Nestlé - Faz Bem - Detalhe
Faça seu Login

A Nestlé quer saber mais sobre você e oferecer serviços para ajudá-la no dia-a-dia.

Se você não possui login:

Ir para o conteúdo

Nestlé - Good Food Good Life



nestle

banner_cereais_interna

banner_cereais_interna

Buscar Matéria

Enquete

Ter a companhia de um animalzinho em casa faz parte do seu cotidiano?





Votar

Nestlé

Você está na área de Faz Bem

Nutrição

Tamanho da letra

A-

A+

Comer bem antes do esporte

Regular Bom Muito Bom Ótimo Excelente

A criança precisa se alimentar adequadamente antes da prática de esporte para se sentir bem e ter boa performance
A criança que pratica esportes precisa de mais energia para crescer e treinar adequadamente, por isso a alimentação é tão importante neste processo. É fundamental a presença de legumes, verduras, frutas e grãos integrais no dia-a-dia. Já os refrigerantes, as frituras e os doces precisam ser controlados.

O ideal, segundo a nutricionista Claudia Ridel Juzwiak*, seria que os pequenos esportistas tivessem a orientação de um profissional da área, pois só assim é possível fazer uma dieta personalizada , de acordo com as necessidades de cada um. "A alimentação de uma criança que pratica esporte varia muito de acordo com a frequência, a duração e a intensidade do treino", explica ela.

De um modo geral, porém, antes de iniciar os exercícios físicos devem ser priorizados os carboidratos encontrados nos pães, na batata, no macarrão, nas frutas e nos cereais matinais.

A nutricionista conta também que os guias de alimentação de nutrição esportiva recomendam que as grandes refeições (almoço, jantar) sejam feitas de três a quatro horas antes da prática de esporte. Se for um lanche pequeno, meia hora antes.

"Mas isso seria para os pequenos que treinam para competições. Quando não é este o caso, o recomendado é prestar atenção a cada criança e situação. Se ela vai se exercitar às 14h, a refeição anterior será o almoço, por volta do meio dia, que precisa ser mais leve , sem frituras, por exemplo, que deixa a digestão mais lenta", explica.

Aliás, esse é um dos motivos para excluir as frituras nos dias de treino. "A gordura fica parada no estômago, alterando o processo digestivo. Assim, não disponibiliza a energia para o organismo e a performance é prejudicada", diz Claudia.

Os laticínios (leites, queijos, iogurtes, requeijões) também devem ser evitados antes da prática de exercícios, pois em algumas crianças podem causar enjôo, mal estar e refluxo. Mais uma vez vale avaliar a sensibilidade de cada um aos alimentos.

Se a aula de esportes acontece às 17h, a criança deve fazer um lanche por volta das 15h30 ou 16h. Caso tenha um pequeno intervalo durante o treino, como no caso dos tenistas, deve aproveitar para se hidratar e comer uma fruta ou barrinha de cereais. Outras opções são água de coco ou sucos de frutas.

Uma boa dica é montar um cardápio com carnes magras (assadas, refogadas, grelhadas), verduras, legumes, frutas, grãos e cereais integrais e, então, prestar atenção às reações do pequeno.

Também não se pode esquecer da hidratação ao longo de todo o dia: não vale beber uma grande quantidade de água algumas vezes. A postura mais correta é tomar pequenas doses durante todo o período em que a criança estiver acordada - e, especialmente, um pouco antes e depois dos exercícios físicos.

Seguindo estas dicas fica fácil manter seu filhote pronto para mais uma série de atividades físicas. Porém, se ele estiver treinando para competir ou tiver restrições alimentares, o mais adequado é procurar a orientação de um nutricionista, que montará um cardápio de acordo com as necessidades e preferências do pequeno.

*Claudia Ridel Juzwiak, nutricionista, doutora em ciências pelo departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professora da Universidade Católica de Santos. Especialista em nutrição esportiva e clínica pela Associação Brasileira de Nutrição.

Assunto:Família

Voltar

Fechar

Enviar para amigo

Comentários

0

SEJAM BEM-VINDOS, VISITANTES!

Gostaríamos de informar que esta área é dedicada ao contato entre leitores e usuários. Em caso de dúvida, entre em contato com o Fale Conosco. A Nestlé pode não publicar ou retirar desta área todos os comentários que julgar inadequados. É importante, também, saber que todos os comentários publicados nesta área são de total responsabilidade dos usuários.

Página 1 de 1


Sites Nestlé:
As informações fornecidas por esse site não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta.

Nestlé faz bem

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS. O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6(SEIS) MESES DE IDADE, CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS.
©2014, Nestlé Brasil Ltda. Todos os direitos reservados. Melhor visualização 1024 x 768.