Alimentos Naturais & Orgânicos

Todo alimento natural é orgânico? Todo orgânico é natural? Qual a importância deles para a minha saúde? Descubra aqui!

Alimentos Naturais & Orgânicos

A alimentação equilibrada tem ganho cada vez mais nomes e classificações diferentes, mas... você sabe o que elas querem dizer? Sabe quais são seus benefícios?


Se você não sabe, não tem problema - estamos aqui para te ajudar!!


Neste texto, vamos falar de alimentos considerados como NATURAIS e ORGÂNICOS. Bora entender um pouco mais sobre eles? ;)


Naturais:


A naturalidade é hoje considerada uma das principais tendências dentro da nutrição! Isso porque existe um movimento para que as pessoas consumam alimentos que contenham a menor quantidade possível de ingredientes. Isso vale tanto para alimentos que são naturalmente assim, como frutas, verduras, legumes, aveia, café, como quanto para alimentos que passam por algum processo produtivo, mas que mantém essa naturalidade – e aqui temos desde leites até alguns chocolates, como o TALENTO® Dark Nibs de Cacau. Também podemos considerar carnes, ovos e nozes como escolhas naturais.


Alimentos considerados naturais devem ser incluídos na rotina de qualquer pessoa saudável, pois além de não conterem aditivos e outras substâncias artificiais, geralmente também contribuem com nutrientes essenciais como vitaminas, minerais e fibras.


Precisando de ideias de como incluir opções naturais no dia a dia? Veja aqui ideias práticas e cheias de nutrição, disponíveis no site Receitas Nestlé:



Orgânicos:


Um dos termos mais atuais quando falamos em alimentação equilibrada é orgânico. Mas não é porque ele está na moda que todo mundo sabe o que significa! Muito pelo contrário: confusões com esse termo são super comuns, e é por isso que vale aqui explicar direitinho sua definição ;)


Falando de uma forma resumida, pela Lei de Agricultura Orgânica, alimentos orgânicos são aqueles em que se adotam técnicas específicas, com otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis. Há também respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica. Por fim, nos alimentos orgânicos também não há a utilização de materiais sintéticos, de organismos geneticamente modificados, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização.


Viu como alimentos orgânicos são muito mais do que alimentos produzidos sem agrotóxicos?


Lembre-se sempre que, além de benéficos à saúde, a compra de alimentos orgânicos favorece o meio ambiente e as comunidades rurais envolvidas nesta cadeia. Bacana, né?!


Então aproveite e inclua alimentos naturais e orgânicos em sua próxima compra: faz bem para você, para o planeta e para a sociedade! ;)


Referências:


  1. Lei Nº 10831, DE 23 de Dezembro 2003. Publicado no Diário Oficial da União de 24/12/2003, Seção 1 , Página 8 Ementa: Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências.

Você pode se interessar por

Informações sobre saúde, receitas mais saudáveis e produtos para você.

Calculadora de Fibras

Calculadora de Fibras

Quer saber o quanto de fibras está consumindo hoje?

Que tal aumentar seu consumo de fibras?

Que tal aumentar seu consumo de fibras?

Você sabe quais são os benefícios das fibras?

Você sabe quais são os benefícios das fibras?

Tudo o que você precisa saber