Nutrição, água e desenvolvimento rural

Nestlé Faz Bem

A comissão do Prêmio Criação de Valor Compartilhado da Nestlé anunciou os seis finalistas que concorrem a um prêmio de CHF 500.000 (cerca de R$ 1.6 milhão) que irá ajudar a ampliar a iniciativa vencedora, causando um impacto duradouro na vida das pessoas.

Criado há oito anos, o prêmio apoia empreendedores sociais que abordam problemas relacionados a nutrição, água ou desenvolvimento rural. Para o prêmio de 2018, a Nestlé realizou uma parceria com a Ashoka, a principal rede mundial de empreendedores sociais.

Entre os finalistas, há ações no Quênia, Uganda, Filipinas, Egito, Brasil e Peru. São projetos que envolvem sustentabilidade e desenvolvimento de regiões pouco abastadas pelo mundo.

Os seis finalistas serão convidados a vir para o Brasil em março para participar do Bootcamp de Criação de Valor Compartilhado, onde terão a  oportunidade de encontrar com mentores e participar de workshops para fortalecer suas iniciativas e trabalhar desafios de impacto em escala, aumento de investimento e criação de mudanças sistêmicas.

Os finalistas apresentarão suas ideias para o Conselho de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé e o anúncio do vencedor será feito no dia 16 de março, durante o Fórum de Criação de Valor Compartilhado.

Conheça mais sobre as iniciativas que vão causar impactos positivos e duradouros na vida das pessoas:

 

Projeto: Maji Mamas

Projeto Mamamaji

Categoria: Água

Descrição: Ajudar mulheres quenianas carregadoras de água a se tornarem provedoras de água de forma sustentável

Que problema quer resolver: As mulheres quenianas sacrificam tempo, educação, ganhos e seu corpo para a coleta de água, que compromete de 4 a 8 horas de seus dias. A iniciativa prevê mudar essa realidade e transformar essas mulheres em empreendedoras sociais por meio de treinamentos, acesso à tecnologia e suporte de como desenvolver o negócio. Saiba mais:

https://network.changemakers.com/challenge/creatingsharedvalue/expert-review/maji-mamas-women-turning-the-burden-of-water-collection-into-the-opportunity-of-a-lifetime



Projeto: The KadAfrica Experience

Projeto KadAfrica

Categoria: Desenvolvimento Rural

Descrição: Uma solução de ponta a ponta para meninas fora da escola se tornarem motores da economia em suas comunidades através do agronegócio.

Que problema quer resolver: Menos de 50% das meninas de Uganda terminam a escola primária e menos de 1% termina o ensino médio nas áreas rurais. Com a prevalente gravidez na adolescência e a maior taxa de HIV / AIDS em todo o país, a população de meninas está vulnerável a comportamentos de risco, como o sexo ou casamento antecipado. O projeto quer capacitar essas garotas através de um programa de treinamento chamado KadAfrica Experience, provendo conhecimento, habilidades e recursos para começar suas próprias fazendas de maracujá sustentáveis. Saiba mais:

https://network.changemakers.com/challenge/creatingsharedvalue/expert-review/the-kadafrica-experience-creating-shared-value-through-a-girl-powered-passion-fruit-value-chain-in-western-uganda



Projeto: Empoderamento de pescadores para proverem frutos do mar de forma sustentável

Projeto Empoderando-Pescadores

Categoria: Desenvolvimento Rural

Descrição: A FCI (Fishers & Changemakers Incorporated) aumenta o rendimento das famílias de pesca ao capacitá-las como produtoras de frutos do mar secos de forma sustentável.

Que problema quer resolver: Apesar da pescaria gerar milhões de dólares em receita nas Filipinas, quase 2 milhões de pescadores vivem na pobreza. Os intermediários compram os produtos a preços significativamente abaixo do preço de mercado e, apesar dos dias de trabalho de 12 a 16 horas, os pescadores ganham menos de US$ 3 por dia, em média. Para ganhar a vida, eles recorrem a práticas de pesca ilegais. O projeto consiste na compra dos produtos a preço justo e ensina os pescadores a processarem os frutos do mar secos e embalá-los e comercializá-los. Saiba mais:

https://network.changemakers.com/challenge/creatingsharedvalue/expert-review/balangay-a-journey-with-fishers-organization-for-sustainable-fishing-and-creating-worldclass-seafood-products



Projeto: Mumm

Projeto - Mumm

Categoria: Nutrição

Descrição: Uma plataforma on-line e um serviço de entrega que liga cozinheiros e clientes famintos, substituindo junk food por algo nutritivo

Que problema quer resolver: O Egito tem o maior percentual de adultos obesos no mundo, 35%, 19 milhões de egípcios, além de 3,6 milhões de crianças são consideravelmente acima do peso, 27% das crianças têm anemia. Um dos fatores que contribuem para isso é que os consumidores egípcios e as famílias enfrentam o paradoxo de pedir fast food ou alimentos nutritivos caros. As famílias não têm tempo para cozinhar boa comida ou o conhecimento das questões que ameaçam a vida da junk food. O projeto fornece alimentos nutritivos sem comprometer o gosto e oferece acessibilidade e conveniência de entrega. Saiba mais:

https://network.changemakers.com/challenge/creatingsharedvalue/expert-review/mumm



Projeto: Produção de café em sistemas agroflorestais por agricultores familiares no Amazonas: um caminho contra o desmatamento no sul do Estado

Projeto Produção-de-Café

Categoria: Desenvolvimento Rural

Descrição: Estabelecimento de arranjo produtivo local para a produção de café em agrofloresta, conferindo viabilidade social, ambiental e econômica.

Que problema quer resolver: Apuí, cidade localizada no extremo sul do Amazonas, é estratégica para barrar o avanço da fronteira agropecuária extensiva para dentro do bloco da floresta Amazônica. Apesar de possuir o segundo maior rebanho e a terceira maior área desmatada do Estado, é também uma região onde ainda há 96% de cobertura florestal remanescente e carente de práticas sustentáveis, tudo isso em área do projeto de assentamento JUMA, maior da América Latina. Desta maneira, a adoção de sistemas agroflorestais de base agroecológica vem se mostrando uma estratégia que reduz custos e contribui efetivamente para a melhoria da produção, da vida dos agricultores familiares e para a conservação ambiental da região. O Café Agroflorestal Apuí simboliza uma forma sustentável de produção que prioriza a interação entre um sistema produtivo e floresta. Saiba mais. 

https://network.changemakers.com/challenge/creatingsharedvalue/refining/producao-de-cafe-em-sistemas-agroflorestais-por-agricultores-familiares-no-amazonas-um-caminho-contra-o-desmatamento-no-sul-do-estado

Projeto: Nenhum sonho é muito grande

Projeto - Nenhum Sonho é Muito Grande

Categoria: Desenvolvimento Rural

Descrição: Melhorar as oportunidades e o desenvolvimento de renda sustentável para comunidades em extrema pobreza nos Andes, no Peru.

Que problema quer resolver: Mais de 1 milhão de pessoas vivem em extrema pobreza em comunidades rurais nos Andes, no Peru. Falta oportunidades para desenvolver uma renda sustentável, principalmente por causa da geografia áspera da região, algo que afeta principalmente as jovens mulheres das comunidades. O projeto quer desenvolver a produção sustentável de musgo branco (sphagnum moss), produto de valor anteriormente desconhecido pelas comunidades. O produto é versátil e exportado. Saiba mais.
https://network.changemakers.com/challenge/creatingsharedvalue/expert-review/ningun-sueno-es-demasiado-grande

Histórias relacionadas