Faça seu Login

A Nestlé quer saber mais sobre você e oferecer serviços para ajudá-la no dia-a-dia.

Se você não possui login:

Ir para o conteúdo

Nestlé - Good Food Good Life



nestle

Revita Nestlé com você

Revista - internas

Buscar Matéria

Enquete

Ter a companhia de um animalzinho em casa faz parte do seu cotidiano?





Votar

Nestlé

Você está na área de Faz Bem

Nutrição

Tamanho da letra

A-

A+

Fibras prebióticas: o que são e onde encontrá-las

Regular Bom Muito Bom Ótimo Excelente

Os guias alimentares recomendam o aumento do consumo de frutas, verduras, legumes, feijões e cereais integrais pela população. Isso porque, além de uma variedade imensa de nutrientes, esses alimentos contêm alto teor de fibras. Nos últimos anos, as fibras alimentares têm sido largamente estudadas devido ao seu papel na prevenção de doenças crônicas, incluindo as cardiovasculares, diabetes e obesidade.

 

A fibra é formada por diversos componentes, sendo que alguns recebem o nome de prebióticos, como a inulina e os fruto-oligossacarídeos (FOS). A nutricionista Flávia De Conti Cartolano* ensina que quando os prebióticos atingem o intestino grosso, eles são metabolizados por bactérias benéficas, presentes neste local. Além disso, pesquisadores observaram que os prebióticos podem estimular o crescimento de algumas bactérias promovendo uma flora intestinal (ou microbiota) mais saudável.

 

“A ação dos prebióticos sobre a flora intestinal é capaz de produzir efeitos importantes para a saúde, como por exemplo, a prevenção de episódios de diarreias e constipação e o favorecimento do sistema imunológico”, ressalta a nutricionista.

 

A recomendação diária de ingestão de fibra alimentar varia de acordo com a idade. “Para adultos, a recomendação é em torno de 25g por dia. Para crianças e adolescentes, a American Health Foundation aconselha que a ingestão diária seja a idade correspondente acrescida de 5 ou 10g”. Assim, uma criança de 5 anos deve ingerir entre 10 e 15g de fibra alimentar por dia.

 

Por outro lado, não existem recomendações claras sobre a recomendação diária de prebiótico. Segundo Flávia, a quantidade de 5 a 10 g pode ser indicada para manutenção do equilíbrio da flora intestinal dos adultos.

 

“As principais fontes naturais de inulina e FOS são a alcachofra, cevada, centeio, raiz de almeirão, cebola, banana, alho, aspargo e yacon (uma variedade de batata)”. Existem também produtos enriquecidos com fibras prebióticas, como alguns leites e suplementos, além da fibra isolada para ser adicionada às preparações ou diluída em água.

 

Para conhecer o teor de fibras dos produtos que você consome, consulte sempre as informações de rotulagem. A legislação brasileira determina que os fabricantes de alimentos especifiquem o conteúdo de fibras na tabela nutricional. Lembre-se que as quantidades mais significativas são encontradas em frutas, hortaliças, feijões e cereais integrais.

 

*Flávia De Conti Cartolano é nutricionista formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) e especialista em Nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Atua na área de Nutrição Clínica (fdeconti@usp.br).

Assunto:Família

Voltar

Fechar

Enviar para amigo

Comentários

0

SEJAM BEM-VINDOS, VISITANTES!

Gostaríamos de informar que esta área é dedicada ao contato entre leitores e usuários. Em caso de dúvida, entre em contato com o Fale Conosco. A Nestlé pode não publicar ou retirar desta área todos os comentários que julgar inadequados. É importante, também, saber que todos os comentários publicados nesta área são de total responsabilidade dos usuários.

Página 1 de 1


Sites Nestlé:
As informações fornecidas por esse site não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta.

Nestlé faz bem

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS. O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6(SEIS) MESES DE IDADE CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS.
©2009, Nestlé Brasil Ltda. Todos os direitos reservados. Melhor visualização 1024 x 768.