Alimentos Zero: Açúcar, Lactose e Glúten

O surgimento de produtos com a palavra “zero” na embalagem gera muitas dúvidas. Clique aqui para entender um pouco mais sobre estas opções!

Alimentos Zero: Açúcar, Lactose e Glúten

Zero pra cá, zero pra lá.... você deve ter reparado que a quantidade de alimentos com a palavra “zero” na embalagem cresceu nas gôndolas.


Mas afinal, porque esses alimentos existem, e para quais pessoas eles são feitos? Vamos te explicar tudo isso (e muito mais!) logo a seguir:


Alimentos Zero Açúcar:


Os alimentos zero açúcar são indicados principalmente para pessoas que precisam fazer algum tipo de controle no consumo de açúcares da alimentação, como os diabéticos. No caso destas pessoas, a ingestão de açúcares chamados “simples” (como o açúcar branco, cristal, mel, entre outros) pode resultar no acúmulo destes na corrente sanguínea, o que leva a diversos sintomas como sede excessiva, perda de peso, infecções urinárias frequentes, entre outros. Para estas pessoas, é essencial o acompanhamento de um médico e/ou nutricionista.


E é para manter o sabor (e a doçura!) destes produtos que se utiliza os adoçantes, sejam eles artificiais ou naturais. Afinal, sabor é tudo!!


Mas essa categoria pode fazer parte não só da vida dos diabéticos: para qualquer um que queira uma alimentação com uma quantidade menor de açúcares, estes produtos são excelentes opções para quando a vontade de algo doce bater!


Alimentos Zero Lactose:


A onda de alimentos zero lactose veio com tudo, e surge a dúvida: devo consumir esses produtos?


Apesar de muitos acreditarem que o consumo de opções zero lactose leva à perda de peso (o que não é verdade!), é fato que milhões de brasileiros sofrem com a intolerância à lactose, que nada mais é do que a digestão prejudicada da lactose, açúcar naturalmente presente no leite e em seus derivados, como queijo e iogurtes. E como consequência dessa digestão não tão boa, surgem sintomas como inchaço na região do abdômen, gases, diarreia, entre outros. Chato, né?! =/


Mas com a orientação de um médico e/ou nutricionista, é possível que a pessoa até inclua alguns alimentos que contenham lactose em sua alimentação. Mas se bater a vontade de tomar um copão de leite, uma ótima alternativa são os produtos zero lactose, que por conterem uma enzima que “quebra” a lactose, podem fazer parte do dia a dia, sem causar nenhum efeito colateral! =)


Alimentos Zero Glúten:


Essa tendência (que já virou realidade!) é bem recente, e também cheia de mitos! Mas para começar... o que é glúten?


Bom, o glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, cevada, aveia e centeio. É bem importante dizer que alimentos isentos de glúten não fazem ninguém perder peso! O que acaba gerando esse efeito muitas vezes é a redução (ou mesmo exclusão) de alimentos fontes de carboidratos, como pizza e macarrão.


Na verdade, alimentos isentos de glúten são indicados para um grupo de pessoas bem específico: os celíacos! Eles são portadores de uma doença chamada doença celíaca, quadro no qual acontece uma reação exagerada do sistema imune ao glúten, levando a diferentes sintomas.


Além de produtos zero glúten, existem também receitas que podem fazer parte da vida dos celíacos, ajudando a manter uma alimentação equilibrada e variada, como a prática Panqueca de Quinoa com Filé Mignon e Molho de Abóbora sem Glúten ou a Lasanha sem glúten. Afinal, uma vida sem restrições e cheia de sabor é muito mais gostosa, certo? ;)


 


Referências:


  1. Sociedade Brasileira de Diabetes. Princípios para orientação nutricional no diabetes mellitus. Diretrizes SBD 2014 – 2015.
  2. Sevá-Pereira, A. Milhões de brasileiros não toleram um copo de leite. GED: Gastroenterologia Endoscopia Digestiva. 1996; 15(6): 196-200.
  3. Gasparin FSR, Teles JM, Araújo SC. Alergia à proteína do leite de vaca versus intolerância à lactose: diferenças e semelhanças. Revista Saúde e Pesquisa. 2010; 3(1): 107-114.
  4. Sdepanian VL, Morais MB, Fagundes-Neto U. Doença celíaca: avaliação da obediência à dieta isenta de glúten e do conhecimento da doença pelos pacientes cadastrados na Associação dos Celíacos do Brasil (ACELBRA). Arq. Gastroenterol. 2001; 38(4): 232-8.

Você pode se interessar por

Informações sobre saúde, receitas mais saudáveis e produtos para você.

Calculadora de Fibras

Calculadora de Fibras

Quer saber o quanto de fibras está consumindo hoje?

Que tal aumentar seu consumo de fibras?

Que tal aumentar seu consumo de fibras?

Você sabe quais são os benefícios das fibras?

Você sabe quais são os benefícios das fibras?

Tudo o que você precisa saber