Produtores de Café

O relacionamento da Nestlé com seus fornecedores se baseia nas orientações dos Princípios de Compra Nestlé. Este documento estabelece os padrões de qualidade necessários às matérias-primas, além das condutas éticas esperadas dos fornecedores em relação a temas como meio ambiente e discriminação, entre outros.

A empresa orienta sua relação com os parceiros comerciais em concordância com as regras estabelecidas pela Câmara Internacional de Comércio.A Nestlé também exige de seus fornecedores o cumprimento das diretrizes internacionais que tratam do assunto. Na condição de fornecedora, a empresa cumpre fielmente esses conceitos e práticas.

Programas

Nescafé Plan

No campo, a Nestlé desenvolve, desde 2011, o programa NESCAFÉ Plan, com o propósito de garantir a produção sustentável do café verde no longo prazo, para fomentar o desenvolvimento profissional dos produtores locais e assegurar a alta qualidade do produto atendendo especificações de sustentabilidade. Em linhas gerais, o Nescafé Plan tem os seguintes objetivos: Introduzir um padrão de produção responsável ao longo da cadeia produtiva do café por meio do Código Comum para a Comunidade Cafeeira (4C); Estar presente em todas as etapas da produção, por meio da capacitação e do apoio técnico ao produtor rural; Aprimorar técnicas gerenciais nas fazendas para maximizar os recursos e tornar o negócio cada vez mais próspero para gerações futuras; Transformar a cadeia produtiva, melhorando a qualidade do café e a renda do produtor; Melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais e de suas famílias e engajá-los com os princípios da empresa; Criar transparência no negócio da cadeia como um todo; E reduzir os impactos no meio ambiente. As unidades 4C criadas pelo programa envolvem todos os participantes da cadeia do café que tenham contato com a matéria-prima, incluindo produtores, transportadores e comerciantes. Atualmente, a Nestlé Brasil possui 3 unidades 4C de café Conilon, compostas por 735 produtores, em 20 municípios do Espírito Santo e 8 municípios da Bahia. Desde que o programa foi implementado no País, a Nestlé já fomentou a distribuição de 21 milhões de mudas de qualidade para agricultores, a fim de impulsionar a renovação das lavouras antigas por novas, com maior produtividade, menor necessidade hídrica e maior resistência a pragas, resultando no aumento da renda gerada pela eficácia da produção.

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Nespresso AAA

Com uma estratégia de sustentabilidade própria (The Positive Cup), sintonizada aos preceitos de Criação de Valor Compartilhado, a marca de café premium da Nestlé S.A. mantém em nível global o AAA Sustainable Quality Program, uma iniciativa em parceria com a Rainforest Alliance para aprimorar a qualidade da matéria-prima adquirida pela empresa e estimular boas práticas socioambientais dentro da cadeia de fornecimento. O The Positive Cup tem por missão criar impactos positivos em toda a cadeia de valor, incluindo produção, consumo e pós-consumo de cafés, com ênfase na análise do ciclo de vida dos produtos em diversas frentes – como o alumínio utilizado em cápsulas e os processos de reciclagem e destinação final de resíduos, assim como os impactos das mudanças climáticas sobre a estratégia de produção da Nespresso. No escopo dessa iniciativa, o programa AAA contempla auditorias, visitas técnicas e análises focadas em temas ambientais (uso da água, por exemplo), econômicos, operacionais (produtividade) e sociais e de direitos humanos (como prevenção de não conformidades trabalhistas). No Brasil, 2.000 fazendas passaram por essa avaliação, representando mais de 30% do volume de café adquirido para Nespresso no mundo.

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