Zero água

lala
planeta-historias-zero-agua1

Nestlé prova que é possível uma fábrica funcionar só com água de reuso.

Imagine o quanto é usado de água em todos os processos de produção dentro de uma fábrica. Agora imagine que é possível mantê-la funcionando sem extrair uma gota de água da natureza. A Nestlé tem duas fábricas "zero água", que usam a água extraída do processo de evaporação, condensação e tratamento do excesso de líquido retirado do leite.

A fábrica em Palmeiras das Missões (RS) é a responsável por preparar o leite recebido pelos fornecedores e enviar para a fábrica de Carazinho (RS), especializada na produção de produtos lácteos. No processo, o leite é aquecido e acaba evaporando. Esse vapor é condensado e se torna líquido novamente. Após passar por um rigoroso processo de tratamento, a água de reuso é usada para resfriar torres, aquecer caldeiras, limpar, ajudar no processo de resfriamento, entre outras necessidades da fábrica.

planeta-historias-zero-agua2

O mesmo acontece com a fábrica da Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros (MG), onde 100% da água usada em suas instalações vem da fábrica de Leite Moça vizinha. Sua construção foi estrategicamente pensada para que isso fosse possível.

Com o aproveitamento total ou parcial da água de reúso, 8 fábricas da Nestlé deixaram de extrair da natureza 440 milhões de litros de água no ano.