Confira três maneiras de fazer crianças e adolescentes se alimentarem melhor
Fazer boas escolhas nutricionais pode colocar a família no rumo da boa saúde. Além de ajudá-la a se manter saudável, uma dieta nutritiva ajuda no crescimento, fortalece o sistema imunológico e aumenta os níveis de energia, além de melhorar o humor e o desempenho na escola e no trabalho.
Siga as dicas para promover uma alimentação saudável para os pequenos
1 – Bebês e crianças pequenas
Para ajudar seus filhos a terem uma vida inteira de bem-estar, comece com bons hábitos alimentares durante a gravidez – e então continue a fazer escolhas nutritivas para seu bebê. O leite materno é o alimento ideal para os bebês.
Por volta dos seis meses de idade, os bebês geralmente estão prontos para experimentar alimentos sólidos. Dar cereais infantis fortificados com ferro é uma ótima maneira de você ajudar seu bebê a satisfazer suas necessidades de ferro. Adicione frutas e legumes, um de cada vez, com um espaço de alguns dias entre a introdução de cada novo alimento.
2 – Lugar de criança é na cozinha, sim
Pais e responsáveis são espelhos para as crianças, por isso, leve os pequenos à cozinha para que vejam que você come muitas frutas, verduras e cereais integrais – e poucos alimentos doces, salgados ou gordurosos. Explique por que leite ou água são opções melhores do que bebidas açucaradas. Convide seus filhos a irem fazer compras, planejar refeições e cozinhar com você.
Não consegue fazer seus filhos experimentarem novos alimentos? Não desista. As pesquisas mostram que as crianças pequenas precisam experimentar uma verdura umas 10 vezes antes de aprenderem a gostar dela.
3 – Adolescentes
Torne o hábito de comer de forma saudável mais fácil para eles. Estoque alimentos simples e apetitosos – desde verduras e frutas em pedaços a smoothies, wraps integrais, sopas e sanduíches. Para que uma bebida satisfaça e tenha a aprovação dos adolescentes, além de fornecer muitas proteínas, opte por leite achocolatado que oferece nove nutrientes essenciais, inclusive vitamina D, cálcio e potássio.
Fiquem atentos para padrões de alimentação pouco saudáveis e seja sensível às preocupações com a imagem corporal, comum na idade. Continue a oferecer refeições familiares positivas e relaxadas.