
A formação da Barbara e a entrada dela no time Nestlé se misturam com a história da melhoria da qualidade do leite no Brasil e do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), parceria entre a Nestlé e a Universidade Federal de Viçosa.

"O PDPL formou a minha base profissional, que fez toda a diferença pra que eu chegasse até aqui. Sou muito grata a ele por me proporcionar essa formação única e profissional ainda enquanto estudante."
Barbara Sollero, Zootecnista e Responsável pela Área de Captação de Leite da Nestlé e participante do PDPL entre 2007 e 2009
“Para os jovens, é uma oportunidade de conviver com situações reais do dia a dia de trabalho, após um processo de treinamento em diversas áreas da pecuária leiteira. Já, para os produtores, é a possibilidade de ampliar a produtividade e a rentabilidade.”
Barbara Sollero, Zootecnista e Responsável pela Área de Captação de Leite da Nestlé e participante do PDPL entre 2007 e 2009
Capacitação de estudantes

Aumento na produção das fazendas na região de
Viçosa (MG)

Melhora na qualidade do leite

Aumento
na rentabilidade das fazendas produtoras

Desenvolvimento no setor leiteiro
Por que o PDPL forma profissionais mais completos?
Na primeira fase do projeto, os estudantes passam seis meses em uma fazenda-escola de produção de leite trabalhando em todas as fases da produção.
Barbara Sollero
Os números do projeto:
É importante destacar também a atuação dos produtores rurais para que o projeto se desenvolva bem em todas as etapas. O Sr. Geraldo, por exemplo, foi um dos primeiros participantes do PDPL e sua fazenda faz parte das mais de 200 atendidas pelo programa.

"Eu quero agradecer muito o convênio da Nestlé pela melhoria que ele trouxe para a pecuária leiteira da região de Viçosa. A gente não faz nada sozinho. Eu sou um cara da roça, não sou estudado. Mas toda a vida eu falei assim: Se não acompanhar a tecnologia, fica para trás."
Geraldo Gonçalves, Produtor Rural
O convênio entre Nestlé e UFV é um exemplo de sucesso de interação entre universidade e empresa na formação de especialistas em pecuária leiteira no Brasil.
E o trabalho da Barbara e de mais de 2 mil estudantes resultou no quê? Na melhoria da qualidade do leite que chega na sua mesa.
Agora, vamos falar da Barbara :)
Além de se tornar uma zootecnista mais capacitada para o trabalho, ajudou inúmeros produtores da região a aumentar a qualidade e o volume da produção do leite e melhorar sua rentabilidade.