Sort by
Sort by

Reduzindo o desperdício de alimentos em 7 passos.

Reduzindo o desperdício de alimentos em 7 passos.

O que você faz com aquela fruta ou legume mais "feinho", que nasceu diferente dos outros? Provavelmente você nem chega a comprar ou, se compra, costuma jogar fora por parecer estragado, certo?

Morangos

Isso acontece com uma enorme quantidade de alimentos que lotam os nossos aterros todos os dias.

Isso acontece com uma enorme quantidade de alimentos que lotam os nossos aterros todos os dias.

1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo.

3,6 milhões de kg/dia.

2 mil kg/minuto.

870 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas.

33 mil toneladas de frutas, verduras e legumes são descartados só nas feiras livres de SP.

 

Veja como você pode ajudar a solucionar esse problema no seu dia a dia:

1. Procure comprar alimentos de produtores locais! Ao fazer isso você fortalece a economia local, além de evitar perdas de alimentos no transporte dos seus alimentos até chegarem ao supermercado. Procure feiras e hortas urbanas perto de você.

2. Repense antes de jogar fora um alimento com defeito. Muitas vezes eles são descartados mesmo estando em ótima qualidade.

3. Já pensou em usar as sobras de alimentos, como cascas de frutas e legumes, para fazer receitas? A internet está lotada de opções criativas e saborosas para você aproveitar 100% do que os alimentos podem nos oferecer.

4. Planeje suas compras no mercado e faça uma lista com o que você precisa. Isso evita que você compre mais alimentos do que costuma comer e aumenta as chances deles estragarem e irem para o lixo.

5. Organize sua despensa e verifique a data de validade dos produtos com frequência. Uma dica é colocar os itens que vão vencer primeiro na frente ou em uma parte que você consiga enxergá-los com facilidade para lembrar de consumir.

6. Sobrou muita comida do almoço ou comprou legumes de mais? Congele em pequenas porções para poder comer em um outro dia, evitando que eles estraguem.

7. Fique de olho no tempo que os produtos podem ficar na geladeira ou na despensa depois de abertos. Que a data de validade é importante todo mundo já sabe, mas e a duração do produto aberto? É muito importante ler o rótulo das embalagens para ver quanto tempo cada alimento dura depois de aberto. Você pode escrever a data com uma canela permanente na própria embalagem quando abrir algum produto pela primeira vez.


Você sabia?
Os alimentos podem ser utilizados em diversas situações, além das refeições. Hoje existem tecidos feitos a partir de cogumelos, plásticos feitos de cana de açúcar, borrachas feitas da massa madura do tomate e casca do ovo e por aí vai. A necessidade de buscarmos alternativas mais sustentáveis no dia-a-dia faz com que a ciência e a tecnologia evolua para podermos chegar a estas soluções.

Nós também estamos repensando do lado de cá!

A gente ajuda produtores locais a terem uma produção mais sustentável, economizando água e recursos, além de incentivarmos a produção orgânica.

Saiba mais aqui:

Mundo orgânico

Consorcio cerrado das águas

BPF Nature

X