Doce notícia

lala
individuos doce noticia

Cientistas da Nestlé descobrem como manter o mesmo sabor com menos açúcar

Cientistas da Nestlé conseguiram chegar ao mesmo sabor do chocolate, mas com menos açúcar na composição por meio da alteração da estrutura do produto, fazendo com que ele dissolva mais rápido na língua. O resultado é a praticamente a mesma percepção de doçura, mas com uma quantidade menor de açúcar.

Não há adoçantes artificiais nem os extratos de planta envolvidos, apenas uma nova versão do ingrediente. O processo pode ser comparado com o ato de tornar os cristais de açúcar ocos em vez de sólidos. Como acontece em frutas, como a maçã, por exemplo. Se olhar para a fruta com um microscópio eletrônico, é exatamente o que se vê: uma estrutura cheia de cavidades, picos e densidades. Então, ao reproduzir essa característica, a empresa foi capaz de reproduzir as mesmas sensações.

O sucesso tecnológico tem grande impacto para o consumidor, em uma época em que muitas pessoas estão procurando reduzir sua ingestão de açúcar. Assim, a Nestlé pode administrar a doçura em seus produtos de forma totalmente nova.

A Nestlé está patenteando o novo processo e planeja introduzi-lo no segmento de confeitos em 2018. O açúcar estruturado foi descoberto e desenvolvido por cientistas da empresa que trabalham nas instalações de pesquisa e desenvolvimento na Suíça e no Reino Unido.

Compromissos com a saúde

indivíduos doce notícia

O trabalho ajudará a empresa a cumprir com seu compromisso de reduzir o açúcar em seus produtos. A Nestlé vem cortando o açúcar de seus produtos desde 2007, quando introduziu uma política global de redução de açúcar. No final de 2015, já tinha reduzido o conteúdo de açúcar em 18.000 toneladas de produtos.

Nesquik, marca de leite em pó aromatizado, é um exemplo do que já foi alcançado neste período. Em 2015, o conteúdo de açúcar de Nesquik já tinha sido reduzido em 15% no sabor original chocolate e 27% no sabor morango. Agora, novas reduções foram anunciadas.

Nesquik Less Sugar, que contém apenas 3,4 gramas de açúcar será lançado no Reino Unido em 2017, e a versão com menor teor de açúcar estará disponível nos Estados Unidos no ano seguinte.

No Brasil, já é possível encontrar produtos com redução de açúcar, como o Nescau 3.0, que contém mais fibra em sua composição, com o mesmo sabor de Nescau.

Histórias relacionadas