Quer tenha anos de experiência de trabalho ou tenha acabado de se licenciar, existe uma oportunidade de emprego para si na Nestlé. Procure empregos aqui.
O bom alimento tem poder para regenerar a natureza
Agricultura regenerativa para reduzir as emissões de CO2
A agricultura regenerativa é um dos principais meios para garantir uma produção responsável. Ela consiste na adoção de técnicas agrícolas mais sustentáveis para proteger os recursos naturais como o solo, água e a biodiversidade, reduzir as emissões de CO2 e trazer benefícios diretos para natureza, sociedade e produtores. Por isso, investimos em projetos de agricultura regenerativa. Hoje, são 6 mil produtores nos programas de boas práticas, que recebem capacitação técnica e benefícios pela matéria-prima sustentável produzida.
Agricultura regenerativa: como funciona
É possível produzir muitos alimentos e ao mesmo tempo recuperar os solos através de uma agricultura regenerativa que trabalha em quatro pilares:
-
Solo Adotar práticas que protegem a saúde do solo. -
Biodiversidade Aumentar a diversidade de animais e plantas. -
Água Melhorar as técnicas de irrigação e reuso da água. -
Bem-estar animal Ações para garantir o bem-estar dos animais nas fazendas.
6.000
20
%
Leite: amigo da Natureza
Sabemos da importância do leite no desenvolvimento humano e social, mas a sua produção deve ser não apenas nutritiva, mas também amiga do meio ambiente. Por isso criamos o “Nature por Ninho”, um programa dedicado a valorizar e recompensar os produtores que estão comprometidos em fornecer um leite cada vez mais sustentável e regenerativo.
Como funciona?
Os produtores são avaliados em uma série de critérios como a qualidade do leite, o bem-estar animal, a gestão hídrica, respeito às pessoas e cuidados com o solo.
Com base em suas práticas sustentáveis e agricultura regenerativa, as fazendas são classificadas em três categorias: Ouro, Prata ou Bronze, e recebem uma remuneração diferenciada. Todas as fazendas que fazem parte do programa são auditadas anualmente por uma empresa terceirizada.
Para apoiar essa transformação e garantir melhores resultados, a Nestlé criou o Canal Leiteria. Por meio desse aplicativo, os produtores têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades com a orientação de profissionais, como especialistas da Embrapa e outras instituições de renome. Juntos, estamos construindo um futuro mais sustentável na pecuária de leite.
NINHO® leva a sério a agricultura regenerativa – e acredita que a diferença vem das fazendas. A marca trabalha com os fazendeiros em três pilares: cuidados com o solo, redução do uso da água e bem-estar animal.
Impacto do projeto Nature por Ninho
|
Café: cultivado com respeito
O brasileiro é apaixonado por café – e nós também. Por isso criamos aqui em 2011 o “Cultivado com Respeito”, o maior programa de sustentabilidade na cafeicultura do mundo.
O programa tem um sabor diferenciado. Nosso objetivo é ajudar os produtores a melhorar a qualidade tanto do café, quanto da vida dos seus trabalhadores, assim como reduzir os impactos no meio ambiente. Com isso, ganhamos todos: você, a Nestlé e os fazendeiros, que têm um bônus pelo café sustentável e de melhor qualidade.
Para apoiar a cadeia do café, trabalhamos com três pilares:
Gente: Contamos com sistemas independentes de certificação contra violações trabalhistas, aos direitos humanos e ao meio ambiente para atestar 100% das famílias que fornecem grãos à Nescafé. Assim, tornamos o campo mais frutífero e feliz.
Natureza: Nos comprometemos com a recuperação do solo, a boa gestão da água, o aumento da biodiversidade e a agricultura regenerativa –pelo menos uma prática e aplicada em 100% de nossos produtores.
Conhecimento: Promovemos formação de qualidade e transmissão de aprendizagem e fundamentos para que as fazendas sejam mais eficientes; e os cafeicultores, mais apaixonados.
100
%
1.500
fazendas
NESCAFÉ® Origens do Brasil nos enche de orgulho e de energia. Não só pela máxima qualidade, mas por ser a primeira marca de café do Brasil com certificação de carbono neutro.
Atuamos na cadeia produtiva de ponta a ponta, a fim de diminuir nossas emissões de gases do efeito estufa e compensar os poluentes. Nossas fazendas seguem os princípios da agricultura regenerativa e emitem oito vezes menos carbono do que a média das fazendas de café no país.
Além disso, você sabia que a cada unidade vendida de NESCAFÉ® Origens do Brasil, a SOS Mata Atlântica planta uma árvore por você? É a maior iniciativa da história da ONG para recuperação desse bioma. Ao tomar uma xícara de NESCAFÉ® Origens do Brasil, você não só saboreia um café especial brasileiro 100% sustentável, como faz parte dessa transformação.
1.5
milhão
30
%
O que é carbono neutro?
Cacau: responsável e rastreável
Seja ele em barra, em pó, recheado, ao leite ou amargo, o chocolate tem o poder de deixar qualquer momento especial. Se for Nestlé, além de delicioso, esse momento também é responsável.
Isso porque o chocolate responsável começa pelo cacau em sua origem. Desde 2010, a Nestlé criou o Nestlé Cocoa Plan, o maior programa de sustentabilidade para cacau no Brasil com o objetivo de alcançar 100% de cacau sustentável até 2025. São mais de 4 mil fazendas parceiras.
Hoje, todo o cacau usado na produção dos chocolates Kit Kat, Alpino, Talento, Choco Trio, Prestígio, Baton, Chocolate em pó Dois Frades e biscoitos Passatempo e Negresco vem do programa Nestlé Cocoa Plan.
O programa trabalha em três pilares: boas práticas agrícolas nos cultivos de cacau, boas condições de vida para todas as pessoas envolvidas na cadeia produtiva e produção de cacau de qualidade. E conta com dois aliados tecnológicos importantes:
- Ferramenta de geomonitoramento socioambiental para garantir que não haja desmatamento nas áreas contempladas no programa;
- Desenvolvemos o assistente virtual Theo, via chatbot, para suporte constante aos cacauicultores. Trata-se de uma iniciativa inédita para os agricultores, respondendo as dúvidas diretamente pelo WhatsApp, de forma interativa, dinâmica e gratuita.
O selo Cocoa Plan
Operamos de forma sustentável em todas as nossas fábricas
Sustentabilidade é coisa séria para a Nestlé. E por isso todas as nossas fábricas operam de forma sustentável. E isso vai além de ter energia elétrica renovável em 100% de nossas operações.
1. Sabia que a fábrica da NESCAFÉ® Dolce Gusto, em Montes Claros (MG), é a primeira no mundo com certificado de Impacto Ambiental Neutro em todas as etapas industriais?
2. As fábricas leiteiras de Caçapava, Goiânia, Ibiá e Ituiutaba utilizam em sua produção água de reuso que é extraída do próprio processo de secagem, do leite em pó.
3. Todas as nossas fábricas são “Zero Descarte de Resíduos para Aterro”, isso significa que todos os resíduos das indústrias são enviados para algum tipo de reaproveitamento. Aqui nada se perde.
4. Se seu olho brilha quando você vê um KitKat ou uma caixa de bombom Garoto, acredite, essa luz veio do sol. A linha de KitKat produzida em Caçapava e a montagem das caixas de bombom Garoto em Vila Velha são iluminadas por energia solar.
5. E nossa preocupação também vai além: para garantir o cuidado com o meio ambiente até a entrega, a Nestlé iniciou os testes com veículos elétricos e movidos a gás natural (GNV), que poluem 15% menos do que os comuns.
100
%
100
%
100
%
45
Fomentar a conscientização sobre desperdício e reciclagem
Na Nestlé, acreditamos que só conseguiremos nutrir as pessoas, se respeitarmos o meio ambiente. Com isso em mente, apostamos em programas de conscientização, parcerias estratégicas e investimentos em tecnologias e materiais que contribuam para reduzir o desperdício e estimular a reciclagem.
O papel das embalagens
Assumimos o compromisso de reciclar o equivalente a todo o plástico colocado no mercado, reduzir 1/3 do uso de plástico virgem e tornar 100% das nossas embalagens prontas para serem recicladas ou reutilizadas. Ainda há muito a ser feito, mas estamos com a mão na massa.
1.
Somos a maior recicladora de cápsulas de café do Brasil com mais de 300 pontos de coletas espalhadas pelo país
2.
As embalagens de todos os iogurtes Nestlé são feitas com plástico reciclado.
3.
Nossas bebidas prontas não têm mais tampa plástica e são feitas com 50% de plástico reciclado.
4.
Só usamos canudos de papel, o equivalente a menos 300 milhões de canudos de plástico ao ano.
5.
Retiramos o plástico que envolvia a caixa de bombons especialidades, economizando 450 toneladas de plástico por ano.
100
%
-
300
milhões
8
mil
450
toneladas
Desperdício e zero resíduos
O acesso à alimentação adequada é um direito que deve ser assegurado a todos os cidadãos. E uma empresa de alimentos não pode ficar de braços cruzados diante da fome e do desperdício de comida e de recursos naturais.
Por isso, nos unimos a diferentes iniciativas para reduzir o desperdício e distribuir alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar. Somos parceiros de iniciativas como a Mesa Brasil, a ONG Banco de Alimentos e o movimento Todos à Mesa.
Circularidade
Tudo que vai, volta… Essa é a lógica por trás da circularidade. E é isso que tentamos fazer, constantemente repensando nossa produção. A ideia é sempre usar menos recursos, aproveitar os materiais pelo máximo de tempo possível, reciclá-los, reutilizá-los e gerar menos impacto ambiental negativo.
Na Nestlé, trabalhamos a circularidade em 5 pilares:
Menos uso de embalagem | Embalagens menores | Sistemas melhores | ||
1. Reduzir Reduzir o uso de material de embalagem de plástico. |
2. Reusar Pensar em sistemas reutilizáveis e refil para eliminar a necessidade de embalagens descartáveis. |
3. Redesenhar Ser pioneiro em materiais de embalagens alternativos para facilitar a reciclagem. |
4. Reciclar Apoiar uma infraestrutura que ajuda a construir um futuro sem desperdícios. |
5. Repensar comportamentos Estimular comportamentos internos, de parceiros e consumidores. |
Circularidade em ação
Nossos cafés são sustentáveis do início ao fim. Quando você escolhe uma xícara de Dolce Gusto ou de Nespresso, o cuidado com o seu cafezinho não começa ao ligar a cafeteira, nem termina no último gole.
A Nestlé cuidou de todo o processo. Por meio da tecnologia de alta precisão das nossas máquinas, o consumo de água, café e energia acontece na medida certa – menos desperdício na sua casa.
As cafeteiras antigas são reformadas e revendidas.
As cápsulas são recicladas e podem ser reaproveitadas. E até a borra de café que fica nas cápsulas se transforma em adubo para o cultivo de alimentos.