Nestlé | Usos e benefícios da soja
Faça seu Login

A Nestlé quer saber mais sobre você e oferecer serviços para ajudá-la no dia-a-dia.

Se você não possui login:

Ir para o conteúdo

Nestlé - Good Food Good Life



nestle

banner_cereais_interna

banner_cereais_interna

Buscar Matéria

Enquete

Ter a companhia de um animalzinho em casa faz parte do seu cotidiano?





Votar

Nestlé

Você está na área de Faz Bem

Nutrição

Tamanho da letra

A-

A+

Usos e benefícios da soja

Regular Bom Muito Bom Ótimo Excelente

Não é à toa que, com o passar do tempo, as populações ocidentais adquiriram o hábito do consumo do grão, visando variar o cardápio e obter mais uma opção entre feijão, grão de bico, ervilha e outras leguminosas. De acordo com a nutricionista Alessandra Coelho*, esses alimentos apresentam alto teor de proteínas, fibras e minerais, como fósforo, selênio e manganês. “A recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, sugere o consumo de uma porção de leguminosas por dia, o que corresponde a 1 1/2 colher de servir de soja (somente grãos)”.

O Ministério da Saúde afirma também que a soja é considerada uma fonte proteica de alto valor biológico, pois possui todos os aminoácidos essenciais em sua composição.

Além disso, assim como outros alimentos de origem vegetal, a soja é fonte de substâncias denominadas “fitoquímicos”. Esses componentes não são considerados essenciais para a vida, mas podem conferir uma série de benefícios para a saúde. Por isso, os pesquisadores têm direcionado esforços para verificar o potencial da soja na redução de certas doenças crônicas, como osteoporose, determinados tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

Evidências sugerem, ainda, que o consumo regular de soja pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa. Essa hipótese foi levantada a partir da observação de que mulheres asiáticas relatam menos sintomas associados a esse estado fisiológico, principalmente as ondas de calor.

“As propriedades funcionais da soja estão relacionadas, por exemplo, à presença de isoflavonas, fibras, flavonoides e ácido alfa-linolênico (um tipo de gordura)”, explica Alessandra. “Além de ser consumida na forma cozida, semelhante ao feijão, sua flexibilidade permite a utilização como ingrediente para saladas, pães, bolos, biscoitos, molhos, tofu e outros”. Os processos industriais possibilitam também a obtenção do óleo, do extrato e da proteína texturizada de soja.

“Minha sugestão é preparar uma salada com grãos de soja ao vinagrete, que além de ser muito prática, é bastante nutritiva. Outra opção para os dias mais quentes é utilizar o extrato de soja batido com uma fruta e aromatizado com hortelã”.

E para quem busca ainda mais praticidade e variedade, a Cozinha Nestlé disponibiliza receitas doces e salgadas feitas com soja e seus produtos derivados. Confira o Bolo de Xícara, feito sem adição de leite:

INGREDIENTES

Massa

2 ovos pequenos

2 colheres (sopa) de óleo

4 colheres (sopa) de açúcar

10 colheres (sopa) de farinha de trigo

meia xícara (chá) de SOLLYS Original

1 colher (sopa) de fermento químico em pó

creme vegetal para untar

farinha de trigo para polvilhar

Calda

3 morangos picados

1 colher (sopa) de açúcar

 

MODO DE PREPARO

Massa

Em refratário pequeno, junte os ingredientes e bata vigorosamente com auxílio de um garfo até ficar homogêneo. Coloque a massa em quatro xícaras (chá) iguais, que possam ser utilizadas em micro-ondas, untadas e polvilhadas. Leve ao micro-ondas por cerca de 3 minutos, em potência alta.

Calda

Em uma vasilha, coloque os morangos com o açúcar e leve ao micro-ondas por cerca de 1 minuto, em potência alta. Cubra os bolinhos e deixe esfriar. Sirva.

 

Rendimento: 4 porções

 

 

*Alessandra Coelho é Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (GANEP), Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), vice-presidente da Comissão das Especialidades Associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (COESAS/SBCBM) e membro da Câmara Técnica do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN3). www.alessandracoelho.com.br

Assunto:Família

Voltar

Fechar

Enviar para amigo

Comentários

0

SEJAM BEM-VINDOS, VISITANTES!

Gostaríamos de informar que esta área é dedicada ao contato entre leitores e usuários. Em caso de dúvida, entre em contato com o Fale Conosco. A Nestlé pode não publicar ou retirar desta área todos os comentários que julgar inadequados. É importante, também, saber que todos os comentários publicados nesta área são de total responsabilidade dos usuários.

Página 1 de 1


Sites Nestlé:
As informações fornecidas por esse site não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta.

Nestlé faz bem

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS. O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6(SEIS) MESES DE IDADE, CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS.
©2014, Nestlé Brasil Ltda. Todos os direitos reservados. Melhor visualização 1024 x 768.