Sort results by
Sort results by

Nestlé apoia os catadores de materiais RE.cicláveis  

Coleta

A Nestlé lançou uma parceria com o Instituto Muda, com o propósito de implantar a coleta seletiva em condomínios e atuar na gestão de resíduos.  A expectativa é recolher 20 toneladas/mês.

Por meio do programa “Adote um condomínio”, idealizado pelo Instituto Muda, vem sendo implantado um modelo de operação que consiste na implantação de uma coleta seletiva de forma customizada e focada na comunicação e educação ambiental. A Nestlé responde pelo treinamento, educação ambiental e adequação da infraestrutura; o Instituto Muda coordena a mecânica de instalação dos contêineres e coleta dos materiais, que depois são encaminhados para doze cooperativas de reciclagem de baixa renda já cadastradas pela entidade, localizadas em diferentes regiões da cidade de São Paulo, que recebem os resíduos como doação e podem, a partir disso, ampliar a geração de renda própria. 

Hoje, cerca de 90% do lixo reciclado no Brasil é destinado à reciclagem por catadores, por isso, desde 2019, a Nestlé passou a apoiar o Cataki, iniciativa que conecta pessoas que precisam dar um correto destino aos seus resíduos com catadores e pontos de reciclagem mapeados na cidade. O objetivo com a parceria é cocriar ações de conscientização sobre a importância dos catadores para a reciclagem e também contribuir para que esses agentes possam se desenvolver socialmente por meio de seu importante trabalho. Além disso, a expectativa é levar a plataforma do Cataki, para outras localidades brasileiras. Em 2019, eram 355 municípios atingidos. Em 2020, esse número saltou para 1088. E agora, até o fim de 2021, a meta é chegar a 1.500 municípios. Já são 299 mil downloads, com uma média de 754 chamados mensais. Os maiores volumes de cadastrados estão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Brasília, Campinas, Belém e Porto Alegre.

Essas são algumas ações alinhada à Iniciativa RE, anunciada pela Nestlé em novembro de 2019, que propõe repensar todas as operações da companhia, bem como envolver agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis em todo o País. 

Confira a ação em comemoração a Semana do Meio Ambiente realizada pelo Projeto Re, em parceria com o app Cataki.