A Nestlé tem uma equipe de agrônomos que atende e oferece capacitação aos trabalhadores rurais, ajudando essas pessoas a aumentarem sua renda e incentivando sua permanência no campo. Os grãos são comprados de mais de 600 produtores no Brasil, todos com certificados em quesitos de sustentabilidade. E para ajudar ainda mais, 20 milhões de mudas para plantio foram subsidiadas, diminuindo os investimentos das famílias e aumentando seus ganhos.
NESCAFÉ PlanCom o propósito de garantir a produção sustentável do café verde no longo prazo, de ter a certeza que os cafeicultores se desenvolvem profissionalmente e assegurar a alta qualidade de NESCAFÉ em todo o mundo, a Nestlé criou o Programa NESCAFÉ Plan em 2010. O projeto, que é global, visa ajudar a garantir que os amantes de café nunca tenham que acordar sem sua bebida favorita.
O NESCAFÉ Plan tem entre seus objetivos introduzir padrão de qualidade e sustentabilidade, se fazer presente em todas as etapas da produção, por meio da capacitação e do apoio técnico ao produtor rural, desenvolver técnicas gerenciais nas fazendas, maximizar os recursos e tornar o negócio cada vez mais próspero para gerações futuras, transformar a cadeia produtiva, melhorando a qualidade do café e a renda do produtor, e reduzir os impactos no meio ambiente.
NESCAFÉ Plan no BrasilNo Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais as atividades de adequação aos princípios de produção sustentável e de acompanhamento da produção nas propriedades rurais são desenvolvidas por técnicos agrícolas, num sistema de compra e criação de valor compartilhado chamado Farmer Connect.
O programa está em expansão no Estado, onde conta com a adesão de mais de 600 produtores e se estende por 30 municípios no Espírito Santo e Bahia e 1 município em Minas Gerais.
Além de treinamentos e visitas técnicas, o apoio da Nestlé e seus parceiros também se dá por meio de incentivos como pagamento de prêmio por saca de café produzida dentro dos padrões do código comum da comunidade cafeeira, conhecidos também por 4C.
Os agricultores passam por sessões de treinamento, instalação de fossas sépticas, distribuição de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), instalação de depósitos de agrotóxicos, proteção de nascentes de água, entre outros.
Em Minas Gerais a implementação do programa, dentro dos padrões do código 4C, é feita pelo técnico agrícola do parceiro (cooperativa), sob monitoramento da Nestlé. As adequações ao 4C são financiadas por parte do prêmio que a Nestlé paga por saca de café, a exemplo do que ocorre no Espírito Santo.
Desde que o programa foi implementado no país, a Nestlé já subsidiou a venda de 20,9 milhões de mudas de qualidade para agricultores, a fim de impulsionar a renovação das lavouras antigas por novas, com maior produtividade, menor necessidade hídrica e maior resistência a pragas, resultando no aumento da renda gerada pela eficácia da produção.
Gerando renda no campoGarantir que existam empregos no futuro não significa simplesmente ajudar os agricultores a produzir mais café em um prazo menor. Significa fazer com que o cultivo do café seja uma profissão de que as pessoas se orgulhem e repassem para os filhos.
Ajudar os cafeicultores a aumentar sua eficiência, reduzir seus custos e melhorar a qualidade de suas colheitas faz com que sejam menos afetados pelas flutuações de preço naturais do mercado de café, o que ajuda a mantê-los longe da pobreza.
Meio AmbienteNescafé promove a agricultura sustentável, ensinando os agricultores técnicas de irrigação mais eficientes e métodos agrícolas sustentáveis, que proporcionem aos fornecedores melhor rendimento das safras e renda mais alta.
Com base no NESCAFÉ Plan, especialistas em agricultura experientes estão trabalhando para combinar métodos científicos modernos com a sabedoria tradicional dos agricultores. Dessa forma, os agricultores recebem a ajuda de que precisam para conservar os recursos naturais, proteger os ecossistemas, melhorar a qualidade e diversificar.
Criando Valor CompartilhadoNós não apenas comprarmos café dos agricultores através de comerciantes, nós os ajudamos a crescerem seus negócios e, ao fazer isso, ajudamos a garantir que NESCAFÉ permaneça sempre disponível e seja acessível para apreciadores de café.
Ser um líder global traz não só um dever para operar de forma responsável, mas também uma oportunidade para criar valor positivo a longo prazo para a sociedade, o que chamamos de Criação de Valor Compartilhado.