5 mitos sobre reciclagem que você não sabia!

5 mitos sobre reciclagem que você não sabia!

1

Reciclável e reciclado é a mesma coisa.

Materiais reciclados são aqueles que já tiveram outros usos e foram reaproveitados, o que é ótimo.

Reciclável é aquele que tem potencial para reciclagem. Nem tudo que é reciclável é, de fato, reciclado. Para que isso aconteça efetivamente, é preciso, entre outros fatores:

Lata de lixoLata de lixo abertoLata de lixo

DESCARTE CORRETO:

Só assim esse material chegará nas mãos dos agentes responsáveis por dar um destino correto aos materiais recicláveis.

2

Então, tudo que coloco no lixo reciclável vai ser reciclado.

NA VERDADE, A RECICLAGEM DEPENDE DE DIVERSOS FATORES

Na verdade, a reciclagem depende de diversos fatores
Valor no mercado da reciclagem Valor no mercado da reciclagem

Como qualquer produto que é ofertado, é necessário que exista uma empresa querendo comprar os materiais recicláveis depois que são separados nas cooperativas, para que eles sejam transformados em novos produtos. Por isso, quando os materiais chegam à cooperativa, aqueles que são de fato reciclados são os que apresentam compradores e um bom valor de venda no mercado, garantindo a renda dos cooperados :)

Balança Tamanho e peso do produto

TAMANHO

Normalmente itens menores de 7 cm apresentam dificuldades de serem reciclados e podem ser facilmente perdidos na cadeia de reciclagem. Canudinhos são difíceis de serem reciclados por serem pequenos e leves. Por isso, existe uma grande chance de se perderem antes de chegarem às cooperativas de reciclagem.

PESO

Isopor e plástico metalizado são exemplos de materiais difíceis de serem reciclados por conta do peso. Por serem leves, muitas vezes são perdidos antes de chegar às cooperativas, além de apresentarem um baixo valor no mercado de reciclagem. Já o vidro apresenta dificuldade de reciclagem por ser muito pesado. Apesar de ser 100% reciclável, ele traz um desafio logístico, por ser pesado e cortante.

3

Preciso lavar as embalagens antes de jogá-las no lixo reciclável.

As embalagens precisam estar limpas e secas antes de serem descartadas na reciclagem.

Mas nem sempre é necessário lavar com água. Para evitar o desperdício de água, existem algumas alternativas: usar o guardanapo usado na refeição para limpar, por exemplo.

Plástico oxibiodegradável x Plástico comum

4

Plástico oxibiodegradável é melhor do que o plástico comum.

Plástico oxibiodegradável não é melhor do que o plástico comum. Na verdade, ele nada mais é do que o próprio plástico comum, com uma camada de aditivo que possibilita sua biodegradação mais rápida, mas ela traz alguns problemas:

1. O plástico quando se decompõe no meio ambiente se transforma em micropartículas conhecidas como microplásticos, que não são visíveis a olho nu e estão presentes mais de 200 mil de toneladas nos oceanos. :)

2. Caso um plástico com aditivo oxibiodegradável entre na cadeia de reciclagem do plástico comum, ele impacta de forma negativa o processo de reciclagem. Como não é possível distinguir a olho nu qual plástico possui aditivo, esse é um problema difícil de ser evitado.

Plástico no oceano

5

Se seu bairro não tem coleta seletiva, você não tem como reciclar seu lixo.

Além de pressionar autoridades, existem outras opções para destinar corretamente seu lixo reciclável, mesmo sem coleta seletiva presente no seu bairro.

LEVE O SEU LIXO

Uma delas é levar seus recicláveis até o ponto de coleta mais próximo ou diretamente até alguma cooperativa. Se tiver a possibilidade, aproveite e entre para conhecer a cooperativa. Pode ser uma experiência interessante :)

Catador de lixoFabricaLata de lixo

CHAME OS CATADORES

Já ouviu falar do app Cataki? Através dele, você pode agendar a coleta dos resíduos recicláveis diretamente com catadores independentes. Importante lembrar-se de pagar o catador, pois estão prestando um serviço de coleta, certo?

Vamos continuar

Vamos continuar RE.pensando

Confira outras dicas que podem transformar o nosso futuro.

Conheça alguns produtos que fazem parte dessa história:

Historia 1

Nescafé

O futuro do café está aqui. Nescafé traz o aroma, o sabor e a praticidade do cafezinho da família brasileira.

Dolce Gusto

Dolce Gusto

Do cafezinho da manhã ao achocolatado da noite. Dolce Gusto é o sabor de cada hora do seu dia.

Veja as demais histórias

Histórias

Saiba mais sobre a jornada da Nestlé, conhecendo os projetos que desenvolvemos até aqui.