Nossa História

Fundada em 1987, a instituição foi nomeada como Fundação Nestlé de Cultura e tinha como objetivo ser responsável pelas ações sociais e culturais da Nestlé no Brasil. A partir de 2006, passou a se chamar Fundação Nestlé Brasil. Conheça os principais projetos desenvolvidos ao longo desses anos de atuação:


Cultura


Antes mesmo da criação da Fundação, a Nestlé já investia em projetos culturais. Em 1982 houve o lançamento da Bienal Nestlé de Literatura Brasileira, evento com a finalidade de incentivar o surgimento de novos escritores no cenário literário nacional e fomentar a produção dos escritores contemporâneos. A bienal teve, ao todo, cinco edições (de 1982 a 1991) e também visou homenagear os grandes autores já consagrados.


Em 1993 foi realizado o Encontro Nestlé de Cultura e a partir de 1994 a Bienal se transformou em Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira, tendo mais quatro edições (1994, 1997, 2005 e 2006). O Prêmio era um concurso como a Bienal, no entanto, apenas o primeiro colocado de cada gênero era premiado e pessoas desvinculadas do meio literário passaram a compor o júri.


Em 1999, a Fundação lançou o Concurso Cultural Viagem NESTLÉ pela Literatura destinado às escolas de Ensino Médio. Apoiados por um Roteiro Cultural, os alunos realizavam trabalhos multidisciplinares e criavam um texto literário. O concurso teve sete edições: de 1999 a 2006 e reconheceu alunos e professores com prêmios em dinheiro e livros.


Alimentação Saudável


Também em 1999, houve o lançamento do Nutrir Crianças Saudáveis. O programa nasceu como uma iniciativa social da Fundação Nestlé, com o apoio de colaboradores voluntários.


O programa atuava na disseminação de conhecimento para auxiliar na promoção de hábitos mais saudáveis a partir da alimentação balanceada combinada com a prática de atividade física e ao longo do tempo o programa amplificou sua atuação, com três frentes distintas:


  • Nutrir nas Escolas – executado em parceria com secretarias municipais de educação, abrangia a capacitação de profissionais de escolas públicas em educação alimentar e nutricional e prática de atividades físicas, e oficinas culinárias para as cozinheiras.
  • Nutrir na Comunidade – este braço do Nutrir foi realizado em parceria com ONGs e disseminava temas de nutrição e incentivo à prática de exercícios físicos em comunidades a partir de uma equipe multidisciplinar que fazia acompanhamento nutricional e aconselhamento individual, conforme o perfil de cada criança atendida.
  • Voluntariado – realizado por colaboradores da Nestlé em dezenas de grupos de voluntários ao redor do Brasil para promover ações de estímulo à alimentação saudável e a prática de exercício físico entre crianças e adolescentes em instituições sociais.

Durante os 18 anos de história do projeto (1999 a 2017) ele foi reestruturado e capacitou mais de 24 mil educadores, entre professores, educadores físicos, cozinheiras e nutricionistas. Desta maneira, o Nutrir impactou mais de 3 milhões de crianças em mais de 9 mil escolas públicas de todo o Brasil.


Em 2018, para poder tornar o impacto ainda maior no âmbito educacional, a Fundação Nestlé, com a experiência que acumulou durante esses anos de atuação, lançou o Prêmio Crianças Mais Saudáveis, conheça mais clicando aqui.



historico-1
historico-2
historico-3
historico-4
historico-5
historico-6
historico-7
historico-8
historico-9
historico-12
historico-11
historico-10
historico-13
historico-14