Quer uma alimentação equilibrada? Capriche no planejamento!

Planejamento, cardápio semanal, congelamento, praticidade... conheça aqui dicas para organizar sua alimentação!

QUER UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA? CAPRICHE NO PLANEJAMENTO!

Quando se fala de alimentação balanceada, logo vem na cabeça alimentos saudáveis, nutrientes como vitaminas e minerais, cereais integrais... mas você já pensou que a alimentação equilibrada vem muito antes da lista de compras?


Isso mesmo! Para que a alimentação balanceada reine na sua casa, é preciso PLANEJAMENTO! É ele que vai colaborar para que você tenha refeições sempre variadas (xô, monotonia!), sem desperdício e com muita praticidade!


Você sabe como fazer isso? Pois dá uma olhada nestas dicas que separamos para te ajudar nessa tarefa!


1. PLANEJE O CARDÁPIO SEMANAL


Este é o primeiro passo para seu planejamento. Pense o que irá preparar em cada um dos dias, considerando salada, prato principal (carnes, ovos ou peixes), acompanhamentos (legumes, tortas, farofa, etc) e sobremesa. A partir deste cardápio, liste todos os ingredientes que vai precisar. Ah, e não se esqueça de itens como óleo, azeite e os temperos. Precisando de ideias novas? Dá uma olhada nas receitas incríveis no site Receitas Nestlé!


2. SEPARE UM PERÍODO PARA COZINHAR


Para que tem uma rotina corrida, vale separar algum dia, ou mesmo um período (manhã tarde ou noite) para se dedicar à cozinha. A ideia aqui é que você prepare a maior parte das refeições da semana toda e congele, deixando para o dia a dia apenas preparações mais simples, como uma salada ou um suco natural.


3. USE E ABUSE DO FREEZER!


Sim, a dica anterior é impossível fazer sem esse super aliado da vida prática! Congelar os alimentos prontos vai fazer com que você não precise cozinhar todos os dias, e ainda conserva as vitaminas e minerais dos alimentos. Para manter uma organização ainda melhor, vale colocar uma etiqueta com o nome da preparação e a data do preparo.


4. SOBROU NA GELADEIRA? SOLTE A IMAGINAÇÃO!


Antes de pensar em jogar aquela comida ou ingrediente fora, que tal reaproveitá-los em um prato diferente? Sobrou arroz? Que tal incrementá-lo com o resto do requeijão, legumes picadinhos e um toque de orégano? A fruta está rodando na geladeira há dias? Que tal transformá-la em uma sobremesa de frutas assadas, com um toque de mel? Vale usar a criatividade para evitar o desperdício e incrementar a rotina com novos sabores!


5. TALOS, FOLHAS, CASCAS... TUDO SE APROVEITA!


Falando em desperdício de alimentos... você sabia que talos e folhas da beterraba, brócolis, e cascas de alimentos como abacaxi, banana e batata podem virar novas receitas, e de quebra, ainda oferecerem vitaminas, minerais e fibras para sua saúde? Pois é! O aproveitamento integral dos alimentos garante refeições variadas e um montão de nutrientes importantes!


Quer algumas ideias? Quando triturados ou picados, talos podem virar ingredientes de massas de bolos, pães e panquecas e ainda em ensopados, omeletes, farofas, recheios de tortas, suflês, bolinhos ou misturados em sopas; cascas de frutas podem virar geleias ou compotas; casca de batata pode virar panqueca e por aí vai!


6. TEMPEROS PICADOS = MENOS TEMPO NA COZINHA!


Já reparou em quanto tempo você gasta picando cebola, alho, salsinha, cebolinha e afins toda vez que vai cozinhar? A solução para isso é você se planejar e preparar esses ingredientes de uma vez só, em uma quantidade maior, para que possa usar ao longo da semana. Para deixar esta tarefa ainda mais simples e rápida, vale usar um processador: basta juntar seus temperos favoritos, adicionar um pouco de azeite, e pronto! Armazene em um pote bem fechado na geladeira, e quando precisar, seu tempero caseiro estará pronto! =)


Com planejamento, criatividade e soluções práticas, é possível ter mais variedade e equilíbrio na alimentação! Vamos praticar? ;)


Referências:


  1. Correia LFM, Faraoni AS, Pinheiro-Sant´ana. Efeitos do processamento industrial de alimentos sobre a estabilidade de vitaminas. Alim. Nutr. 2008; 19(1): 83-95.
  2. Banco de Alimentos e Colheita Urbana: Aproveitamento Integral dos Alimentos. Rio de Janeiro: SESC/DN, 2003. 45 pág. (Mesa Brasil SESC Segurança Alimentar e Nutricional). Programa Alimentos Seguros. Convênio CNC/CNI/SEBRAE/ANVISA.

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