Consciência Alimentar e bem-estar: como fazer melhores escolhas?

Nutricionista Bianca Naves

Bianca Naves, nutricionista especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo American College of Lifestyle Medicine. Sócia diretora da Clínica Nutrioffice. Nutricionista colaboradora do Programa Jornalístico Hoje em Dia, transmitido pela Record.

Você sabia que o Brasil é o 4º maior consumidor de açúcar do mundo? Esse número foi levantado pela Sucden, uma multinacional do ramo açucareiro em um estudo realizado em 2014. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) apenas 10% dos alimentos consumidos por dia deveriam vir do açúcar, mas os brasileiros consomem aproximadamente 16,3% do valor calórico total diário recomendado.


O açúcar ou o docinho de sobremesa não são vilões e podem fazer parte do cardápio saudável desde que sejam consumidos de maneira consciente, equilibrada e na quantidade adequada. Cortar qualquer tipo de açúcar da alimentação podem ser um enorme desafio - o segredo é desenvolver a consciência alimentar e aprender a entender o nosso próprio corpo, como a fome, saciedade, sede e o sono.


Fazer melhores escolhas deve ser a estratégia constante de um conjunto de ações ligadas ao comportamento, que está diretamente associada ao estilo de vida saudável. A prática de bons hábitos promove bem-estar, e é o próprio bem-estar que contribui positivamente para a prática e a manutenção das boas escolhas.


Praticar a inclusão de alimentos essenciais, como por exemplo, frutas, legumes e verduras, ao invés da restrição de outros alimentos, também é uma estratégia para a melhoria dos hábitos de vida. Além disso, organizar e planejar a rotina alimentar é parte importante de todo esse processo.


O ideal é que o consumo de açúcar fique no máximo em torno de 1 porção/dia de aproximadamente 25g. Por isso, é importante dosar o tamanho das porções e escolher as opções com embalagens individuais ou avulsas. Uma sugestão é planejar qual o melhor momento para consumir esse alimento doce e evitar o açúcar de adição (aquele que usamos para adoçar bebidas, etc).


Essas pequenas ações diárias fazem parte de um comportamento de sucesso. Praticar atenção plena (mindful eating) durante as refeições e lanches intermediários é uma recomendação para se adquirir consciência alimentar e sobretudo, encontrar prazer e satisfação nas boas escolhas do dia a dia.


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