1
Reciclável e reciclado é a mesma coisa.
Materiais reciclados são aqueles que já tiveram outros usos e foram reaproveitados, o que é ótimo.
Reciclável é aquele que tem potencial para reciclagem. Nem tudo que é reciclável é, de fato, reciclado. Para que isso aconteça efetivamente, é preciso, entre outros fatores:
2
Então, tudo que coloco no lixo reciclável vai ser reciclado.
NA VERDADE, A RECICLAGEM DEPENDE DE DIVERSOS FATORES

4
Plástico oxibiodegradável é melhor do que o plástico comum.
Plástico oxibiodegradável não é melhor do que o plástico comum. Na verdade, ele nada mais é do que o próprio plástico comum, com uma camada de aditivo que possibilita sua biodegradação mais rápida, mas ela traz alguns problemas:
1. O plástico quando se decompõe no meio ambiente se transforma em micropartículas conhecidas como microplásticos, que não são visíveis a olho nu e estão presentes mais de 200 mil de toneladas nos oceanos. :)
2. Caso um plástico com aditivo oxibiodegradável entre na cadeia de reciclagem do plástico comum, ele impacta de forma negativa o processo de reciclagem. Como não é possível distinguir a olho nu qual plástico possui aditivo, esse é um problema difícil de ser evitado.
5
Se seu bairro não tem coleta seletiva, você não tem como reciclar seu lixo.
Além de pressionar autoridades, existem outras opções para destinar corretamente seu lixo reciclável, mesmo sem coleta seletiva presente no seu bairro.
LEVE O SEU LIXO
Uma delas é levar seus recicláveis até o ponto de coleta mais próximo ou diretamente até alguma cooperativa. Se tiver a possibilidade, aproveite e entre para conhecer a cooperativa. Pode ser uma experiência interessante :)
CHAME OS CATADORES
Já ouviu falar do app Cataki? Através dele, você pode agendar a coleta dos resíduos recicláveis diretamente com catadores independentes. Importante lembrar-se de pagar o catador, pois estão prestando um serviço de coleta, certo?