Pequena atitude, grande economia

Nestlé Faz Bem
planeta historias pequena atitude grande economia

Pequenas atitudes ajudam produtores de leite a economizar 2,5 milhões de litros de água por ano

Saber o quanto gastamos de água é um importante passo para reduzir o consumo desse bem natural tão importante. E foi com a instalação de hidrômetros que a Nestlé conseguiu fazer com que seus fornecedores de leite planejem melhor o uso da água. O resultado, até agora, foi uma economia de 2,5 milhões de litros ao ano nas 19 propriedades rurais que fizeram parte do piloto em Araraquara.

A partir dos aprendizados, a Nestlé, em parceria com a Embrapa Sudeste, desenvolveu uma cartilha de “Boas Práticas Hídricas” no campo que foi distribuída para mais de 5.000 produtores rurais. Os estudos apontam que manejos simples, mudança de hábitos e qualificação da mão de obra podem ajudar os produtores a economizar até 30% no consumo de água em instalações de ordenha.

planeta historias pequena atitude grande economia

As fazendas envolvidas neste projeto fazem parte do programa Boas Práticas na Fazenda, criado pela Nestlé em 2005 para estimular a elevação dos padrões de qualidade do leite junto aos produtores. Atualmente, 100% do volume total de leite próprio comprado pela Nestlé vem de propriedades rurais incluídas no programa.

Com o objetivo de expandir ainda mais o impacto dessas iniciativas, a Nestlé lançou este ano o programa BPF Nature, uma iniciativa de Boas Práticas na Fazenda, que irá pagar significantemente mais aos fornecedores que produzirem o leite da forma mais natural possível, considerando aspectos de bem-estar animal, medição de consumo de água por hidrômetros e destinação e tratamento de dejetos.