Bem Estar Animal

O que é bem-estar animal?
Bem-estar animal é o conceito que abrange um conjunto de boas práticas que objetivam garantir aos animais uma vida pautada nos princípios do bem-estar animal:
Princípios | Critérios |
---|---|
Boa nutrição | 1. Os animais não devem sofrer com fome prolongada 2. Os animais não devem sofrer sede prolongada |
Boas instalações | 3. Os animais devem ter conforto, sobretudo nos locais de descanso 4. Os animais devem estar em um bom ambiente térmico 5. Os animais devem ser capazes de se moverem livremente |
Boa saúde | 6. Os animais não devem apresentar ferimentos 7. os animais devem estar livres de doenças 8. Os animais não devem sofrer dor induzida pelo manejo inadequado |
Comportamento apropriado | 9. Os animais devem ter oportunidade para expressar seus comportamentos sociais naturais 10. os animais devem ser capazes de expressar outros comportamentos desejáveis, tais como exploração e jogos 11. Boas interações entre os seres humanos e os animais são positivas para o bem-estar dos animais 12. os animais não devem experimentar emoções negativas como medo, angústia, frustração ou apatia |
Como a Nestlé se preocupa com o bem-estar dos animais pertencentes às fazendas fornecedoras de leite?
Pioneira no assunto no Brasil, a Nestlé sempre trabalhou o tema em sua base de fornecedores, implementando essas práticas a campo através do que chamamos de Programa de Boas Práticas de Fazenda (BPF).
O BPF, era um guia que comtemplava em seus pilares orientações sobre diversos temas como instalações, identificação animal, protocolos de tratamento para animais doentes, uso racional de medicamentos para a produção de um leite seguro e livre de contaminantes, controle de pragas e roedores, manejo nutricional, melhoramento genético, entre outros assuntos importantes para que o fornecedor pudesse ser mais eficiente e a sua produção fosse mais sustentável.
Ano a ano a Nestlé vem trabalhando tais assuntos, sempre com o intuito de praticar em sua base de fornecedores a melhoria contínua. Logo, com o tema bem-estar animal não poderia ter sido diferente.
O assunto bem-estar animal, dentro dos programas de boas práticas sofreu uma evolução constante e passamos a falar não somente da importância de instalações adequadas, tratamento de animais doentes, manejo nutricional, mas também sobre o uso de anestésicos até mesmo em procedimentos minimamente invasivos e cirúrgicos, uso de sêmen sexado de fêmeas e transferência de embriões, também sexados de fêmea, o que tem como intuito a redução no nascimento de machos, além do melhoramento genético desses animais.
Através de parcerias com especialista no assunto, passamos a realizar dias de campo com o objetivo de:
-
Difundir a importância do bem-estar animal de forma massiva, objetivando o treinamento e a qualificação de nossos produtores e técnicos de campo.
-
Os técnicos de campo são profissionais capacitados para ensinar e orientar os colaboradores das fazendas que atendem, replicando o conhecimento adquirido nos treinamentos.
-
Nosso time Milk Sourcing é frequentemente atualizado sobre os principais assuntos, seja através de cursos práticos a campo ou treinamentos
online.
Devido a COVID-19 e respeitando as regras de segurança, a Nestlé conta com o um canal de comunicação no YouTube trazendo informações sobre diversos temas técnicos através do Canal Leiteria. Trazendo conteúdos atualizados e lives com espealistas sobre os temas abordados, relembramos com frequência sobre a importância da temática bem-estar animal na cadeia produtiva.
Semestralmente nossos fornecedores têm sido auditados por uma terceira parte para que todos os pontos sejam averiguados.
Diante de uma não conformidade o fornecedor perderá a bonificação do programa de boas práticas.
Um leite com maior qualidade
Se preocupar com bem-estar animal vai muito além de trabalhar a campo com nossos fornecedores. Para a Nestlé, a preocupação com a qualidade de vida animal e humana existe também através da realização de uma compra de leite responsável (Responsible Sourcing).
Com essa premissa, buscamos no campo leite de fazendas que também se preocupam com nossos valores.
O nosso objetivo é criar nas fazendas condições que permitam aos animais ter conforto térmico, expressar seus comportamentos naturais, com acesso livre e fácil à água limpa e a uma dieta total balanceada de acordo com a sua categoria e demanda energética diária.
Temos cerca de 35 mil vacas em lactação vivendo em ambientes de produção que garantem essas condições aos animais, produzindo de forma eficiente, economicamente e ambientalmente sustentável e ainda preocupando-se com o bem-estar dos animais e pessoas envolvidos nesse sistema.
A Nestlé e seus parceiros entendem que animais que vivem em sistemas de produção que garantem o bem-estar aos animais, serão animais mais saudáveis e longevos, produzindo um leite com maior qualidade.
A minha visão é a de que bem-estar deve ser garantido em todas as fases de vida do animal. Oferecer um ambiente mais tranquilo e prazeroso não só para os animais, mas também para os nossos colaboradores, nos permite ter em nossa fazenda animais mais saudáveis e dóceis, evitando acidentes e possibilitando que o animal possa expressar todo o seu potencial genético.
A ciência do bem-estar animal veio para nos mostrar um universo de possibilidades dentro da produção animal, já que a nossa responsabilidade aumenta, uma vez que os bovinos leiteiros são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir. Diante disso, os resultados científicos nos mostram que tudo tem um modo adequado de como fazer, e que quando respeitado, reflete positivamente no grau de bem-estar dos animais e consequentemente na produtividade. Acompanhando de perto o trabalho da Nestlé no Brasil, posso dizer que o seu pioneirismo na introdução das boas práticas de manejo nas fazendas leiteiras serviu como uma vitrine tecnológica e validou na prática conceitos antes que eram tratados apenas como teoria, tais como a redução no uso de ocitocina, mochação de bezerros com a utilização de anestesia e analgesia, por exemplo. Ações de manejo que passaram a fazer parte do cotidiano dos fornecedores, após uma longa campanha de sensibilização e capacitação de equipes em todo o território nacional. Uma contribuição única na promoção do bem-estar animal na cadeia produtiva do leite.