Seu filho come de tudo?
voltar

Seu filho come de tudo?

A resistência das crianças em experimentar alguns tipos de alimentos costuma ser comum em determinadas idades e pode causar grande preocupação entre os pais.

Os alimentos que costumam ser mais rejeitados são aqueles dos grupos dos legumes, verduras e frutas, fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento adequados das crianças. Entretanto, outros itens importantes, como leite, queijo ou iogurte, também podem ser recusados.

Dica: evite disfarçar os alimentos rejeitados, pois a criança precisa reconhecer o que está consumindo e aprender a identificar texturas e sabores. Veja como é possível oferecer preparações diversificadas no dia a dia.

Verduras e legumes

Durante as refeições, inclua opções que podem ser consumidas com as mãos, como cenourinha baby, espiga de milho, palmito cortado em rodelas, tomate cereja, erva-doce e pepino fatiados na forma de palitos. Use a criatividade e lembre-se de lavar bem as mãos.  Prepare uma omelete colorida, adicionando cenoura ralada e folhas verde-escuras cortadas bem fininhas.

Na hora do lanche, peça a ajuda do seu filho para enrolar um wrap de pão de forma integral ou lavar as verduras, por exemplo.

Frutas

Os espetinhos de frutas são um sucesso entre as crianças, além de serem fáceis e práticos de preparar. Basta intercalar morangos, uvas, rodelas de banana, gomos de mexerica e pedacinhos de maçã, por exemplo. O segredo é deixar os espetinhos bem coloridos e atrativos.

Outra dica é montar uma salada de frutas com as variedades de que seu filho mais gosta. Aproveite para diversificar bastante, incluindo mamão, abacaxi, laranja, pera, manga e frutas regionais.

Leite e derivados

Convide seu mestre-cuca para preparar uma minipizza feita com massa integral e queijo muçarela. Ele pode usar a criatividade para deixar a receita ainda mais gostosa e equilibrada, acrescentando rodelas de tomate e ervilhas frescas, por exemplo.

Seu filho também vai adorar montar uma "supertaça" de café da manhã. Basta usar um copo alto e transparente e intercalar camadas de iogurte, frutas picadas e o cereal matinal integral favorito. Fica irresistível!

Lembre-se de que é importante dar o exemplo. Os pais devem sentar-se à mesa com os filhos e desfrutar da refeição em família.

Nescau® - Dra. Maria Fernanda Elias

Escrito pela

Dra. Maria Fernanda Elias