Nestlé é premiada pelo Guia Exame

Nestlé Faz Bem

Projeto Cerrado das Águas é premiado pelo Guia Exame de Sustentabilidade


A responsabilidade social e a preocupação da Nestlé com o meio ambiente renderam reconhecimento do Guia Exame de Sustentabilidade 2018, que premiou o Consórcio Cerrado das Águas, da Nespresso, no quesito Gestão de Fornecedores.

O projeto é uma plataforma colaborativa e multissetorial que envolve diversos agentes com o interesse de criar paisagens produtivas e sustentáveis na região do Cerrado. A área é uma das maiores produtoras de café do Brasil, mas sofre com a grande escassez de água, situação que coloca em risco à atividade.

Por isso, a Nespresso, em parceria com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), realizou um estudo de avaliação dos impactos ambientais e econômicos da escassez de água na região, numa tentativa de entender como a agricultura sustentável do café poderia contribuir significativamente para a conservação da biodiversidade e o uso da água de forma equilibrada.

O resultado dessa ação foi o Consórcio Cerrado das Águas, que visa a capacitação e assistência técnica dos produtores rurais, para que apliquem as melhores práticas de uso de água e gestão do solo, restauração de vegetação nativa, para aumentar a infiltração da água no solo, proteger nascentes e evitar o assoreamento dos rios, e avaliações periódicas da qualidade da água de rios e do balanço hídrico, uma leitura do consumo de água na região versus a capacidade de reposição de água da bacia.

A Nestlé foi relacionada no Guia Exame de Sustentabilidade nos anos de 2001, 2015, 2016 e 2017. Ao longo dessas edições, a companhia foi destaque em Gestão de Fornecedores em 2016 (com o case Cocoa Plan) e em 2015 (com o case Boas Práticas na Fazenda). Em 2018, a companhia volta a se destacar na mesma categoria temática, com o case Nespresso - Consórcio Cerrado das Águas.

Histórias relacionadas