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Treinamento com aventura

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Saia da rotina e escolha métodos inovadores de exercícios que fortalecem a musculatura e protegem as articulações.

Imagine ir para a academia e fazer exercícios físicos utilizando equipamentos desenvolvidos especialmente para o treinamento de soldados americanos. Achou a ideia interessante? Então, é só vestir o tênis e se juntar ao grupo de aventureiros nas salas de aula adaptadas com o equipamento chamado TRX.

A professora Alexandra Yamaguti* conta que a flying cords (cordas flutuantes) é um exemplo de aula que permite aos alunos realizarem exercícios funcionais utilizando o TRX. “As tiras do equipamento são fixadas em uma barra elevada e exercitam os músculos em sequências específicas para produzir o movimento global desejado”, explica.

Segundo ela, a atividade proporciona estímulos de resistência, equilíbrio e força. “Por meio do fortalecimento da musculatura, aperfeiçoamento do equilíbrio e propriocepção, ou seja, capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, obtém-se uma melhor postura, coordenação motora e maior proteção para músculos e articulações, principalmente da coluna vertebral”.

O método é visto pelos especialistas como seguro, eficaz e divertido. “A aula em grupo, que dura no máximo 30 minutos, é acompanhada por música e torna-se altamente motivante e desafiadora”, garante Alexandra. “Para que os resultados sejam notados mais rapidamente, o ideal é que a frequência seja de 2 a 3 vezes por semana”.

Os iniciantes não precisam ter receio de se arriscar nas cordas, pois o equipamento permite ajuste de intensidade e posições do corpo, sendo possível o treino de grupos heterogêneos.

É importante que seja feita uma avaliação física antes de se iniciar qualquer prática esportiva. Além disso, é essencial seguir a orientação de professores capacitados para a atividade escolhida. Alexandra ressalta que “as aulas com o TRX são indicadas para alunos com mais de 15 anos, com experiência motora anterior e adequado controle corporal”.

E lembre-se, recruta: a alimentação balanceada e a hidratação também contribuem para os bons resultados durante o treinamento.

*Alexandra Yamaguti é educadora física, pós-graduada em treinamento desportivo e professora da Companhia Athletica Anália Franco.

Assunto:Família

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