Como ter uma boa alimentação na quarentena?

Rotina diferentes, horários bagunçados... como manter uma alimentação equilibrada na quarentena? Clique aqui e veja dicas super práticas!

Alimentação com rotina diferente

A vida está diferente. A pandemia causada pelo coronavírus mudou radicalmente a vida de todo mundo, sem exceção, do dia para a noite. E a rotina, até então estabelecida, foi por água abaixo. E junto com ela, para muitas pessoas também se foi a alimentação equilibrada!


Muito tempo em casa, maior disponibilidade de alimentos, sentimentos como medo, ansiedade e insegurança são gatilhos para bagunçar a alimentação. E esse desequilíbrio pode render quilos a mais, deficiência de nutrientes e baixa imunidade. E você não quer nada disso, certo?


Mas então como ter uma alimentação saudável na quarentena? Veja aqui 5 passos que preparamos para você conseguir manter uma rotina alimentar saudável, com dicas super práticas:


1) Defina horários para as refeições


Esse é o primeiro passo para organizar a rotina na quarentena! Defina seu dia de acordo com seu horário de trabalho, estudos, lazer, e estabeleça os horários das refeições. Separe 1 hora para o almoço e 20 minutos para os lanches – assim você garante que vai conseguir comer com calma, e de quebra, dar aquela espairecida.


DICA PRÁTICA: Escreva a programação do dia (ou da semana) em uma folha e deixe à vista – é uma ótima forma de você lembrar que deve seguir aquela rotina!


2) Planejamento é tudo!


O planejamento é a chave para que não falte nenhum alimento e para que não haja desperdício. Assim, o primeiro passo é definir qual será o cardápio da semana (e não precisa ser nada super detalhado!). A partir daí, faça a lista de compras e siga à risca, para evitar gastos sem necessidade.


DICA PRÁTICA: Incluir na lista de compras alimentos e produtos versáteis como ovo, batata, creme de leite, arroz, seleta de legumes, pode te ajudar a criar pratos diferentes sempre!


3) Evitar comer à frente da TV ou computador


Comer prestando atenção em algo que não é comida, aumenta a chance de ingerir uma quantidade maior de alimento do que o corpo precisa – o que resulta em aumento de peso! Além disso, comer com distrações faz com que não se perceba o sabor, o cheiro e a textura dos alimentos direito – sem graça, né? Então lembre-se: na hora de comer, sua atenção deve estar voltada para a comida! Ligue uma música, sente-se à mesa e aproveite esse momento!


DICA PRÁTICA: Se bateu a vontade de comer algo assistindo à sua série favorita, que tal dividir com alguém? Assim você não exagera na quantidade! Outra dica é porcionar o alimento antes de sentar no sofá – para evitar que você coma a porção inteira daquele produto que contém mais de 1 porção individual.


4) Ai, que vontade de comer...


Saber que alguns dos seus alimentos preferidos estão a poucos passos pode fazer com que você “belisque” mais vezes durante o dia – o que pode resultar em um desequilíbrio na alimentação e de quebra, alguns quilos a mais. Para evitar isso, tente entender se o que está sentindo é fome mesmo, ou se é vontade de comer, ou mesmo uma fome “emocional’, vinda da ansiedade ou insegurança. Identificar o que está te levando a buscar aquele alimento pode ajudar na escolha de comê-lo ou não.


DICA PRÁTICA: Tenha à mãos snacks equilibrados, como frutas secas, nuts, cereais matinais, entre outros para evitar que as guloseimas sejam devoradas toda vez que essa fominha bater.


5) É hora de criar na cozinha!


Se tem um lado bom que a quarentena trouxe para algumas pessoas é a aproximação com a cozinha. Já reparou na quantidade de receitas que andam circulando por aí? Aproveite esse momento para experimentar alimentos novos, e assim ampliar suas opções de alimentação – e de quebra, garantir mais nutrientes!


E que tal testar aquela receita que você nunca teve tempo de fazer antes? Ou envolver as crianças no preparo de um prato? Ou ainda preparar um jantar romântico que vocês tentavam fazer há tempos? A proximidade da cozinha pode proporcionar momentos inesquecíveis!


DICA PRÁTICA: Para conseguir criar estes momentos, mais uma vez vale o planejamento! Se programe quando você vai para cozinha, compre e separe todos os ingredientes com antecedência e deixe seu lado “chef” brilhar!


 


Referências:


  1. Tucker LA, Tucker JM. Television Viewing and Obesity in 300 Women: Evaluation of the Pathways of Energy Intake and Physical Activity. Obesity. 2011;19(10): 1950-6.

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