Sort by
Sort by

Quer saber como curtir o carnaval de forma mais sustentável? Se liga nestas dicas!

Quer saber como curtir o carnaval de forma mais sustentável?

Carnaval é sinônimo de alegria, mas também gera um grande impacto no meio ambiente. Por isso, reunimos algumas dicas para reduzir o impacto negativo, sem perder o brilho da festa.

O glitter comum leva 1.000 anos para se decompor.

O Brasil consome cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia.

Roupas sintéticas soltam microplásticos poluentes na lavagem.

O folião consciente mostra que alegria e sustentabilidade podem andar juntas nos bloquinhos, desfiles e bailes - e seguir unidas o ano todo. Confira as dicas:


Brilhe, mas prefira o Eco-glitter


O glitter comum é feito de micropartículas de plástico, metalizadas com alumínio e tingidas e leva mais de mil anos para se decompor! Como é quase impossível coletar microplástico, ele vai para a rede de esgoto e acaba contaminando oceanos.

Por isso, prefira marcas de glitters ecológicos feitos com materiais biodegradáveis.

Algumas delas são:

- Pura BioGlitter
- Shock
- Zim Color
- Brilhow
- Bemglô
- Glitra.bio


Hidrate-se, mas leve um copo reutilizável

No Brasil, são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia. Esses copos têm um potencial de reciclabilidade superbaixo, além de serem, na maioria das vezes, descartados incorretamente, não chegando a cadeia de reciclagem.

Copo Reutilizável

Leve o seu copo! Pode ser retrátil, canecas de plástico ou alumínio que você já tenha em casa. Se você não tem nenhuma dessas alternativas, vale conhecer as opções de carnaval do movimento menos 1 lixo.


Que tal reutilizar, misturar, emprestar ou até recriar suas fantasias?

Consumo consciente é parte fundamental de uma economia circular e sustentável.

Por isso, no carnaval (e sempre) a dica é optar por roupas de fibra natural, comprar menos adereços e ser criativo com o que já tem de outros carnavais ou mesmo do dia a dia.

Prefira as latinhas de alumínio ao vidro

Por ser mais pesado, volumoso e ainda cortante, o vidro é menos interessante economicamente para os catadores que trabalham nas ruas.

Prefira latinhas: além de ser o material mais reciclado do Brasil - 99% do que é produzido é reciclado - também evita machucar as pessoas com o vidro, principalmente os catadores.


Respeite os catadores!

Você sabia que, hoje, 99% do que é reciclado provavelmente passou pela mão dos catadores em algum momento? É sempre importante se lembrar do trabalho que eles fazem e ajudar para que esse trabalho seja mais fácil. Como?

Vai dar uma festa em casa? procure separar as latinhas consumidas em um saco separado, além de separar o lixo seco (recicláveis) do orgânico (não recicláveis) como sempre.

Destine seu resíduo corretamente. Já usou o app Cataki? Você também pode entregar seus resíduos direto em uma cooperativa.

Não jogue lixo nas ruas. Sempre bom lembrar, né? Divirta-se no carnaval e preserve o meio ambiente. Boa festa!

X