docinho, constituiu-se em um marco importante do uso do Leite MOÇA® em nossa culinária. Conta-se que, em 1945, as eleitoras do Brigadeiro da Aeronáutica Eduardo Gomes, candidato à presidência da República, criaram o doce, misturando Leite MOÇA® com chocolate em pó, a fim de arrecadar fundos para sua campanha. O Brigadeiro perdeu a eleição, mas o outro brigadeiro, o de Leite MOÇA®, foi tornando-se, com os anos, um dos docinhos preferidos de crianças e adultos.

1950

Uso culinário

Leite MOÇA® começou a ser recomendado para uso culinário na preparação de sobremesas e bebidas. Em seu rótulo, lia-se: “Para bolos, tortas, pudins, cremes, sorvetes, balas, biscoitos, recheios. Para tomar com café, chá, ou chocolate, pode ser empregado sem diluir. Com o Leite Condensado MOÇA® e com o café puro concentrado NESCAFÉ®, prepara-se um delicioso café-com-leite: é a combinação perfeita”.

1962

Receitas no rótulo

Iniciou-se uma tradição, das mais queridas e carinhosamente lembradas pelos consumidores, especialmente as donas de casa: a impressão de receitas nos rótulos de Leite MOÇA®. Quantos cadernos de receita não foram organizados com os rótulos cuidadosamente colados? E as primeiras vieram para ficar: o famoso Pudim de Leite MOÇA® e o Doce de Leite de lata, cozido em banho-maria.

1969

Ampla divulgação da marca

Iniciaram-se as grandes campanhas publicitárias, divulgadas por meio dos rótulos, folhetos de receitas, material de ponto de venda, jingles de rádio e comerciais de TV.

1972

Moça® em destaque

Era a hora de dar força e destaque para “MOÇA®” no rótulo, valorizando a marca, assim, o “Leite Condensado MOÇA®” passou a ser “MOÇA® leite condensado”.
E as receitas começavam a prática, que perdurou nas décadas seguintes, de expressar a ocasião: Festas Juninas, Recheios e Coberturas, Festas de Aniversário, Natal.

1980

Moça® em destaque

O agrupamento das receitas por festividade e celebração ganhou força com a campanha que mostrou todo seu vigor nos anos 1980: “Você faz maravilhas com Leite MOÇA®!”. Um de seus desdobramentos acontecia nos famosos concursos culinários realizados nas Feiras de Utilidades Domésticas – as UDs e os vencedores tiveram suas “Receitas Premiadas” impressas nos rótulos.

1998

Ampliação da linha

Com cores vibrantes e tipologia encorpada, foi criado um novo rótulo. A principal modificação apontava, porém, para a introdução da expressão “tradicional” para se contrapor ao Leite MOÇA® com menos teor de gordura, lançado nesse ano.

2003

Bonita e moderna

Olha que Moça! É assim que se alertou para as mudanças ocorridas no rótulo de Leite MOÇA® Tradicional. A camponesa suíça ficou mais moderna, com traços bem definidos. Já a tipologia dos textos ganhou movimento e volume. Modernização que não excluía a confiança na qualidade de quem está “Fazendo maravilhas desde 1921”.

2004

Fale com a Moça

Dando continuidade à modernização, foi criada a nova lata de Leite MOÇA® Tradicional, litografada e em formato anatômico. A campanha de lançamento incluía um novo canal de comunicação com os consumidores, o “Fale com a Moça”, de consultoria culinária por telefone e e-mail.

2010

O Leite MOÇA® se prepara para comemorar em breve seus 90 anos. E neste ano acaba de lançar seu site e entrar nas redes sociais. São novos canais de comunicação vibrantes e instantâneos dos consumidores entre si, e destes com a Nestlé. Por meio dele, você pode mostrar a todos “Tudo o que te deixa feliz de verdade”. É mais um passo na construção da marca como sinônimo da categoria, e que te acompanha “Fazendo maravilhas desde 1921”.

2011

Em comemoração aos 90 anos Leite Moça, é lançado a promoção O Melhor Brigadeiro do Brasil, que premia as melhores receitas feitas pelos nossos consumidores desse docinho que é cara do Brasil e, claro, do Leite Moça.

2013

Em 2013, a inovação continua sendo ingrediente essencial na nossa receita. Neste ano, Leite Moça além de lançar dois novos sabores da linha de docinhos - Morango Cremoso e Galak, lança também as latas de Leite Moça 1 embalagem faz 2 receitas, deixando a sua vida ainda mais prática e gostosa.

2014

Nova lata abre fácil

Atendendo a pedidos das consumidoras, Leite MOÇA® volta a inovar e relança a sua lata, deixando-a mais moderna e prática. Uma lata muito mais fácil de abrir e muito mais rápida para saborear, que também vai bem na panela de pressão para fazer aquele doce de leite.

Topo

Compartilhe

Compartilhe no Google+