Alimentos "coringa": você sabe quais são?

Conheça aqui alimentos práticos, versáteis e cheios de nutrientes que vão dar uma mão para não deixar suas refeições caírem na monotonia!

Conheça aqui alimentos práticos, versáteis e cheios de
            nutrientes que vão dar uma mão para não deixar suas refeições caírem
            na monotonia!

Quanto tempo você passa na cozinha para preparar uma refeição?


Se em momentos especiais vale fazer tudo com tranquilidade e sem olhar para o relógio, no dia a dia o que vale é a PRATICIDADE – além de preparar uma refeição saborosa, variada e nutritiva! =)


E para que o preparo do almoço ou do jantar não vire uma maratona sem fim, vale seguir algumas dicas que já demos por aqui, sobre como planejar o cardápio semanal, deixar algumas preparações prontas congeladas e fazer um tempero caseiro para vários dias.


Mas além disso, você pode usar e abusar deles: os alimentos “coringa”!


Esses são alimentos práticos, versáteis, com muitos nutrientes e que cabem em diferentes pratos, aumentando a chance de agradar o paladar de todos, sem deixar a alimentação monótona!


Se interessou? Então dá uma olhada nesta lista de alimentos “coringas” que separamos para você não deixar faltar na sua cozinha – e de quebra, algumas receitas que podem te dar uma mão quando faltar inspiração! ;)

 


VEGETAIS CONGELADOS:


Super práticos e com os nutrientes da versão “in natura”, os vegetais congelados estão disponíveis em diferentes versões: brócolis, couve, couve-flor e muitas combinações de legumes, para você optar por aquele que faz mais sucesso por aí!


Depois de cozidos, são inúmeras maneiras que você tem para utilizar esses vegetais: refogados com um toque de azeite, gratinados, ao forno, na sopa. Quer uma ideia diferente, e que não deixa a praticidade (e a nutrição!) de lado? Então confere a receita “Torta integral de legumes de liquidificador” no site “Receitas Nestlé”

 


AVEIA:


Além de ser um alimento coringa, a aveia é uma ótima aliada da saúde: graças às suas fibras, esse poderoso grão pode ajudar no combate ao colesterol alto, da glicemia e ainda pode colaborar para promover a saciedade.


Tanto a aveia em flocos quanto a aveia em flocos finos são versáteis, e por não terem um sabor muito característico, podem fazer parte de receitas salgadas ou doces.


Então se você tem aveia aí na sua casa, aproveite para usá-la nestas receitas deliciosas aqui: “Hambúrguer vegetariano de aveia e quinoa” para variar o almoço ou jantar, e “Potinho de aveia com morango e nozes” para um café da manhã cheio de nutrição!

 

 

OVO:


Essa ótima fonte de vitaminas, minerais e proteínas de alta qualidade não pode faltar na sua geladeira! Além de acessível, o ovo também é bem versátil, e pode compor pratos para serem consumidos nos mais diferentes momentos do dia.


Que tal fugir dos tradicionais ovo frito, mexido e omelete e usar o ovo para fazer um saboroso “Enformado de Ovos com legumes”. Outra opção é preparar o “Muffim Omelete”, ótima pedida para quem tem crianças em casa!

 


LEITE EM PÓ:


Se tem um alimento que está sempre presente na cozinha é o leite! Seja para tomar puro, com café, ou como ingrediente, a verdade é que o leite é essencial para a saúde: cheio de proteínas de ótima qualidade, o leite é uma das principais fontes de cálcio, mineral fundamental para a saúde de ossos e dentes.


Bom, você já viu que tem vários motivos para incluir o leite na alimentação, certo? Então agora dá uma olhada nestas duas receitas incríveis que separamos para você: “Pão de leite com aveia” , que pode levar tanto recheios doces quanto salgados; e “Pavê de Leite com morangos”, para encerrar qualquer refeição com chave de ouro!

 


CACAU:


Se quando você ouve a palavra “cacau” já pensa em chocolate, saiba que esse delicioso ingrediente tem muito mais funções do que apenas compor o famoso doce! E uma das justificativas para você colocar mais cacau na sua alimentação é o seu perfil nutricional bem rico: cheio de vitaminas e minerais como magnésio, fósforo e zinco, o cacau ainda tem os chamados compostos bioativos que, neste caso, têm efeito na cognição, controle da pressão e na saúde do coração.

 


Então vamos à prática: Que tal começar o dia com um refrescante “Frapuccino de Cacau, Banana e Hortelã”? E para uma sobremesa prática e saborosa (e sem açúcar!), experimente fazer a “Tacinha de Abacate, Cacau e NESFIT®”.

 


MACARRÃO:


Esse sem dúvida é um dos mais conhecidos alimentos “coringa”! Sinônimo de refeição rápida e que agrada a todos os paladares, essa fonte de carboidratos pode ser utilizada de muitas maneiras diferentes! Quer dar uma variada na salada? Vá de “Salada de macarrão parafuso” Pensando em uma refeição bem quentinha e prática para um jantar em dias frios? A receita “Macarrão Cremoso de Forno” pode ser uma ótima opção!


Aproveite toda a nutrição e versatilidade que esses alimentos coringa podem oferecer, e garanta muito sabor e variedade no seu dia a dia!


Referências:


  1. Linshan Li et al. Selected nutrient analyses of fresh, fresh-stored, and frozen fruits and vegetables. Universidade da Geórgia, Journal of Food Composition and Analysis. 2017; 59.
  2. Mira GS, Graf H, Cândido LMB. Visão retrospectiva em fibras alimentares com ênfase em betaglucanas no tratamento do diabetes. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences. 2009; 45(1): 11-20.
  3. Wang Q, Ellis PR. Oat β-glucan: Physico-chemical characteristics in relation to its blood-glucose and cholesterol-lowering properties. Br. J. Nutr. 2014, 112, S4–S13.
  4. Miranda JM, Anton X, Redondo-Valbuena C, Roca-Saavedra P, Rodriguez JA, Lamas A et al. Egg and Egg-Derived Foods: Effects on Human Health and Use as Functional Foods. Nutrients. 2015; 7: 706-729.
  5. Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. A importância do consumo do leite no atual cenário nutricional brasileiro. 2015.
  6. Mastroiacovo D, Kwik-Uribe C, Grassi D, Necozione S. Cocoa flavanol consumption improves cognitive function, bloodpressure control, and metabolic profile in elderly subjects: the Cocoa, Cognition, and Aging (CoCoA) Study—a randomized controlled trial. Am. J. Clin. Nutr. 2015; 101:538–48.

Você pode se interessar por

Informações sobre saúde, receitas mais saudáveis e produtos para você.

Calculadora de Fibras

Calculadora de Fibras

Quer saber o quanto de fibras está consumindo hoje?

Que tal aumentar seu consumo de fibras?

Que tal aumentar seu consumo de fibras?

Você sabe quais são os benefícios das fibras?

Você sabe quais são os benefícios das fibras?

Tudo o que você precisa saber