Zero água

Nestlé Faz Bem
planeta-historias-zero-agua1

Nestlé prova que é possível uma fábrica funcionar só com água de reuso.

Imagine o quanto é usado de água em todos os processos de produção dentro de uma fábrica. Agora imagine que é possível mantê-la funcionando sem extrair uma gota de água da natureza. No Brasil há duas fábricas que não usam água durante a produção. O líquido necessário vem de um lugar pouco provável para algumas pessoas: do leite.

A fábrica de cápsulas Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros (MG) foi estrategicamente construída ao lado da fábrica de Leite Moça. No processo de fabricação de leite condensado, o leite é aquecido e acaba evaporando. Esse vapor é condensado e se torna líquido novamente. O volume de água extraída do leite é o suficiente para abastecer a fábrica de cápsulas e ainda sobra para devolver para a fábrica vizinha.

planeta-historias-zero-agua2

O mesmo acontece com a fábrica de Palmeiras das Missões (RS), responsável por preparar o leite recebido pelos fornecedores e enviar para a fábrica de Carazinho (RS), especializada na produção de produtos lácteos. Após passar por um rigoroso processo de tratamento, a água de reuso é usada para resfriar torres, aquecer caldeiras, limpar, ajudar no processo de resfriamento, entre outras necessidades da fábrica.

Com o aproveitamento total ou parcial da água, as fábricas da Nestlé evitaram extrair da natureza quase 680 milhões de litros de água em 2017, volume que abasteceria uma cidade de 12.000 habitantes durante o período.